Determine a quantidade de lúmens necessários por metro quadrado (lm/m²). Por exemplo, para escritórios, recomenda-se 500 lm/m². Meça a área do ambiente: multiplique o comprimento pela largura. Calcule o total de lúmens necessário: multiplique a área pelo valor de lúmens recomendado por m².
Quanto mais lumens (lm), maior a luminosidade. Para saber quantos lumens serão necessários para iluminar determinado ambiente, basta fazer um simples cálculo de estimativa: um quarto com 12 m² precisa de uma lâmpada de 1200 lumens ou duas de 600 lumens [12 m² x 100 lm/m² = 1200 lm].
A luminária de LED 18W é ideal para ambientes com cerca de 13m² ou mais, caso você deseje associar unidades, criando vários pontos de luz e espalhando a luz uniformemente.
Se a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) informa que são necessários 200 lux para a realização das tarefas, utiliza-se a fórmula “X LM/ 5 metros quadrados = 200”. Nesse caso, temos o seguinte: 200 x 5 = 1.000 lumens. Com duas luminárias que emitam 500 lumens, cada, o ambiente estará perfeitamente iluminado.
LUMEN ou LUX - como descobrir a ILUMINAÇÃO IDEAL? ⚡
Quanto ilumina uma lâmpada de 12W?
Com sua potência de 12W, ela proporciona um fluxo luminoso de 1311 lumens, garantindo uma iluminação brilhante e de alta qualidade em seus espaços. Desfrute de uma iluminação eficiente que destaca cada detalhe de sua casa ou ambiente de trabalho.
Como saber a quantidade de lúmens para um ambiente?
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Por exemplo, se você quer iluminar a sua sala de estar, que tem 20m², com um nível de iluminância de 150lx, usando lâmpadas de LED de 10W e 100lm/W, você deve fazer o seguinte cálculo: Fluxo luminoso total = 20 x 150 = 3000lm. Consumo total de energia = 3000 / 100 = 30W. Número de lâmpadas = 30 / 10 = 3.
Em média: Incandescentes produzem 14 lúmens para cada watt consumido; Fluorescentes produzem 50 para cada watt consumido; LED produzem 85 para cada watt consumido.
Em geral, as lâmpadas LED bulbo 9w são recomendadas para pequenos ambientes, como banheiros e cozinhas. As lâmpadas LED bulbo 12w são uma boa opção para ambientes médios, como quartos e salas de estar. As lâmpadas LED bulbo 15w são recomendadas para ambientes grandes, como salas de jantar e varandas.
Lúmens é o nome que se dá para a medida da quantidade de luz que uma lâmpada emite. Quanto mais lúmens, mais brilhante é a lâmpada. Por exemplo, uma lâmpada de 800 lúmens é mais brilhante do que uma de 400 lúmens.
Com 10.000 lumens por par (5000 por lâmpada), possui uma capacidade de iluminação fortíssima, com uma poderosa e intensa luz traz alta visibilidade em qualquer que seja o ambiente, desde os mais escuros, até os mais claros.
Quanto mais lúmens uma lâmpada ou luminária produz, mais brilhante ela será. Portanto, ao escolher uma luminária, é útil considerar a quantidade de lúmens que ela é capaz de fornecer para garantir que atenda às necessidades de iluminação do ambiente em que será instalada.
Quantos lúmens perfazem 1 watt? A lâmpada incandescente padrão de 60W pode produzir um lúmen entre 650-850 se a escolhermos. Se escolhermos o número médio de lúmens como 750, pode-se dizer facilmente que 1 Watts = 12.5 lúmens. Este valor numérico dos lúmens é obtido dividindo 750 lúmens por 60 W.
A fórmula é lumen / m2. Mas esta quantidade vai depender daquilo que vai fazer no espaço. Por exemplo: Tarefas que exigem pouca precisão (nos quartos): entre 100 a 300 lux.
Vamos utilizar os valores de iluminância fornecidos pela NBR 5413. Segundo a norma, a iluminância média para cozinhas é de 300 lux por metro quadrado. Então, quantos lúmens no total precisaremos? Ou seja, precisamos de um fluxo luminoso de 2100 Lúmens nesse ambiente.
Serão necessários 1500 lúmens para iluminar uma sala de estar de 10m² da melhor forma possível. Para a iluminação direcionada, o cálculo é o mesmo, então como a média especificada na tabela fica em 500lx, serão necessários 5000lm e assim por diante.
A lâmpada mais forte para uso residencial geralmente é a LED de alta potência. As lâmpadas LED são conhecidas por sua alta eficiência energética e capacidade de produzir luz intensa com baixo consumo de energia.
Por exemplo: se a especificação de um aparelho elétrico diz que sua potência é de 100W, significa que ele consome 100 Joules de energia a cada segundo.