A cultura pode ser apresentada como toda e qualquer forma de representação cultural de qualquer nação, grupo ou sociedade humana, como “todas as maneiras de existência humana”. Não podemos deixar de citar a herança deixada por nossos antepassados e civilizações antigas.
Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.
[...] a cultura de um grupo ou sociedade é o conjunto de crenças, costumes, ideias e valores, bem como os artefatos, objetos e instrumentos materiais, que são adquiridos pelos indivíduos enquanto membros de um grupo ou sociedade.
Cultura são todas as expressões artísticas de qualquer grupo social. O gosto por determinado tipo de arte e música, as tradições, crenças e costumes são passadas aos grupos por meio da escola, do convívio social ou pela família. A cultura é aprendida ao longo dos anos e transmitida de geração em geração.
O termo transmissão cultural foi introduzido por Cavalli-Sforza e Feldman (1981) como um paralelo à noção de transmissão biológica. Por analogia, a transmissão cultural permite a um grupo perpetuar uma característica nas gerações subseqüentes por meio de mecanismos de ensino e aprendizagem.
A transmissão das variantes culturais é possível através da observação dos comportamentos dos demais. Normalmente, durante a vida de um indivíduo em uma sociedade complexa, apresenta-se uma ampla variedade de estímulos culturais que podem influenciar seu comportamento.
Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo.
Como a cultura é transmitida de geração para outra?
A cultura é passada de geração em geração de acordo com um processo designado por ENCULTURAÇÃO (necessidade da constituição de uma cultura nacional, que unifique o mercado e centralize o poder), passando por um outro denominado de SOCIALIZAÇÃO, que é durável na vida do homem.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.
A cultura manifesta-se por acontecimentos feitos por um povo de tal região/lugar. A cultura trata-se de dança, festas, alimentos, modos de viver, lendas do local, em que acreditam, tudo isso é cultura.
A cultura está presente em vários lugares do nosso dia a dia. Ela se encontra em nosso trabalho, nas escolas, faculdades, nas conversas, num grupo de amigos, na televisão, nas revistas, e entre tudo aquilo em que há pessoas existindo e atuando.
A cultura se constitui não só enquanto trabalho, ou reposição das necessidades humanas por meio dos produtos materiais gerados pelo trabalho, mas se constitui também enquanto símbolos, regras, valores, ações, modo de ser e de ver o mundo.
Para o autor, cultura é tudo que faz parte da existência da pessoa e asseguram sua existência e permanência na sociedade. Como podemos notar há uma infinidade de definições da palavra cultura, onde os autores discordância em alguns pontos.
Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".
De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Cultura é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional e como esse ambiente e as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas.
O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
“Podemos pegar aspectos culturais como a alta cultura, ou seja, a música erudita, as artes plásticas, que têm essa característica de ser universal, mas também há a cultura de massa, a cultura popular que dá identidade às pessoas.