A palavra mãezinha tem acento tónico na sílaba -zi-. Trata-se, por isso, de uma palavra grave ou paroxítona. O facto de a palavra ser acentuada com til na primeira sílaba (em mãe-) poderia levar a pensar que esta é a sílaba tónica.
O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca. Repita as palavras e teste: anã, camarão, mãos, põe, balões, compõem.
É evidente que o substantivo mãe não tem aumentativo nem diminutivo no sentido de tamanho. Mas é vulgar empregar na linguagem familiar o sufixo diminutivo -inho/a para significar carinho, amor, como tantas vezes ouvimos em filhinho, paizinho, etc. E tantas vezes na palavra mãezinha – ora aqui está o diminutivo de mãe.
Já os diminutivos dos substantivos acentuados perdem o respectivo acento gráfico na formação do diminutivo. Por isso, café faz cafezinho; pé faz pezinho; chaminé faz chaminezinha, e boné faz bonezinho ou bonezito.
O til não é um acento, mas apenas um sinal diacrítico, usado para indicar a nasalização da vogal. Quando, por meio do sufixo “-mente” ou de qualquer outro sufixo iniciado pela letra “z”, formar-se uma palavra derivada a partir de uma primitiva em que exista o til, este deverá ser mantido.
❤️Mãe substantivo feminino (Mãe, mamãe, manhê ,o mãeeeee) Sinônimo de amor genuíno e incondicional, quem acolhe, protege e orienta com carinho e sabedoria.
Explico: com o sufixo -inho, conserva-se “a” ou “o” final da palavra. Por isso, um poema, um poeminha; uma moto, uma motinho; um samba, um sambinha; uma foto, uma fotinho. Com o sufixo -zinho, o caminho será da natural concordância: um poemazinho, uma fotozinha, uma motozinha.
Mãe, mamãe, mãezinha… Não é incomum que termos que usamos para nos referir às nossas mães sejam usados por profissionais de saúde para se referirem a gestantes, puérperas e mulheres acompanhando seus filhos.
O aumentativo de pão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Gostaria de saber o aumentativo de pão. Agradeço a atenção. Não tem aumentativo normal, mas jocosamente poderá diz-se pãozão.