Na China, os nomes comuns para se referir ao país incluem Zhōngguó (chinês simplificado: 中国, lit. 'O(s) Estado(s) do Centro') e Zhonghua (chinês simplificado: 中华), embora o nome oficial do país tenha sido alterado inúmeras vezes por sucessivas dinastias e governos modernos.
China em chinês é 中国 que se lê Zhōng guó e significa “Império do Meio”. Os chineses (como muitos) consideravam que estavam no centro do mundo, por isso esse nome.
Devido à ambiguidade atual no uso do termo "China", às vezes se usa a expressão Grande China (Dà Zhōnghuá, 大中华 / 大中華, en chinês), para se referir ao conjunto da China continental, Taiwan (República da China), Hong Kong e Macau. Na língua chinesa, o país era antigamente denominado mediante o nome da dinastia governante.
Em tempos antigos, a China também foi chamada de Huaxia, que significava China florescente e gloriosa. Também é possível se referir à China como Shenzhou (Terra Divina), Jiuzhou (Nove Divisões Administrativas) ou Zhougyuan (Planícies Centrais).
É oficialmente chamada República Popular da China e é considerada uma das mais antigas civilizações do mundo. O país é o terceiro maior do mundo quando o assunto é extensão territorial (área terrestre) e também o mais populoso.
A República Popular da China, que compreende a China continental, a ilha de Hainan e algumas ilhas do Mar da China Meridional, é uma república socialista dirigida por um único partido, o Partido Comunista da China.
Na China, os nomes comuns para se referir ao país incluem Zhōngguó (chinês simplificado: 中国, lit. 'O(s) Estado(s) do Centro') e Zhonghua (chinês simplificado: 中华), embora o nome oficial do país tenha sido alterado inúmeras vezes por sucessivas dinastias e governos modernos.
Chinês: de China, como pareceu soar aos ouvidos dos mercadores venezianos, que pronunciavam Cina, ao ouvir de navegadores árabes que as mercadorias tinham vindo de Cin, ligado ao grego Síno, pelo latim medieval Sina, nome pelo qual era conhecido o território que os chineses denominavam Zhongghuó, terra central.
Os chineses da etnia han, o maior grupo étnico da China, costumam ser chamados "chineses" ou "chineses étnicos" na língua inglesa. Os chineses étnicos também fazem parte da maioria ou minoria notável das populações de outros países, e podem compreender até 19% da população mundial humana.
China: O nome "China" deriva da palavra chinesa "Zhongguo", que significa "Reino do Meio" ou "Centro do Mundo". Isso reflete a antiga crença chinesa de que a China estava localizada no centro do mundo.
A maioria dos chineses fala o mesmo dialeto, chamado pelos ocidentais de mandarim. O mandarim constitui a base da atual escrita vernácula, baihua, que, por sua vez, é a base da língua oficial: o putonghua.
Na China, no Japão e na Coreia a coisa é bem diferente. China é Zhonghua em chinês. Japão, Nippon ou Nihon (ambos são aceitos). Coreia é Hanguk na do Sul, ou Choson, na do Norte.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Esse rei assumiu o título de Qin Shi Huangdi, que significa "primeiro rei de Qin". Ao concentrar o poder em suas mãos, Qin Shi Huangdi se tornou o fundador do Império Chinês. Foi ele quem estabeleceu, pela primeira vez na História, um Estado unificado chinês.
. Nanjing, ou Nanquim, é a capital da província de Jiangsu. Com uma área aproximada de 6.600 km2 e uma população de 8,5 milhões de pessoas, Nanjing é banhada em parte pelo importante Rio Yangtzé, onde possui um dos maiores portos internos.
Uma pesquisa nacional do Ministério da Educação da China mostrou que, hoje em dia, 94% dos chineses falam mandarim, a língua oficial do país, na China chamada de pǔtōnghuà. Nada surpreendente para uma população que possui 55 minorias étnicas (10% da população em termos quantitativos), todas com seus dialetos próprios.
A bandeira da China é caracterizada pela cor vermelha e pela presença de estrelas amarelas. O vermelho representa a Revolução de 1949, quando se instalou no país a República Popular da China. Já as cinco estrelas amarelas representam o Partido Comunista da China (maior estrela) e o povo chinês (estrelas menores).
Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo. Ambos podem ser considerados religiões filosóficas e religiões do livro. O Japão, por sua vez, tem toda a sua história influenciada pelo Xintoísmo, religião que se desenvolveu intimamente ligada ao Estado.