Um ambiente mais rico e diversificado é, de fato, também mais sustentável, garantindo vida e prosperidade para aqueles que o habitam, sejam eles humanos, animais ou plantas. A biodiversidade é fundamental para o funcionamento dos ecossistemas e para o bem-estar de todo o planeta.
A perda da biodiversidade pode desestabilizar ecossistemas, provocar surtos de doenças infecciosas e minar o desenvolvimento do progresso, nutrição, segurança e proteção de desastres naturais", disse a Dra Maria Neira, Diretora do Departamento de Saúde Pública, Ambiente e Determinantes Sociais da Saúde da Organização ...
Não é novidade que a vida humana depende diretamente da biodiversidade. É ela que fornece alimentos, água, medicamentos, além de ser a fonte de muitas outras facilidades para a vida nas sociedades contemporâneas. A biodiversidade tem um importante valor social, cultural e também econômico para os homens.
A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.
O uso excessivo de recursos naturais também é uma grande ameaça à biodiversidade. A caça e a pesca, por exemplo, são práticas responsáveis pela diminuição do número de indivíduos de várias espécies anualmente, bem como a retirada ilegal de madeira e a exploração de plantas, como o xaxim.
A biodiversidade, ou a variedade de todos os seres-vivos no nosso planeta, tem decrescido a um ritmo alarmante nos últimos anos, principalmente devido às atividades humanas que desencadeiam mudanças na utilização dos solos, poluição e alterações climáticas.
A biodiversidade enfrenta diversas ameaças que colocam em risco sua sustentabilidade e a sobrevivência de inúmeras espécies. Entre as principais ameaças, destacam-se a destruição de habitats devido à conversão de áreas naturais para atividades agrícolas, urbanização e desmatamento.
Infelizmente, a biodiversidade está em crise devido a vários fatores, muitos deles relacionados às atividades humanas, como o desmatamento, a poluição, o aquecimento global, a destruição do habitat e a exploração excessiva dos recursos naturais.
Quais as principais ameaças à biodiversidade? A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.
Como a vida humana impacta negativamente a biodiversidade?
A poluição do solo e as alterações em seus usos devido a atividades como o desmatamento das florestas impactam de forma negativa nos ecossistemas e nas espécies que os compõem.
O que aconteceria se não existisse a biodiversidade?
Indo direto ao ponto: a redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas estão diante de um futuro em que os estoques de alimentos serão mais vulneráveis a pragas e doenças e a oferta de água doce será irregular ou escassa. Para os seres humanos, isso é preocupante.
A biodiversidade nos proporciona o ar, o alimento, a energia e os materiais necessários para a vida humana. É ela a maior responsável pela nossa sobrevivência.
A perda e a ameaça à biodiversidade ameaçam também funções ecológicas essenciais como, por exemplo, a polinização para produção de alimentos, o que impacta na nossa capacidade de produzir alimentos, madeira, fontes de energia, medicamentos e oportunidades para uma vida em contato com a natureza.
Como os seres humanos causam perda da biodiversidade?
Em geral, o crescimento populacional e o nosso consumo são os motivos para essa enorme perda. Em termos específicos, a destruição do habitat e o comércio da fauna silvestre são as principais causas da queda da população das espécies.
O que pode acontecer com a biodiversidade no futuro?
Rodada no mais poderoso supercomputador europeu, a ferramenta estima que cerca de 10% das espécies de animais e plantas devem desaparecer até 2050 e que o número de extinções pode chegar a 27% em 2100.
As ameaças aos ecossistemas estão relacionadas principalmente à atividade humana, como o desmatamento ou a poluição. O Dia Internacional da Biodiversidade destaca esses perigos. A poluição dos ecossistemas pode alterar negativamente a biodiversidade.
A biodiversidade apresenta também um papel importante para o homem, uma vez que a utilizamos como fonte de alimento, de energia e como matéria-prima para a construção de vários objetos, como a fabricação de roupas, medicamentos, cosméticos e vários outros produtos.
Quais as consequências da perda da biodiversidade?
Vulnerabilidade a desastres naturais: Ecossistemas degradados diminuem a proteção contra tempestades e inundações, aumentando a suscetibilidade a desastres e mudanças climáticas. Ameaça à humanidade: A perda de biodiversidade afeta diretamente a segurança e o bem-estar da humanidade.
Nesse sentido, as principais ameaças humanas à biodiversidade são: perda e transformação de habitats, exploração direta de espécies, mudanças climáticas, poluição e invasão de espécies exóticas.
De acordo com estudos e relatórios Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB, as cinco principais causas da redução da biodiversidade são: mudanças no meio ambiente, poluição, Page 4 RETEC, Ourinhos, v. 13, n. 1, p. 28-35, jan./jun., 2020 32 mudanças climáticas, exploração exagerada dos recursos naturais e invasão de ...
Onde a biodiversidade está mais ameaçada no planeta?
Considerando a porcentagem de vegetação original destruída, a bacia do mar Mediterrâneo é a região mais agonizante do planeta: apenas 4,7% da área original segue intacta e 32 espécies de animais endêmicas (que só existem no próprio lugar) estão ameaçadas de extinção.
Diversidade Biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta. Refere-se à variedade dos reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, assim como a populações e comunidades específicas, incluindo toda a fauna e flora terrestres.
Quais são as ações humanas que prejudicam a biodiversidade?
As principais causas são a caça e a pesca, destruição de habitats naturais, poluição e mudanças climáticas. A poluição é um dos principais pilares da destruição de habitats naturais, devido ao descarte inadequado de lixos em matas, rios, lagoas e mares.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todos os animais, plantas e microrganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre essas diferentes espécies que torna nosso planeta tão especial.