Em infográficos, tabelas, créditos de imagens, crawl ou textos de agenda, pode-se usar a data de forma abreviada: 7/2/12. Nesse caso, separe os números por barra e não use zero antes de números: 07/02/12. Com as palavras dia e este e antes dos dias da semana, a preposição é facultativa.
Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.
De acordo com a ABNT, as datas devem ser apresentadas no formato dia/mês/ano. Utilize algarismos arábicos para o dia e o ano, e o nome do mês por extenso, sem abreviações.
Local: colocar cidade da qual se está escrevendo a carta no canto esquerdo superior da página. Data: colocar data do dia em que se escreve a carta ao lado do nome da cidade, separado por vírgula. Saudação: expressão, no centro ou canto da página, indicando um cumprimento.
Ao escrever datas inteiramente por meio de números, porém, a padronização internacional atual recomenda o uso de sempre dez dígitos – dois para dia e dois para o mês (mesmo no caso de números menores que dez) e quatro algarismos para o ano: 14/09/2017, etc. Em textos, use da seguinte forma: 7 de fevereiro de 2012.
Por exemplo, a data que conhecemos como 27/07/2021 se torna 07/27/2021 no inglês americano. O formato da data em inglês é, portanto: MM/DD/YYYY ou mês/dia/ano.
Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.
A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final.
Deve ser grafado por extenso, ou em algarismos arábicos (separados por ponto e sem espaço entre eles), ou abreviado pelas três primeiras letras, em minúsculo, seguidas de ponto, exceto o mês de maio que é escrito sempre por extenso.
Para evitar confusões, costumo indicar a data grafando o ano sem abreviatura e o mês com as três primeiras letras (ex.: 2004-NOV-03). Assim, a indicação é perfeitamente entendida em todas as oito pátrias da comum língua.
1ª: Posicione o cursor no local onde deseja inserir a data, depois acesse no menu superior a opção "INSERIR > DATA", então, no calendário que aparecerá, selecione a data desejada.
Para definir a data, têm de ser realizadas duas rotações completas do ponteiro das horas e, assim, a data será ajustada para um dia. Certifique-se de que o relógio está a funcionar.
Nas restantes situações, entre as quais a correspondência, mesmo formal, a fórmula consagrada consiste na indicação do local de emissão, separado da data por uma vírgula, escrevendo-se primeiro o dia, depois o mês e, por fim, o ano, sendo estes elementos ligados pela preposição de (por exemplo: «Lisboa, 23 de Abril de ...
3.2 Sistema Autor-data: indica-se a fonte, pelo sobrenome do autor, nome da instituição responsável ou pelo título, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses. (citação indireta). Para as citações diretas, inclui-se a indicação de página.
Local e data – os dois elementos devem vir no início da carta, geralmente ficam à esquerda da folha; Destinatário – aqui deve ter a informação de para quem a carta é destinada, geralmente um vocativo.
No inglês britânico, a ordem das datas é semelhante à ordem usada em português, ou seja, dia-mês-ano. Como se escreve por extenso: 28th March, 1998. Como se fala: the twenty-eighth of March, nineteen ninety-eight. Como se escreve por extenso: 18th December, 2009.