De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as artes são adequadas para ajudar a compreender e comunicar conceitos e emoções, estimulando todos os sentidos e até mesmo a capacidade de empatia. O que, segundo o órgão global, é especialmente benéfico para a saúde mental.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
A arte é uma forma de expressão humana que permite a comunicação de ideias, emoções e visões de mundo. Ela é uma parte fundamental da cultura e da história da humanidade e tem a capacidade de influenciar e transformar a sociedade.
Como a arte pode ajudar você a ajudar outras pessoas?
possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.
Como a ARTE pode ajudar na PSICOTERAPIA? | Psicólogo Diego Falco
O que a arte pode ajudar?
Por meio da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação para aprender a realidade do meio ambiente desenvolver a capacidade critica permitindo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada (BARBOSA, 2009, p.
Com base na educação, a arte realiza o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhora o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
"A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social."
A arte desempenha um papel vital no cotidiano urbano, transformando espaços públicos em áreas vibrantes e atraentes, promovendo a criatividade, inspirando pessoas e contribuindo para a identidade cultural e comunitária das novas gerações.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo. Mas a arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente (FISCHER, 1973, p. 20). Sabemos que o homem, assim como todos os seres vivos, possui necessidades básicas, tais como: alimentação, abrigo e segurança.
A arte é uma forma importante de expressão e criatividade que pode ter um papel significativo na vida das pessoas. A importância da arte na vida humana é porque ela pode ser uma fonte de prazer, inspiração e bem-estar, e pode ter um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar em geral.
Somos seres relacionáveis, por isso a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações. Com a arte a cultura se constrói, elas estão completamente interligadas.
A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia.
Os principais resultados indicam que a arte estimula funções cognitivas e psicológicas superiores, contribui para contextos educacionais e de saúde pública, além de contribuir para o bem-estar subjetivo.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
As artes são expressões individuais e coletivas que representam a cultura, visão e ideias de uma sociedade. Elas podem carregar, em si, conceitos de beleza, indignação social, representatividade de minorias, entre outras concepções defendidas por cada movimento ou artista.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
A arte transforma o ser humano, principalmente em sua forma de comunicação, tanto consigo mesmo quanto com as pessoas e o mundo ao seu redor. Como resultado, as pessoas que entram em contato com essas manifestações e adicionam esse universo em sua vida, presenciam mudanças de hábitos e comportamentos.
A arte tem o poder de inspirar, educar e conscientizar as pessoas sobre questões importantes, como a sustentabilidade. Ela pode ser uma ferramenta poderosa para promover mudanças positivas em nossa sociedade e no meio ambiente.
A arte ajuda a trabalhar os próprios sentimentos e também a nos tornar mais sensíveis às emoções dos outros, o que contribui para a nossa empatia. Ao desenvolver produções artísticas, o nosso olhar fica mais apurado para o que está ao nosso redor, para o significado de outras manifestações.
Por meio da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação para aprender a realidade do meio ambiente desenvolver a capacidade critica permitindo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada (BARBOSA, 2009, p. 21).