Ao final da Segunda Guerra a libertação da Coreia ocorreu indiretamente, com a derrota do Japão e dos outros países do Eixo (aliança militar que incluía também Alemanha e Itália). “A reorganização coreana acabou absorvendo o momento histórico que o mundo vivia, da bipolarização em dois eixos”.
O Japão assassinou a desafiadora rainha coreana e interveio na Revolução Camponesa de Donghak. Depois que o Japão derrotou a China na Primeira Guerra Sino-Japonesa de 1894-1895, Joseon tornou-se nominalmente independente e declarou o efêmero Império Coreano.
Como a Coreia virou dois países (e qual foi o papel de EUA e União Soviética)
Por que o Japão ocupou a Coreia?
Yun Jung Im Park: A ocupação sobre a Coreia empreendido pelo Império Japonês ocorre no contexto do neocolonialismo, quando as potências capitalistas da Europa e os EUA buscam dominar, política e economicamente, os países do continente africano e asiático, um movimento que se acirrou na segunda metade do século 19.
A história da Coreia foi marcada por grandes reinos, com destaque para o reinado da dinastia Joseon. No século XIX, esse reino se transformou em Império Coreano, passando a sofrer forte influência japonesa, e sendo invadido em 1910. A história de autonomia coreana foi interrompida com a invasão japonesa.
Com o tempo, alguns países asiáticos e europeus com ambições imperialistas competiram entre si pela influência sobre a península coreana. O Japão, após ganhar as guerras contra a China e a Rússia, anexou a Coreia pela força e instituiu o domínio colonial em 1910.
A derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial resultou na ocupação da península por soviéticos e norte-americanos. O fracasso nas negociações para formação de um novo governo resultou na divisão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.
A Coreia era um local estratégico para a conquista da Ásia, além do mais, os coreanos ainda não tinham um governo sólido, devido a colonização japonesa que só acabou com o fim da Segunda Guerra Mundial. A partir dessas condições, os EUA e a URSS estabeleceram um acordo de ocupação do território coreano.
As causas da Guerra da Coreia foram: A divisão do país em duas zonas com governos ideologicamente distintos (a zona norte, com governo comunista, e a zona sul, com governo capitalista) em 1945. A invasão do sul promovida pelas tropas do norte em junho de 1950.
Durante a 2ª Guerra Mundial, a Coreia do Sul e o Japão estiveram em conflito. A Coreia do Sul foi forçada a se tornar uma colônia japonesa em 1910 e permaneceu assim até o fim do conflito, em 1945. Neste período, os japoneses impuseram sua cultura, idioma e valores à Coreia do Sul.
Atualmente, ainda que o conflito relativo à soberania sobre os Rochedos de Liancourt tenha complicado o acercamento de ambas as nações, Japão e Coreia do Sul são importantes parceiros comerciais para suas economias, embora exista um intercâmbio cultural entre eles.
Operando como uma zona de protetorado japonês desde 1905, a Península Coreana foi oficialmente anexada ao território do Japão Imperial no ano de 1910, por meio do Tratado de Anexação Japão-Coreia.
Por que a Coreia do Norte é separada da Coreia do Sul?
Em 1950, após anos de hostilidades mútuas, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul na tentativa de reunificar a península sob seu domínio comunista. A subsequente Guerra da Coreia, que durou de 1950 a 1953, terminou em um impasse e deixou a Coreia dividida pela Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ) até os dias atuais.
O General americano Douglas MacArthur e Syngman Rhee, primeiro presidente da Coreia do Sul, saúdam calorosamente um ao outro na chegada do General à Base de Força Aérea de Gimpo. No dia 15 de agosto de 1948, a República da Coreia foi formalmente estabelecida, com Syngman Rhee sendo o primeiro presidente.
Religion: 53,1% da população coreana é religiosa. Sendo: 43% budistas; 34,5% cristãos; 20,6% católicos e 1,9% de outras religiões. Tipo de Governo: A Coreia do Sul é uma república presidencial.
Sunjong (hangul: 순종; hanja: 純宗; rr: Sunjong; MR: Sunjong; 25 de março de 1874 – 24 de abril de 1926), também conhecido pelo nome de Imperador Yunghui (hangul: 융희제; hanja: 隆熙帝; rr: Yunghuije; MR: Yunghŭije), foi o segundo e último imperador coreano durante a Dinastia Joseon, tendo exercido sua regência de 1907 até 1910, ...
Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilização no arquipélago, o povo nômade Yayoi se estabeleceu na região Central do Japão, e os Ainus ao Norte do país.
O segundo haplogrupo Y-DNA mais comum entre os coreanos atuais é o Haplogrupo O-M176 (O1b2, anteriormente O2b), um clado que provavelmente se espalhou principalmente de algum lugar da Península Coreana ou de suas proximidades.
Coreia (FO 1943: Coréia), também chamada Choson (em coreano: 조선; hanja: 朝鮮) no Norte e Hanguk (em coreano: 한국; hanja: 韓國) no Sul, é um território localizado na península homônima do Nordeste Asiático que é dividido entre dois Estados soberanos distintos: a Coreia do Norte, oficialmente República Popular Democrática da ...