Como a concessionária de energia detecta um furto de energia?
Para a constatação do desvio e do furto, o IC conta com equipamentos que exploram o caminho da energia elétrica pela unidade consumidora, assim como descreveu o perito criminal. “Para não quebrar a parede, a gente pode usar o boroscópio [cabo flexível com câmera], que é colocado em um eletroduto.
O TOI é um instrumento utilizado pela concessionária de energia elétrica para identificar e notificar irregularidades no consumo de energia elétrica. Ele é aplicado quando há suspeita de fraude, como manipulação do medidor, ligação clandestina, dentre outras situações.
O único meio da concessionária suspeitar que existe uma fraude é através da redução do consumo de energia. Isso gera um alerta no sistema e a unidade consumidora entra em uma lista de clientes para serem fiscalizados.
Se o consumo em kWh divergir muito do padrão, é um forte indício de furto de energia. Em caso de mudança de residência, se o valor aumentar consideravelmente, isso também pode indicar a presença de um 'gato' na nova residência”.
Como saber se alguém está roubando minha energia elétrica?
Saiba como identificar a fuga de energia na instalação elétrica. Primeiro, desligue a iluminação e retire todos os equipamentos das tomadas. Em seguida, verifique se o disco do medidor continua girando. Se isso acontecer, existe fuga de energia.
Como Furtar Energia no Medidor de Energia Digital?
Como é feita a inspeção de medidores de energia?
A distribuidora, por sua iniciativa ou a pedido do consumidor, vai até a unidade e faz a inspeção. O eletricista verifica se há alguma anomalia no medidor e, caso encontre indícios de defeito ou irregularidade, pode retirá-lo e encaminhar para análise em laboratório credenciado.
As ligações irregulares, conhecidas como “gatos”, encarecem a conta de luz, prejudicam a qualidade do fornecimento de energia elétrica e oferecem riscos à segurança das pessoas. Não é necessário se identificar para denunciar o furto de energia e outras práticas ilegais..
Desligue o disjuntor da sua casa, ou tire tudo da tomada, e vá até o medidor. Se estiver girando, tem energia sumindo. Pode ser uma fuga de corrente, pode ser um furto.
Como se defender de uma multa de desvio de energia?
Nesses casos, é possível recorrer administrativamente, tanto da cobrança, quanto da acusação de crime. Não obstente, também é possível propor ação judicial contra a concessionária de energia elétrica.
Qual o valor da multa por desvio de energia em 2024?
Nesta segunda-feira (1º), o governo federal determinou uma investigação contra a empresa que pode resultar no cancelamento do contrato. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirma que, em 2024, aplicou uma multa recorde à Enel, no valor de R$ 165,8 milhões.
O cabo de energia elétrica instrumentado é uma tecnologia que permite a detecção de desvio fraudulento de energia elétrica, conhecido popularmente como 'gato'.
As penas para estelionato vão de 1 (um) a 5 (cinco) anos de reclusão, além de multa, conforme o artigo 171 do Código Penal. Exemplo: Se uma pessoa altera o funcionamento do medidor para que ele mostre menos consumo do que o real, e assim paga uma conta de energia menor, ela está cometendo estelionato.
A principal prova contra a imputação de crime de furto de energia elétrica que o consumidor pode alegar é a ausência de alteração da média de consumo mensal após a lavratura do TOI, comparando com período anterior a à inspeção da concessionária.
Como a concessionária de energia detecta um furto de energia? A única forma de a concessionária desconfiar de fraude é por meio da redução do consumo de energia. Isso aciona um alerta do sistema, e a unidade consumidora entra em uma lista de clientes que passarão por uma fiscalização.
Todavia, constatado o furto ou a fraude, poderá ter o fornecimento de energia elétrica suspenso, bem como poderão ser cobrados os valores de consumo retroativos referente ao período fraudado e acrescidos de multa (que pode ser de 02% ou 30% do valor do débito). 5.
Além da possibilidade de provocar graves acidentes, a prática ilegal configura crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. Como forma de prevenção e conscientização da população do Distrito Federal, a Neoenergia Brasília reforça os perigos que essa ação representa.
Como saber se eu tenho o gato em casa? Para saber se sua casa tem fuga de energia elétrica, é bem simples: proteja-se com calçados de borracha e luvas, se possível, e desligue todos os aparelhos das tomadas. Caso o medidor continue subindo, você provavelmente tem fuga de energia elétrica na sua casa.
Dicas: Para identificar fuga de energia desligue todos os aparelhos das tomadas e também todas as luzes. Verifique se o seu relógio continua girando. Em caso positivo você tem energia escapando.
Se alguém furta energia, todos os outros consumidores pagam a conta. A tarifa de energia fica maior porque esse valor é repassado para os outros consumidores.
A proposta define que, para os furtos dessa categoria, o tempo de reclusão pode ser acrescido entre um terço e o dobro. Atualmente, os furtos são passíveis de prisão, de um a quatro anos, e multa.
Há respaldo no Código de Defesa do Consumidor que nos protege contra injustiças sofridas por prestadoras de serviços como a concessionaria de energia elétrica. Ou seja, você não precisa pagar essa multa, mas para isso vai precisar tomar algumas providências.
A cobrança vai levar em consideração um acréscimo de 33% de consumo não registrado, durante um período que pode chegar até 36 meses. É possível recorrer dessa cobrança por vias judiciais, sendo necessário contratar um advogado e um assistente técnico com formação na área elétrica.
O que significa a luz vermelha no contador de energia?
O contador digital possui uma luz vermelha que indica que o sistema de medição está ativado. Se esta luz estiver apagada, significa que não está sendo realizado nenhum consumo elétrico. No entanto, se a luz vermelha estiver piscando, você está efetivamente desperdiçando energia.