Fui franqueado da V4 Company de Janeiro de 2021 até Julho de 2022 e, como desde o início muitos amigos do mercado têm me perguntando se vale a pena ou não, decidi documentar a minha perspectiva sobre todo o processo.
E a resposta curta é: sim, se você tem o investimento necessário (aproximadamente R$ 100.000) e disposição para aprender. Se este não é o seu caso, eu sinceramente recomendo começar fazendo a formação oficial de Growth Marketing da V4.
Além da experiência prática, você vai provavelmente ser contratado por uma franquia e em alguns anos, ter o investimento necessário para abrir a sua própria franquia.
Para saber por que eu não sou mais franqueado, recomendo que você também leia esse manual de como ter sucesso como franqueado da V4.
Por já ter a minha empresa desde 2016 e desde sempre ter adotado um posicionamento muito parecido com a V4 Company (compromisso com as vendas, decisões sempre com base em dados e expertise especial em tráfego pago) eu sinceramente acredito que sou um ponto fora da curva em relação ao público que geralmente escolhe adquirir as franquias.
Por isso, absorva a minha perspectiva mas não a tome como verdade. Por já entrar para a V4 Company com uma bagagem técnica, minha curva de aprendizagem (e consequentemente evolução na rede) foi muito mais rápida do que seria se eu fosse completamente leigo no Marketing Digital.
Por que eu decidi me tornar franqueado da V4 Company?
Tenho a minha empresa de consultoria/assessoria de Marketing Digital desde 2016. Sempre ofereci os meus serviços seguindo um posicionamento muito parecido com o que a V4, com foco total em aumentar as vendas dos clientes independente do que seja necessário fazer (ao contrário de vender pacotes de serviços como é o caso das agências).
Esse alinhamento de valores foi um grande motivador para eu tomar a decisão de me tornar franqueado. Afinal, eu teria que mudar poucos aspectos da minha operação no dia a dia, não teria tanto impacto na cultura do time e, no fim das contas, eu poderia continuar aplicando minha expertise sem necessariamente precisar “aprender tudo de novo”.
Além disso, a velocidade do retorno do investimento e baixo risco que essa decisão envolvia foram fatores importantíssimos.
Na época (Setembro de 2020) o investimento mínimo para se tornar um franqueado era de R$ 20.000 – bem abaixo do que é atualmente – e a V4 Company garantia o primeiro cliente com um valor de serviço mensal de pelo menos a R$ 2.500.
Se eu mantivesse esse primeiro cliente por pelo menos 10 meses, meu investimento já estava pago.
Isso, é claro, considerando o pior cenário possível, no qual eu só receberia um cliente, o que já adianto que não foi o caso: meu retorno do investimento chegou no quarto mês de operação: três clientes enviados pela matriz que totalizavam um fee de R$ 10.000 e dois clientes adquiridos por mim que totalizaram um fee de uma R$ 20.000.
E sobre o risco, se eu não gostasse da V4 Company por qualquer motivo, eu já tinha minha carteira de clientes e na prática a minha situação não iria mudar em nada.
Outra vantagem que vale a pena citar, e hoje eu vejo como o maior benefício de todo esse processo, é fazer parte de um ecossistema onde jovens de todos os cantos do Brasil estão construindo uma empresa bilionária.
A V4 Company cumpre o que promete?
Sim, inclusive a promessa de que você vai precisar trabalhar duro e alcançar a excelência da operação para ter sucesso como franqueado.
Tudo o que foi passado nas conversas com os vendedores e no onboarding foi entregue, inclusive o lado que nem sempre fica claro para todo mundo: o lado do trabalho duro, do compromisso com os resultados e da honestidade intelectual que requer trabalhar em um meio tão competitivo e de rápida transformação.
Quer dizer que eu concordo com tudo que a V4 Company? Claro que não.
A V4 é uma empresa, e não uma religião. Eu discordo com vários processos internos e também como alguns assuntos são conduzidos, mas acredito que isso faz parte do processo da construção de uma história. Ficar reclamando aos quatro ventos não vai me levar a lugar nenhum e ainda me coloca numa posição de arrogância.
Afinal, os caras construíram um modelo de negócio super inovador no segmento do Marketing Digital e estão caminhando com sucesso rumo a um IPO de bilhões de reais. Quem sou eu para bater no peito e dizer o que eles estão fazendo errado?
A franquia da V4 Company é para você?
Se você tem consciência de que mesmo com todo o apoio da matriz você vai precisar trabalhar muito e encarar a sua unidade como uma empresa, e não uma mais uma filial totalmente dependente da matriz, ser franqueado da V4 Company pode ser uma ótima oportunidade para você empreender e aumentar as suas chances de sucesso no Marketing Digital.
Obviamente, vale considerar o investimento financeiro e de tempo que você vai precisar fazer, pesando muito bem com a sua expectativa de retorno.
Mas no geral, considero um investimento de ótimo custo-benefício.
Gosto de ver a V4 Company hoje como um foguete que está começando a sair do chão. Se você tiver o investimento mínimo necessário, ainda dá tempo de pegar um bom lugar e colher frutos no futuro.
Pode ser que um dia esse foguete já esteja muito alto para você entrar.
Gostou? Leia também o texto que escrevi sobre como ter sucesso com uma franquia da V4 Company.