Qual era a preocupação de Piaget?
Como decorrência, ocorre em Piaget a preocupação com estudos de formação conceitual, e não com os de obtenção conceitual. Precisamente este ponto distingue as contribuições que procedem da Escola de Géneve das que compõem o trabalho de Bruner.Como era a educação infantil proposta por Jean Piaget?
Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.Como é o desenvolvimento infantil para Piaget?
O desenvolvimento da criança na visão de Piaget implica mudanças dos esquemas de interpretação da realidade conhecida. Essas mudanças não é fruto de uma simples leitura da realidade e nem pura cópia da experiência.Qual a importância de Piaget no processo da educação?
A teoria de Piaget teve uma grande influência na maneira de pensar a educação, servindo de contraponto aos métodos do século XIX. Ele conseguiu demonstrar que as crianças têm um aprendizado limitado e, portanto, não podem ser instruídas sobre um conteúdo que não são capazes de assimilar.A Teoria da aprendizagem de Piaget (resumo)
Qual a principal preocupação de Jean Piaget em relação à infância?
Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.Qual é a teoria que Piaget defende?
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?
Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil de acordo com Piaget?
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais. Sendo o primeiro o Sensório motor. O primeiro dos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo é o estágio sensório- motor.Quais são os marcos do desenvolvimento infantil segundo Piaget?
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.O que Piaget diz sobre o brincar?
Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.Quais são os 3 três processos que, segundo Piaget, constituem a aprendizagem?
A partir disso (Piaget, 1994, p. 23-24), apresentando três períodos principais, são eles: (1) Anomia; (2) Heterônoma; e (3) Autonomia.Quais as consequências para a educação segundo Piaget?
Piaget enfatizou a importância da aprendizagem ativa, na qual os alunos constroem ativamente o conhecimento por meio de interações com o ambiente. Isso influenciou práticas pedagógicas que encorajam a exploração, a resolução de problemas e a experimentação.Qual o foco da teoria de Piaget?
Tinha como objetivo estudar a evolução do pensamento da infância até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.São características do pensamento infantil de acordo com Piaget?
Pensamento infantil as criançasPara Piaget, o desenvolvimento humano passa por quatro estágios: o estágio sensório-motor (0-2 anos), o estágio pré-operatório (2-7 anos), o estágio das operações concretas (7-11 anos) e o estágio das operações formais (11 anos em diante).