▶ "Tou" (Brasil) e "tô" (Portugal) são formas abreviadas da palavra "estou" e devem ser usadas apenas em linguagem falada, em contextos informais. . Exemplos: • Não tô nem aí! Não tou nem aí! Tô indo!
A forma aferética da primeira pessoa do singular do presente do indicativo (tou) pode também ser transcrita informalmente como tô, dado ser uma grafia mais económica que reproduz o mesmo som.
Eu estou bem significa que você é uma boa pessoa. Claro, se for dito no contexto de uma discussão sobre moralidade, mas não se for em resposta a uma pergunta sobre o bem-estar de alguém.
presente do indicativo (tou) pode também ser transcrita informalmente como tô, dado ser uma grafia mais económica que reproduz o mesmo som. anteriores e não deverá ser usada porque não respeita as regras de acentuação do português.
O “to” é normalmente usado para indicar direção, destino ou objetivo. Em “I'm going to school.” e em “He went to the park.”, por exemplo, o “to” indica para onde as pessoas estão se dirigindo, mostrando o destino ou a direção.
"Tô" é uma redução da forma verbal "estou", e costuma ser empregada em situações informais de comunicação, como conversas entre parentes e amigos, etc. Outra forma de grafar esse verbo é "tou". Nesse caso, a forma com acento é a correta, pois se trata de um monossílabo tônico.
Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.
1 Pedir, rogar ou solicitar com instância a; solicitar com insistência: “Instou com a mulher que lhe confessasse tudo, porque tudo lhe perdoaria” ( MA3 ) .
Qual a diferança de utilização de "dar" e "dá"? Dar é o verbo no infinitivo, enquanto dá é a 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. De resto, o que posso fazer para mostrar a diferença de utilização é dar-lhe exemplos de frases em que estejam inseridas uma ou outra forma.
A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano. A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente.
Em contextos mais técnicos é geralmente evitado o uso de "GMT". UTC é uma variante do tempo universal (universal time, UT) e o seu modificador C (para coordenado) foi incluído para enfatizar que é uma variante de UT.
Você tem que usar o acento sempre com oxítonas terminadas em "a", "e" e "o". Então, você não pode escrever "to" sem o acento. Tem que ter o circunflexo "tô" ou o agudo "tó".