Ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em um método, conhecido como método científico. É construída com atitudes racionais, visando à obtenção de conhecimento específico, com base na observação, na realização de métodos experimentais e no desenvolvimento de teorias e leis.
Qual o papel da ciência na produção do conhecimento?
Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.
O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.
Qual a importância da ciência para o conhecimento?
A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.
A produção do conhecimento, segundo a perspectiva adotada, encontra-se organicamente ligada ao modo de produção que se realiza por meio das relações existentes entre sua base material (unidade de forças produtivas e relações de produção) e as superestruturas (jurídico-política e ideológica).
Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.
O processo de criação de conhecimento compreende cinco fases – compartilhamento do conhecimento tácito, criação de conceitos, justificação de conceitos, construção de protótipos e nivelação do conhecimento.
A ciência busca aprender com a natureza com base na observação para que seja capaz de controlar sistemas de forma prática, descrever e compreender os fenômenos, gerar melhoria na qualidade de vida e na capacidade intelectual. Com base nos conhecimentos adquiridos, a ciência então é capaz de realizar previsões.
Para que serve o conhecimento produzido pela ciência?
O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.
A produção do conhecimento passa, obrigatoriamente, pela construção da ciência. Para que atinja seu objetivo e seja comunicada à sociedade, a pesquisa científica deve ser publicizada por meio de artigos científicos, anais, livros, dentre muitos tipos de trabalhos acadêmicos e tipos de pesquisa.
A construção do conhecimento se dá a partir da experimentação de uma hipótese, onde a dedicação do pesquisador e a trajetória percorrida, fazem a diferença na conclusão dos resultados. As teorias científicas são obtidas através dos resultados de centenas de experimentos.
A construção do conhecimento acontece através do tempo, o indivíduo recebe a informação e constrói o saber, salientando que há o aprendizado, mas os indivíduos aprendem de formas diferentes.
Qual o papel da ciência dentre as formas de conhecimento?
A ciência avança o conhecimento, melhora o ensino e a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, a ciência traz a solução para os grande problemas da humanidade, como novas fontes de energia sustentável, novos medicamentos, alívio à dor, conhecimento do universo, dentre inúmeros outros aspectos.
Como o método científico contribui para a produção de conhecimento?
O método científico existe para auxiliar na construção do conhecimento científico, que se desenvolve a partir do surgimento de questionamentos ou de problemas a serem resolvidos. Para isso, existe um conjunto de ações ou etapas que devem ser seguidas para que o referido problema ou pergunta seja resolvido.
Classicamente, o objetivo principal da ciência tem sido o da construção de conhecimento e compreensão, independentemente das suas potenciais aplicações — por exemplo, investigar as reações químicas que um composto orgânico sofre de modo a aprender sobre a sua estrutura.
A ciência busca sempre descobrir problemas novos, mais profundos e mais gerais (sujeitando suas respostas, sempre provisórias, a testes renovados e mais rigorosos). A ciência possui como principal função o aperfeiçoamento do conhecimento, possibilitando a substituição de conceitos anteriores por novos.
É o conhecimento mais aceito em relação ao saber e experimentar o mundo, tanto que a ciência é uma das formas de se chegar à verdade, de se aproximar da exatidão, mais bem aceitas hoje, e definitivamente a forma à qual mais se recorre para produzir conhecimento.
A conhecimento científico é o tipo de conhecimento passível de teste, racionalmente válido e justificável e que pode ser replicado e alcançado através de estudos, observações e experimentações.
O conhecimento é gerado através das pessoas e deve ser disseminado para que possa chegar ao maior número delas. Sabemos que o conhecimento vem da informação, e que esta deve estar disponível sempre que precisamos, seja para planejar ou para tomar decisão.
O conhecimento entra e se instala no indivíduo, o que leva a conclusão de que o sujeito tem pouco ou nenhum mérito nesse processo, sendo, portanto, passivo. Na visão empirista, o conhecimento é algo absorvido pelo ser humano por meio de seus órgãos dos sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato.
A leitura, a escrita e a matemática são meios ou estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três, certamente, a leitura, especialmente a compreensão leitora, tem o seu lugar de destaque.