O tratamento de água de poço artesiano com ferrugem funciona através de um processo de filtragem química com um reagente que oxidante, chamado cloro. O processo consiste em adicionar o cloro na água, fazendo com que a ferrugem se ligue aos íons de cloro e, então, seja filtrada.
O que é bom para acabar com ferrugem que dá na água do poço?
Uma opção eficaz é utilizar um filtro para água de poço artesiano com ferrugem. Esse tipo de filtro, também conhecido como filtro central, é capaz de reter a ferrugem, além de outros contaminantes como areia e cloro, assegurando assim a qualidade da água.
O tratamento de água com ferrugem é feito pela decantação. Depois é dado continuidade ao tratamento da água com ferrugem através da filtração, tornando a água adequada para o consumo, com os teores previstos pelo Ministério da Saúde (MS).
No caso de presença de ferro ou manganês, deve-se utilizar um filtro desferrizador. Esse filtro usa oxigênio dissolvido na água, o que causa a oxidação catalítica do ferro e do manganês. Esses óxidos, por sua vez, são totalmente eliminados com a água tratada.
No caso de haver ferrugem, a água ficará amarelada em razão de uma reação dos metais solúveis e o oxigênio, que podem ocorrer em um determinado tempo após o repouso e a precipitação, trazendo alterações visuais que são facilmente notáveis.
Acabe com o cheiro e ferrugem da água do poço rápido e barato
Por que a água fica enferrujada?
A ferrugem é um sinal de que a água do poço está contaminada com ferro. O ferro é um mineral que pode ser encontrado em rochas e solo, e pode se acumular na água do poço se não houver uma barreira adequada para impedir a sua entrada.
O cloro, sem dúvida, é o produto ideal para tratar água de poço artesiano que contribui eficientemente para esse processo. É recomendada a pastilha de tricloro sólido com 90% de cloro ativo. Considerado o mais eficaz oxidante microbiológico, o produto para tratar água de poço artesiano é comercializado por quilo.
A retirada do ferro da água é muito comum nas Estações de Tratamento de Água. O processo é conhecido como aeração e é relativamente simples - basta adicionar à água produtos coagulantes para que o mineral se transforme em floco e, assim, desça ao fundo do reservatório. Dessa forma, torna-se mais fácil removê-lo.
Não há evidências de que tomar banho com água ferruginosa possa causar danos à saúde. No entanto, a água com excesso de ferro pode manchar a pele, cabelos e roupas.
A ingestão regular e em grande quantidade de água com alto teor de ferro pode causar problemas de saúde, como dor abdominal, náusea, vômito e diarreia. Além disso, uma exposição crônica ao ferro pode levar a sobrecarga de ferro no corpo, o que pode levar a condições de saúde graves, como hemocromatose.
Use o suco de um limão para meia colher de chá de bicarbonato. Com um pincel, unte o objeto ou a área enferrujada e deixe agir por alguns minutos. Com uma esponja macia ou um pano multiuso, esfregue para remover a ferrugem.
O bicarbonato de sódio é outra opção para a remoção da ferrugem do metal. Preparar uma pasta com bicarbonato de sódio e água e aplicá-la na superfície enferrujada é o procedimento inicial. Deixar agir por alguns minutos e, em seguida, esfregar com uma escova ou esponja ajuda a eliminar a ferrugem.
Além da opção do filtro central, seja instalado junto ao poço artesiano ou na entrada da água da rua para a casa, há filtros menores que também podem ajudar no problema da água com ferrugem. Os produtos podem ser colocados na cozinha, junto ao chuveiro e até junto à lavadora de roupa.
Sem dúvida, a solução encontrada para esse problema é o Econox. O emprego do produto dispensa a necessidade de realizar a troca de tubulações. Esse método de como tirar ferrugem da água é altamente eficaz e possui excelente custo-benefício. Em poucos dias o problema da água ferruginosa é resolvido.
A água com gosto de ferrugem é imprópria para consumo e causa outros transtornos ao manchar roupas, pias e vasos sanitários, entupir filtros, chuveiros e válvulas solenoides das máquinas de lavar e engripar válvulas hydras, acarretando em grande desperdício de água.
O processo consiste em adicionar o cloro na água, fazendo com que a ferrugem se ligue aos íons de cloro e, então, seja filtrada. Após isso, a água passa por um processo de sedimentação e é tratada com aditivos químicos para remover qualquer cheiro ou sabor de cloro ainda presente.
Esse problema é causado pelo excesso de ferro na água. A abundância desse material causa manchas amareladas em pias e vasos, tinge tecidos, deixa um gosto metálico desagradável na água/alimentos e propicia incrustações que danificam as tubulações.
A Anvisa disponibiliza uma lista de laboratórios habilitados na Reblas (Rede Brasileira de Laboratórios Analíticas em Saúde). Se uma amostra de água é transparente, mas após descansar apresentar partículas vermelhas ou pretas, significa que há presença de ferro ou manganês dissolvidos na água.
Um método eficaz para o tratamento da água de Poço Caipira é a cloração, que consiste em adicionar solução de hipoclorito de sódio à água para gerar cloro residual livre, inativando microorganismos patogênicos. Equipamentos como bombas dosadoras e cloradores de pastilha são comumente utilizados nesse processo.
As cores podem variar de acordo com os componentes presentes, mas geralmente são: preto, marrom, vermelho, verde, azul e âmbar. A coloração amarelada ou marrom indica ferro na água. Se sólidos forem percebidos no fundo, e estiverem verdes ou azuis escuros, isso significa a presença de manganês ou cobre.
Não é recomendado beber água de poço sem tratamento adequado. A água do poço pode conter uma variedade de substâncias nocivas à saúde, como bactérias, vírus, parasitas, metais pesados, produtos químicos e nitratos. Além disso, a água de poço pode ser contaminada por esgoto, pesticidas, fertilizantes e outros poluentes.
Filtros de areia e carvão ativado são especialmente eficazes. Além disso, é possível utilizar clorador e ozônio para clarear águas de poço artesiano. No entanto, devemos mencionar que o tratamento adequado das águas subterrâneas, ricas em metais, é fundamental para garantir a qualidade da água para consumo humano.
Sim, é isso mesmo! Quando o quesito é dosador de cloro em pastilha para poço artesiano aqui com a Terra Consultoria e Análises Ambientais você poderá encontrar praticidade com profissionalismo.
Algumas etapas precisam ser seguidas para deixar o seu poço limpo: 1 – Primeiro, o conjunto de bombeamento é retirado do poço; 2 – Em seguida, um produto biodegradável que remove incrustações e limpa o poço é aplicado; 3 – Para que o produto funcione e “lave” o poço, é preciso movimentar a água dentro dele.