Como a tecnologia afeta o desenvolvimento cognitivo dos jovens?
O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional. Assim sendo, os principais achados mostram que as tecnologias digitais, incluindo os jogos eletrônicos, podem influenciar negativamente o desenvolvimento cognitivo e comportamental de crianças e adolescentes.Como a tecnologia afeta o desenvolvimento?
O uso excessivo ou inadequado de dispositivos digitais por crianças e adolescentes está ligado ao aumento dos índices de ansiedade e depressão, distúrbios de atenção, atraso no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, miopia, sobrepeso, problemas de sono, riscos de abuso e vitimização sexual, ameaças à privacidade e ...O que pode afetar o desenvolvimento cognitivo?
Fatores Culturais: Aspectos culturais, incluindo crenças, valores, práticas e normas sociais, também influenciam o desenvolvimento cognitivo. Culturas diferentes podem valorizar e promover diferentes tipos de habilidades cognitivas e modos de pensamento.Como a tecnologia afeta o cérebro?
O uso da tecnologia em excesso pode gerar danos à saúdeEstudos recentes afirmam que os jovens que se tornam escravos da tecnologia e passam o dia todo diante de computadores, tablets, smartphones, podem ter uma diminuição de neurônios na região do hipocampo cerebral (responsável pela memória).
O que é cognição?
Como a tecnologia pode afetar a mente?
Há uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.Como a internet afeta o cérebro?
É o que explica o artigo “Demência digital na geração da Internet: o tempo excessivo de tela durante o desenvolvimento do cérebro aumentará o risco de doença de Alzheimer e demências relacionadas na vida adulta”, publicado no Journal of Integrative Neuroscience em 2022.O que prejudica o cognitivo?
Hábitos como uma alimentação inadequada, falta de sono adequado, excesso de tecnologia, falta de exercícios mentais e sociais, entre outros, podem prejudicar o cérebro a longo prazo.Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo?
Existe ainda a visão biológica-maturacional, trazida pela neurociência. Nela, a evolução do comportamento infantil e a capacidade de assimilar informações são relacionadas à estrutura e atividades do cérebro. Afeto, genética, ambiente e cultura são fatores que podem influenciar o desenvolvimento cognitivo infantil.O que afeta a parte cognitiva?
Problemas cognitivos podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo doenças neurológicas, lesões cerebrais, transtornos psiquiátricos, efeitos colaterais de medicamentos, ou até mesmo estilos de vida pouco saudáveis. É crucial reconhecer os sinais para buscar avaliação e intervenção adequadas.Como a tecnologia afeta o aprendizado?
A inserção de tecnologias digitais no ambiente educacional possibilitou a criação de um espaço de aprendizado mais dinâmico e interativo. Plataformas de aprendizagem online, softwares educacionais, realidade virtual e aumentada, e recursos multimídia, tornaram-se ferramentas fundamentais para o ensino.Qual a relação da tecnologia com o desenvolvimento?
A tecnologia é um fator importante no desenvolvimento da sociedade. Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade.Como a tecnologia influencia no desenvolvimento da criança?
Desenvolvimento da aprendizagemSe usada corretamente, com equilíbrio, a tecnologia estimula o aprendizado, ajudando a desenvolver o foco e a atenção. A forma lúdica de vários jogos e aplicativos ajuda na assimilação de conteúdos, favorecendo a memória.
Como a tecnologia afeta a saúde mental?
O vício, a dependência das mídias sociais, a exposição em redes, reportam danos negativos e impactantes no âmbito da saúde mental, como distúrbios com o sono, ansiedade, depressão, insatisfação corporal consigo mesmo, solidão, medo, pressão, agressão, violência, podendo chegar as vias do suicídio.Como a tecnologia afeta a educação?
O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.Quais são os malefícios da tecnologia na educação?
Uso excessivo de tecnologia pode afetar capacidade das crianças de escrever, avaliam professores. Cada vez mais alunos apresentam dificuldades para escrever à mão. A constatação parece ser unânime entre professores e pais, seja na França ou no Brasil.O que afeta o desenvolvimento cognitivo?
O desenvolvimento cognitivo depende do envolvimento de várias outras funções e a boa desenvoltura de outras funções que o alicerçam como a linguagem, a coordenação motora e suporte afetivo-emocional. Viver em um ambiente saudável tanto do ponto de vista biológico quanto afetivo é muito importante.O que estimula o desenvolvimento cognitivo?
Brincadeiras, jogos e conversas que estimulem o raciocínio e a concentração. Ao brincar a criança aperfeiçoa habilidades: atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, coordenação motora, etc e, também, desenvolve competências que serão utilizadas ao longo de toda a vida.Como funciona o desenvolvimento cognitivo?
O desenvolvimento cognitivo está relacionado à nossa capacidade de aprender, reter informações e responder aos desafios cotidianos. Tal processo não é estático, mas continuamente aprimorado, desenvolvido ao longo de todas as fases da vida, da infância à velhice.O que atrapalha a cognição?
O que causa a perda cognitiva? O contexto, idade, anos de estudo da pessoa influencia muito na investigação da causa. Entre os mais jovens, a perda cognitiva está mais associada a depressão, ansiedade, estresse excessivo, insônia e outros distúrbios do sono, etc.O que causa problemas cognitivos?
Vários fatores podem causar dano cumulativo no cérebro com a idade e ocasionar declínio cognitivo, como dano por isquemia cerebral, trauma craniano, toxinas provenientes do álcool e do tabagismo, estresse, sedentarismo, depressão e desenvolvimento de demência degenerativa – a exemplo da DA.O que são prejuízos cognitivos?
Problemas cognitivos ocorrem quando uma pessoa tem dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória.Como as redes sociais afetam o cérebro?
Muitos estudos já mostraram que o uso excessivo de telas altera o funcionamento do cérebro, sobretudo no que se refere aos neurotransmissores do bem-estar. Quando usadas de maneira não saudável, as redes sociais contribuem com alguns níveis de dependência no sistema de recompensa cerebral.Como as redes afetam a saúde mental?
“As redes sociais muitas vezes promovem uma cultura de comparação, onde as pessoas podem se sentir pressionadas a comparar suas vidas e conquistas com as dos outros. Isso pode levar à baixa autoestima, sentimentos de inadequação e ansiedade em relação à imagem e status social”, conta Soares.Como o celular afeta o cérebro?
Celulares podem deixar os cérebros “preguiçosos”Isso, segundo o estudo, causa uma dependência excessiva do smartphone, o que pode levar à preguiça mental. Os pesquisadores também relataram que evitar usar a própria mente para resolver problemas pode ter consequências no envelhecimento.