A cantora de 32 anos possui lúpus, doença autoimune inflamatória que afeta diversos tecidos, o que exigiu que fizesse um transplante de rim em 2017. Em 2022, no documentário “Minha Mente e Eu”, ela revelou também um diagnóstico de bipolaridade, acompanhado de crises de psicose.
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".
“Eu estava sendo atacada por ganhar peso por causa do meu lúpus”, disse ela. “Quando estou tomando [a medicação], costumo inchar, e isso acontece muito normalmente".
Nos últimos anos, personalidades mundialmente conhecidas, como Lady Gaga e Selena Gomez, usaram a visibilidade que têm para falar sobre uma doença que atinge mais de 65 mil brasileiros: o lúpus.
Selena Gomez sofre de uma doença que não tem cura! I Celebridades I VIX Icons
Quais são os primeiros sinais de lúpus?
– queixas de febre sem ter infecção, emagrecimento e fraqueza são comuns quando a doença está ativa; – manifestações nos olhos, aumento do fígado, baço e gânglios também podem ocorrer em fase ativa da doença.
O Lúpus é uma doença autoimune, na qual o sistema imunitário, em vez de proteger, ataca o próprio organismo, como se fosse uma guerra civil. Pode afectar quase qualquer órgão ou sistema do corpo. O Lúpus é grave? O Lúpus é uma doença crónica e potencialmente incapacitante.
A artista refutou as especulações, assumiu ter feito aplicações de Botox e pediu para ser deixada em paz. Em um comentário no TikTok, a estrela de "Only Murders in the Building" expressou sua frustração com os rumores, afirmando: "Sinceramente, odeio isso. Eu tenho Botox. É isso.
A atriz explicou que sua medicação para o tratamento de lúpus, doença autoimune diagnosticada em 2013, favorece o ganho de peso. Contudo, isso não é um problema para a artista.
Os distúrbios do sistema musculoesquelético e do tecido conjuntivo foram mencionados como a causa subjacente de morte em 77,5% dos casos; também foram observadas doenças do sistema circulatório e infecciosas e parasitárias, embora em menor frequência.
Apesar de não ter cura, o lúpus tem tratamento continuado, que possibilita ao paciente levar uma vida normal. “Nos últimos anos houve muita evolução. Existem medicamentos mais eficientes no controle do desequilíbrio do sistema imunológico e muitas pesquisas em busca de remédios mais específicos”.
Quais as causas do Lúpus? A causa do lúpus não é totalmente conhecida, mas pode estar associada a fatores ambientais, genéticos, hormonais e infecciosos. A exposição solar excessiva também parece desencadear a doença em pessoas com predisposição genética, além do uso de determinados medicamentos e infecções virais.
A cantora e atriz tem falado abertamente sobre seus problemas de saúde, que além do lúpus incluem ser diagnosticada como bipolar. O lúpus é uma condição inflamatória crônica que faz com que o corpo ataque suas próprias células e tecidos saudáveis. Gomez revelou que tinha lúpus em 2015.
A cantora de 32 anos possui lúpus, doença autoimune inflamatória que afeta diversos tecidos, o que exigiu que fizesse um transplante de rim em 2017. Em 2022, no documentário Minha Mente e Eu, ela revelou também um diagnóstico de bipolaridade, acompanhado de crises de psicose.
Em 2015, Selena revelou que é portadora de lúpus, uma doença autoimune e sem cura. Parte do tratamento é fazer uso de medicamentos com corticoides, que tem como um dos efeitos colaterais causar inchaço tanto no rosto, quanto no corpo.
Selena Gomez teve um sentimento de alívio depois de ser diagnosticada com transtorno bipolar. Durante evento em Nova York, a cantora falou que se sentiu melhor ao receber o diagnóstico – pois assim passou a entender pelo que estava passando.
Outro complicador é que a atividade da doença (e o seu tratamento) aumentam o risco de infecções oportunistas. Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.
Mas com o tratamento e cuidados adequados, pessoas com lúpus podem estender o período de remissão (quando não há sintomas), controlar melhor as fases de atividade dos anticorpos e, assim, manter uma qualidade e expectativa de vida muito próximas das pessoas que não têm essa condição.
Lúpus tem cura? Não. O Lúpus não tem cura, mas tem controle. Para isso é fundamental que o tratamento seja realizado de forma correta, com acompanhamento regular com o reumatologista, uso das medicações prescritas, adoção de hábitos saudáveis, fotoproteção e evitar exposição solar.