Como a linguagem de sinais é conhecida em outros países?
Língua de Sinais Britânica (BSL): Utilizada na Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia; Língua de Sinais Francesa (LSF): Deu origem a Libras, ASL, Língua de Sinais Russa (RSL), Língua de Sinais Irlandesa (ISL) e Língua de Sinais Alemã (DGS);
Não há um idioma universal para essa comunidade, mas a Língua de Sinais Americana (ASL) é dominante, sendo usada por cerca de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.
A Libras é uma das principais línguas de sinais do mundo, sendo usada por quase 3 milhões de pessoas! Se você leu esse texto até aqui, que tal aprender a Língua Brasileira de Sinais e fazer sua parte por uma sociedade mais inclusiva? No Ensino.
Huet trouxe para suas aulas a LSF (Langue de Signes Française – Língua Francesa de Sinais) e sinais utilizados pelas comunidades surdas brasileiras da época, hoje denominada Libras antiga.
A língua de sinais coreana ou língua gestual coreana, (em coreano: 한국 수화 언어; em hanja: 韓國手話言語; RR: Hanguk Suhwa Eoneo) ou 한국 수어 (em hanja: 韓國手語; RR: Hanguk Sueo) é a língua de sinais da Coreia do Sul é a língua de sinais (pt: língua gestual) usada pela comunidade surda na Coreia do Sul.
Nos Estados Unidos, é adotada a American Sign Language (ASL), que na tradução quer dizer Língua de Sinais Americana. A origem da ASL é similar à da Libras – ambas tiveram como base a Língua de Sinais Francesa.
De acordo com a Federação Mundial de Surdos, existem mais de 70 milhões de surdos em todo o mundo. Mais de 80% deles vivem em países em desenvolvimento. Coletivamente, eles usam mais de 300 línguas de sinais diferentes.
O nome vem do italiano e significa: união das línguas de sinais. O gestuno serve exatamente para facilitar a comunicação entre toda comunidade surda do mundo, porém, o gestuno ainda não é reconhecido como uma língua de sinais oficial, e por isso, chamamos de língua auxiliar de sinais, ou língua internacional de sinais.
É importante ressaltar que a Língua Brasileira de Sinais é outro idioma e não depende do português, assim como o inglês e o espanhol. Além disso, a Libras não é universal, pois cada país possui sua própria língua de sinais. Estima-se que possa existir, atualmente, cerca de 200 línguas de sinais em todo o mundo.
Como se chama a linguagem de sinais em outros países?
Língua de Sinais Internacional (Gestuno): É considerada a língua universal, equivalente ao Inglês para as pessoas ouvintes, pois permite que pessoas surdas de diferentes países se comuniquem.
O primeiro registro de língua de sinais bem estruturada vem da Espanha, onde o monge Pedro Ponce de León criou uma escola para surdos no Mosteiro de San Salvador em Oña Burgos. Nessa época, foi estabelecido aquilo que hoje conhecemos como Alfabeto Manual.
A partir do trabalho de Huet e dos sinais utilizados pelos surdos no Brasil, desenvolveu-se a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras. Huet deu início à Educação de Surdos com base na visualidade dos surdos.
Você sabe como surgiu a Língua Brasileira de Sinais? Podemos dizer que teve seu início a partir do segundo império. Através de um convite do imperador Don Pedro II ao francês Ernest Huet, que trouxe a Língua de Sinais francesa e implantou a Língua Nacional de Sinais.
São línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato. São exemplos de sinais icônicos na Libras: CORRER e QUEIJO.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Segundo a Federação Mundial de Surdos — World Federation of the Deaf (WFD) — os Sinais Internacionais não são uma língua, mas, sim, um conjunto de convenções usadas em eventos internacionais, esse sistema usa estruturas icônicas juntamente com o uso de sinais de mais de uma língua de sinais.
Ou seja, o gestuno é a língua que tem como intenção possibilitar a comunicação internacional. O gestuno costuma ser utilizado para propósitos específicos: por exemplo, por surdos em conferências internacionais. Não é considerada língua, pois não possui gramática.
Isso mesmo, o emoji 🤟 significa "Eu te amo", na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O sinal tem origem na Língua Americana de Sinais, onde o dedo mínimo representa a letra I e os dedos indicador e polegar, juntos, a letra L. Já os dedos mínimo e polegar esticados, ao mesmo tempo, representam a letra Y.
A Libras é utilizada apenas no Brasil, sendo ela uma das formas mais comuns de comunicação entre as pessoas surdas do nosso país. Estima-se que ela é o principal meio de comunicação de cerca de 3 milhões de pessoas.
Em 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. E esse dia é um marco para a representatividade e a inclusão da comunidade surda.
A Libras foi criada, então, junto com o INES, a partir de uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de sinais já utilizados pelos surdos brasileiros.
Dessa forma, mesmo que a Libras fosse composta por gestos, jamais poderia ser usada de forma universal... Afinal de contas, uma língua é fruto da cultura de um povo. Por isso, como cada país tem sua própria cultura, logo, suas línguas também são diferentes. Com as línguas de sinais não é diferente.