As baleias respiram por pulmões e podem ficar um grande período embaixo d'água. Nesses animais, o orifício respiratório, que está no topo da cabeça, possibilita a retirada do oxigênio atmosférico sem necessidade de elevar completamente a cabeça para fora d'água.
Quanto tempo a baleia fica debaixo d'água sem respirar?
A baleia-cachalote, por exemplo, pode ficar até uma hora e meia sem respirar. Depois disso, ela sobe depressa em busca de ar. Cada baleia e cada golfinho tem seu tempo de vir à tona, e isso é absolutamente fundamental para não se afogarem.
Em relação à respiração, esses mamíferos sobem à superfície frequentemente em intervalos de alguns segundos ou vários minutos, dependendo da espécie, com a finalidade de respirar, renovando o oxigênio dos pulmões.
Baleia Jubarte 🐳 Proteção do Meio Ambiente Marinho do Detetive Labrador 🔍 2 Horas 🎬 Compilação
Porque a baleia solta água pelas costas?
Esse buraco funciona como nosso nariz, ajudando elas a respirarem. Esse ar quente, ao encontrar o frio da atmosfera, condensa-se, criando uma nuvem de gotinhas de água. Para se ter uma ideia, esse 'borrifo' pode chegar até nove metros de altura, mas depende do tamanho do animal.
Quando os mamíferos marinhos dormem e nadam ao mesmo tempo, eles ficam em um estado semelhante a um cochilo. As baleias jovens e os golfinhos realmente descansam, comem e dormem enquanto sua mãe nada, rebocando-os em seu turbilhão. Nessas horas, a mãe também dorme em movimento.
Quando os cachalotes precisam de um cochilo, respiram fundo, mergulham cerca de 15 metros e se organizam em padrões verticais perfeitamente nivelados. Eles dormem profundamente e imóveis por até duas horas de cada vez entre as respirações, em grupos de 5 ou 6 baleias, provavelmente para proteção.
O número de dentes varia entre 36 e 60. Como curiosidade, o nome popular cachalote vem de cachalot, do francês antigo, que significa "dente grande". A fonte principal de alimento dos cachalotes são as lulas gigantes, que podem atingir 18 m de comprimento, e que vivem em grandes profundidades.
As baleias podem dormir em diferentes posições. Podem repousar alguns metros abaixo da superfície da água ou sobre a superfície da água. A última é chamada de "logging", porque neste estado a baleia assemelha-se a um tronco a flutuar.
Seus mergulhos podem chegar até 2.000 metros de profundidade, podendo ficar submersa por até 1 hora. Possui uma coloração escura uniforme, que vai do cinza ao marrom, com pele enrugada, principalmente na parte posterior do corpo.
A forma de ingestão de água pelos animais marinhos é semelhante à nossa: eles ingerem água ativamente, através da alimentação (água contida nos alimentos ingeridos) e passivamente quando abrem a boca para comer, por viverem rodeados de água. O produto final da digestão é a água.
Dentre as baleias-verdadeiras, os saltos parecem atuar como uma forma de controlar e remover ectoparasitas. Ou seja, a ação busca eliminar cracas e/ou piolhos-de-baleia que possam estar em seus corpos.
Sim, as baleias azuis têm pulmões enormes com uma capacidade de cerca de 5000 litros. No entanto, proporcionalmente ao seu tamanho corporal, as baleias têm pulmões mais pequenos do que os humanos.
As baleias são animais que se reproduzem por meio de fecundação interna, ou seja, o macho introduz o espermatozoide dentro do corpo da fêmea. O filhote desenvolve-se dentro do útero da fêmea, e o tempo de gestação varia de acordo com cada espécie, entretanto, a média é de onze a doze meses.
Após 11 meses de gestação, a baleia jubarte fêmea dá à luz um único filhote, que nasce aproximadamente com 4 metros de comprimento e pesa cerca de 1 tonelada.
Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.
O sistema urinário dos cetáceos é composto por rins ovais, alongados e multilobados, que produzem urina altamente concentrada, reduzindo assim a perda de água (Geraci 1986, Geraci & Lounsbury 1993a, 2005a).
usando apenas 7 por 100 do seu tempo para o descanso. de 7 a 15 minutos por dia. as baleias dormem com um lado do cérebro de cada vez. assim como os golfinhos. elas são animais setáceos e respiram pelos pulmões.
A explicação mais provável para esse comportamento seria o luto. “Elas estão velando os corpos”, diz Melissa Reggente, bióloga da Universidade de Milano-Bicocca na Itália e coautora de um estudo de 2016 sobre o assunto. “Elas estão estressadas e sofrendo. Sabem que algo está errado”.
O “esguicho” característico das baleias, a que damos o nome de borrifo, não é água jorrada para cima, mas sim ar quente expelido a grande velocidade quando o animal expira, e água vaporizada que se acumulou sobre seu orifício respiratório.
Outros animais marinhos, como golfinhos e baleias, nunca bebem água do oceano, mas acabam ingerindo um pouco durante a alimentação, mesmo sem querer. Como bebem menos água, os rins deles são menores do que os nossos e a urina é concentrada, ou seja, com mais sais minerais e menos líquidos.
“Elas não enxergam pelos olhos, mas sim pelo som. As baleias têm o sonar mais aprimorado que existe na natureza. Quando existe interferência sonora, ficam perdidas.” O biólogo acrescenta que as baleias-francas são também conhecidas como “mãezonas”: “A relação mãe-filhote é única. A mãe nunca sai de perto do filhote.