"Geralmente, as galinhas escolhem locais altos para dormir porque além de ser mais seguro, favorece alçar vôo caso seja preciso. Galinhas mais fortes e dominantes têm privilégio sobre as demais e escolhem os locais mais altos", explica a especialista em comportamento animal.
Geralmente, a noite dura entre 7 ½ a 12 horas. No entanto, as galinhas podem acordar periodicamente, especialmente se forem alertadas para um perigo potencial. Isso pode influenciar a forma como eles dormem. De qualquer forma, eles irão dormir normalmente quando o sol se põe e acordam quando o sol nasce.
Czarick et al, (2020) destaca que mesmo manejando o programa de luz de maneira contínua, as aves expressaram fortemente seu ciclo circadiano. Por mais que não tenhamos um período definido de escuro para o sono dos animais, elas adaptam-se, e em algum momento do dia as aves irão dormir.
Alguns animais conseguem dormir em pé por ter um comportamento de sono diferente, conhecido como "descanso unilateral do cérebro". Como o próprio nome já diz, enquanto o corpo descansa, uma parte do cérebro continua ativa. É isso que mantém, por exemplo, as aves equilibradas em galhos ou fios enquanto dormem.
A importância das galinhas dormirem no poleiro e não no chão
O que as galinhas não gostam?
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
As aves têm um sono em que predomina a fase USWS (sigla em inglês para “sono de onda lenta uni-hemisférica”), que permite o descanso parcelado do cérebro: enquanto um lado está em repouso, o outro está em atividade.
De acordo com a veterinária Rubia Burnier, as galinhas não caem enquanto dormem porque possuem pés bastante flexíveis e unhas fortes que grudam no poleiro feito garras, proporcionando a estabilidade durante o sono.
Assim, à medida que o sol se põe, a iluminação deve ser desligada. Na verdade, as galinhas são muito sensíveis à luz. E o principal fator que afeta os períodos de sono e vigília é a exposição à iluminação. Afinal, são criaturas diurnas, que ficam acordadas durante o dia e dormindo à noite.
É por meio dos raios UV que as aves têm a capacidade de distinguir as cores, enxergando os alimentos vermelhos bem mais vermelhos assim como os verdes bem mais verdes, condição fundamental para estimular o apetite das aves.
Falta de vitaminas e cálcio pode provocar muita fraqueza nas aves. De tempos em tempos, não conseguem mais andar algumas das galinhas da criação que tenho no fundo do meu quintal.
Dormir e acordar com as galinhas – significa deitar-se e acordar cedo, como fazem as galinhas. De grão em grão a galinha enche o papo – significa que pouco a pouco, com trabalho e paciência, podemos chegar ao objetivo desejado ou alcançar grandes riquezas.
A paralisia das pernas ou asas das galinhas e frangos é o sintoma mais comum. Previne-se vacinando os pintinhos no primeiro dia. É uma doença causada por bactérias. Tem geralmente caráter agudo, causando grande mortalidade.
É tudo uma questão de equilíbrio. Quando o galo sobe em cima da galinha para fecundá-la, ele posiciona suas patas sobre as asas entreabertas da fêmea. Para se equilibrar melhor e completar o acasalamento, ele precisa de um terceiro ponto de apoio para não cair.
Os animais que dormem em pé são presas. Dormir em pé corresponde à necessidade de fugir do perigo sem perderem tempo a levantar-se e é uma capacidade condicionada por dois factores: a sua anatomia faz com que sejam demasiado lentos a levantar-se ou os seus predadores são muito rápidos.
O principal sintoma de deficiência de cálcio nas aves de postura é, além de um menor desempenho das aves, o aparecimento de ossos e bicos frágeis. O excesso de cálcio também pode ter efeito indesejado, agindo como antagonista e dificultando a absorção de alguns minerais.
Normalmente quando as galinhas comem os ovos significa que existe uma deficiência nutricional. A mais frequente nestes casos é a deficiência/falta de cálcio que pode trazer muitos problemas para as suas galinhas, diminuindo drasticamente a produção de ovos.
Se suas galinhas caipiras estão apresentando sintomas como ronqueira e perda de peso, sinal de Aspergilose e de prejuízo. A aspergilose é uma doença de distribuição universal, que ataca as galinhas caipiras, provocando lesões no sistema respiratório.
R: As galinhas garnizés, miniaturas ou bantans de origem botam ovos pequenos, mas não em tamanho tão diminuto. Provavelmente, os mini ovos são de uma ave em idade muito jovem, que ainda está desenvolvendo seus órgãos reprodutores e teve uma postura precoce.
As galinhas acordam por volta das 6h, depois são alimentadas no sistema. Elas têm acesso à alimentação durante todo o dia, mas você não deve incomodá-las durante o período de a postura.
– As galinhas se comunicam de maneiras complexas, inclusive por meio de comunicação referencial, que pode depender de algum nível de autoconsciência e da capacidade de assumir a perspectiva de outro animal. Essa capacidade está presente em outras espécies altamente inteligentes e sociais, incluindo primatas.
Uma expressão de leve vermelhidão e penas da cabeça eriçadas sugere que as galinhas estão calmas e seguras, proporcionando conhecimento que pode ser usado para avaliar o bem-estar delas, concluiu o estudo, publicado na quarta-feira na revista Plos One.