O tratamento da alergia ao esmalte é feito com remédios antialérgicos, e/ou com corticoides tópicos, que só devem ser usados se prescritos pelo médico. Este remédios podem ser usados na forma oral em comprimidos, ou na forma de pomada para aplicar diretamente na pele.
Existe tratamento? A boa notícia é que existe tratamento para alergia a esmalte, que costuma durar cerca de 3 semanas. O ideal é procurar um dermatologista ao observar qualquer sinal atípico, como os sintomas das reações alérgicas, para receber as prescrições adequadas.
O Esmalte Hipoalergênico Allergic Center 7FREE é um produto especial para pessoas alérgicas. Sua formulação é livre de tolueno, formaldeído e dibutiftalato. Por serem fabricadas com pigmentação importada para cosméticos hipoalergênicos, suas cores têm maior durabilidade e secagem mais rápida.
O tratamento da alergia ao esmalte é feito com remédios antialérgicos, e/ou com corticoides tópicos, que só devem ser usados se prescritos pelo médico. Este remédios podem ser usados na forma oral em comprimidos, ou na forma de pomada para aplicar diretamente na pele.
Especialistas da SBD afirmam que as reações alérgicas podem envolver o afrouxamento das unhas ou uma vermelhidão com coceira. No caso desse último sintoma, vale o alerta: ele não acontece apenas nas pontas dos dedos, mas em qualquer parte do corpo que tenha entrado em contato com as unhas.
Quando as lesões estão muito úmidas, geralmente na fase aguda, pode-se utilizar compressas úmidas, secativas ou antissépticas. Cremes ou pomadas de corticosteroides são utilizados para reduzir a inflamação da pele. É fundamental seguir atentamente as instruções ao usar esses produtos.
Alguns exemplos de pomadas ou cremes corticoides que o médico pode recomendar são a Berlison ou Hidrocorte, com hidrocortisona, Cortidex, com dexametasona, ou Esperson, com desoximetasona.
Pessoas que passaram recentemente por tratamentos contra o câncer também não são aconselhadas a fazer, em função da queda de pelos. O estúdio também não faz alongamento de cílios em quem já teve glaucoma e têm alergia a esmalte (porque elas tendem a ter alergia a cola do alongamento).
Os corticoides intranasais são considerados os medicamentos mais eficazes no controle dos sintomas da rinite alérgica, sendo bastante seguros com relação aos efeitos colaterais. Embora difiram quanto à potência e à propriedades químicas, de um modo geral, sua ação é bastante semelhante.
Em geral, esse tipo de alergia tem como agente catalisador os produtos químicos presentes na composição do esmalte, como o tolueno ou o formaldeído. Geralmente não há cura, mas existem formas de controlar as reações com produtos antialérgicos, adesivos para unha, entre outras opções disponíveis no mercado.
No caso dos esmaltes, a alergia pode ser desencadeada por qualquer uma das substâncias presentes em sua fórmula, mas, geralmente, o problema está relacionado a componentes como formaldeído e tolueno, que formam uma resina para acelerar a secagem.
As pessoas devem evitar ou se proteger de substâncias que causam a dermatite. O tratamento inclui a remoção da substância que está causando a dermatite, tomar medidas para aliviar a coceira, aplicar corticosteroides na pele e, às vezes, aplicar curativos.
A dermatite de contato pode apresentar uma variedade de sintomas, que podem variar de leves a graves. Os sintomas geralmente aparecem em algumas horas ou dias após o contato com a substância irritante, ou alérgeno e podem durar de algumas horas a várias semanas.
Qual o melhor antialérgico para dermatite de contato?
As pomadas ou loções com anti-histamínicos ou com corticoides são os mais indicados para o tratamento desse tipo de alergia, sendo a hidrocortisona a mais indicada para o rosto.
Para evitar irritação na pele ao redor da unha, pode-se misturar 2 gotas do óleo essencial de cravo da índia com 1 colher (de sopa) de um óleo carreador, como óleo de coco, óleo de amêndoas ou óleo de jojoba, por exemplo.
Pomadas. Em casos mais leves de psoríase ungueal, podem ser indicados alguns tipos de pomadas que contêm substâncias como vitamina A, vitamina D, corticoides e imunossupressores. Essas pomadas devem ser indicadas pelo dermatologista e agem reduzindo a inflamação e ajudando na restauração do formato da unha.
Esmaltes hipoalergênicos são formulados para minimizar o risco de causar alergias ou irritações na pele das pessoas. Eles são especialmente importantes para aquelas com sensibilidades ou alergias cutâneas, como dermatite de contato, eczema ou outras condições similares.