A ligação sigma é a ligação mais forte e é formada pelo compartilhamento direto de elétrons entre átomos. Já a ligação pi é mais fraca, formada pela superposição lateral de orbitais p. Compreender essas ligações é crucial para avançar no estudo de reações químicas e mecanismos em Química Orgânica.
Uma ligação π é mais fraca que uma ligação σ. Quanto maior a densidade de elétrons na região de sobreposição dos orbitais, mais forte a ligação. Quanto maior o caráter s, mais curta e mais forte a ligação. Quanto maior o caráter s, maior é o ângulo de ligação.
A ligação sigma se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação simples, uma ligação dupla ou uma ligação tripla. A ligação pi se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação dupla ou uma tripla. As ligações pi são dependentes das ligações sigma.
#2 - Conceitos básicos de química orgânica - Ligação sigma e pi
Qual ligação é mais forte, iônica ou covalente?
Nesse sentido, as ligações químicas são as principais representações de forças dentro dos compostos. Seja por meio de interações iônicas, metálicas ou covalentes. A mais forte dessas são as ligações do tipo iônica. Pela interação elétrica entre os átomos, os compostos são formados.
Os compostos iônicos são formados pelas ligações iônicas, as moléculas são formadas pelas ligações covalentes e os metais são formados pelas ligações metálicas. Elas também diferem quanto à força: a ligação metálica é mais forte, sendo sucedida pela ligação iônica e então a covalente.
A ligação sigma é uma ligação covalente em que o orbital de um átomo penetra o orbital de outro átomo em um mesmo eixo. Ligação sigma é o nome dado à interpenetração (junção) de dois orbitais (regiões com maior probabilidade de se encontrar um elétron) atômicos incompletos no mesmo eixo.
Quantas são as camadas que um átomo possui em sua eletrosfera?
Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
Como a ligação dupla "carbono-carbono" é mais forte do que uma ligação simples "carbono-carbono", é preciso mais energia para quebrar a ligação dupla. E é por isso que a ligação dupla "carbono-carbono" tem uma entalpia de ligação muito mais alta.
O cloro possui dois elétrons não ligantes (dos seus sete elétrons de valência), que formam uma nuvem; O cloro possui seis nuvens e, por isso, geometria octaédrica e hibridização sp3d2.
Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples entre os átomos de carbono. Essas ligações são denominadas sigma (σ). Dizemos que o carbono presente nesta cadeia é saturado, pois apresenta quatro ligações simples. Cadeia Insaturada: quando apresenta pelo menos uma ligação dupla (=) ou então uma tripla (≡).
As três forças intermoleculares conhecidas são: dipolo induzido – dipolo induzido, dipolo permanente – dipolo permanente e ligação de hidrogênio. Entre elas, a ligação de hidrogênio é a mais forte.
Esses elétrons não estão ligados a um único átomo específico, mas se deslocam livremente por toda a estrutura metálica, criando uma ligação forte e coesa entre os átomos.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
No caso da molécula CH4, embora suas ligações interatômicas sejam polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, a molécula é apolar, pois apresenta geometria tetraédrica, sendo todos os átomos ao redor do C idênticos.