De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
Ela traz mais sensibilidade, felicidade e acalento para a vida de muita gente que precisa, que sofre e que vê na arte uma verdadeira forma de alívio para as dores do cotidiano. Mas além disso, a arte pode mudar a vida de alguém com uma revolução completa, impedindo desgraças pessoais e até mesmo vícios.
A arte, em todas as suas formas de expressão, nos ajuda a elaborar o pensamento, a construir e atualizar os significados dos objetos e dos sentimentos, exercita a nossa imaginação e nos coloca continuamente a importância da nossa história e memória para viver em sociedade.
Somos seres relacionáveis, por isso a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações. Com a arte a cultura se constrói, elas estão completamente interligadas.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
A arte pode servir para comunicar ideias, expressar emoções, questionar normas sociais, e muito mais. Conhecer essas funções ajuda a entender a influência e o impacto da arte em nossa sociedade e em nossas vidas individuais.
Há no homem uma grande necessidade de se expressar, desde a era pré-histórica. A arte permite que emoções e sentimentos venham à tona, sendo este o seu papel na formação da sociedade: dar o sustento que ela necessita, ao garantir que a vida tenha significado.
A arte é o meio que os homens têm ao seu dispor para discutir e comentar a realidade, pois o objetivo do artista é criar uma obra que consiga estimular o espectador a refletir sobre aspectos da realidade enquanto estimula os sentidos esteticamente.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
A arte ajuda a trabalhar os próprios sentimentos e também a nos tornar mais sensíveis às emoções dos outros, o que contribui para a nossa empatia. Ao desenvolver produções artísticas, o nosso olhar fica mais apurado para o que está ao nosso redor, para o significado de outras manifestações.
A arte também demonstrou ter papel importante na prevenção de doenças, promoção da saúde e gerenciamento e tratamento de doenças ao longo da vida, como aponta este relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2019.
A arte é uma forma de expressão humana que permite a comunicação de ideias, emoções e visões de mundo. Ela é uma parte fundamental da cultura e da história da humanidade e tem a capacidade de influenciar e transformar a sociedade.
“A arte desenvolve a inteligência e a percepção da imagem para todas as áreas. Retirar esse aprendizado como disciplina é prejudicial para o desenvolvimento e formação cultural e humana dos adolescentes. Também o aprendizado da arte é essencial para o desenvolvimento das crianças, desde pequeninas.
O trabalho com as artes visuais, o teatro, a dança e a música na escola favorece não apenas o desenvolvimento emocional e a percepção estética das crianças e adolescentes, mas também o avanço da aprendizagem nas outras disciplinas.
Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
A arte transforma o ser humano, principalmente em sua forma de comunicação, tanto consigo mesmo quanto com as pessoas e o mundo ao seu redor. Como resultado, as pessoas que entram em contato com essas manifestações e adicionam esse universo em sua vida, presenciam mudanças de hábitos e comportamentos.
Transpondo barreiras linguísticas, a arte tem a capacidade de comunicar sem palavras. Diferentes grupos e povos podem transmitir uma série de informações por meio da arte, criando uma conexão profunda e presente, que muitas vezes não é possível por meio apenas das palavras.
A arte é uma forma importante de expressão e criatividade que pode ter um papel significativo na vida das pessoas. A importância da arte na vida humana é porque ela pode ser uma fonte de prazer, inspiração e bem-estar, e pode ter um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar em geral.
Por meio da arte, é possível expressar qualquer sentimento ou representar qualquer situação. Ela, portanto, reflete as mais profundas (e, às vezes, obscuras) emoções humanas. A obra de arte também pode ser um instrumento de denúncia dos problemas de uma sociedade.