Para eliminar pernilongos, adote medidas simples. Evite água parada, instale telas em janelas e portas. Use repelentes elétricos ou de tomada, velas de citronela ou armadilhas com vinagre de maçã e detergente.
O que é bom para acabar com os pernilongos dentro de casa?
Instale uma armadilha caseira
São aparelhos eletrônicos que atraem e capturam os insetos dentro, matando-os. Mas é possível fazer uma armadilha em casa. Basta pegar um recipiente e colocar um pouco de vinagre de maçã. Adicione uma colher de sopa de açúcar e algumas gotas de detergente.
“Aromas cítricos fortes ajudam a combater a infestação”, argumenta Richard. “Spray com aroma de tangerina ou limão, além de capim santo e erva-cidreira, são ótimas opções”. “O óleo de citronela também é bom contra o mosquito e é uma das ações mais eficazes.
Entre as opções mais populares de repelente caseiro para mosquitos estão óleos de plantas como citronela, lavanda ou melaleuca. Também é bastante disseminada a ideia de que o vinagre de maçã, o limão com cravo e a ingestão de vitaminas do complexo B podem ajudar a evitar a picada do Aedes aegypti.
Barreira invisível: Plante citronela, manjericão, sálvia ou capim-limão e mantenha os vasos próximos à janela. O aroma exalado por essas plantas tende a criar uma barreira que impede a entrada de pernilongos.
5 dicas para espantar mosquitos e pernilongos de casa:
Em um balde ou pote de vidro, misture vinagre de maça e algumas gotas de detergente e coloque o recipiente embaixo da lâmpada, de modo que a luz reflita no líquido. O cheiro da mistura atrairá os insetos, que mergulharão como verdadeiros kamikazes na armadilha.
O aroma do alecrim pode ser muito agradável para as pessoas, mas não muito para os mosquitos. Por isso, essa é uma das plantas que são repelentes naturais de insetos. Ter essa planta em casa não só protege sua família como também pode servir de tempero em diversos pratos culinários.
A nossa própria respiração é o maior atrativo para os mosquitos. Outros fatores também contribuem, como: álcool, suor, tipo sanguíneo, gestação e genética. Algumas barreiras podem ajudar a acabar com os pernilongos; ventiladores e telas são exemplos clássicos.
Para eliminar pernilongos, adote medidas simples. Evite água parada, instale telas em janelas e portas. Use repelentes elétricos ou de tomada, velas de citronela ou armadilhas com vinagre de maçã e detergente.
Verifique toda a área externa da sua casa, como o jardim, pratinhos de vasos de plantas, depressões no chão que possam formar poças e ralos. Faça um check-in também dentro de casa.
Depois de seco, o pó deve ser colocado em um prato, em cima de uma folha de papel alumínio. Em seguida, é preciso colocar fogo na borra do café e deixar queimar metade do material. A chama deve ser apagada assim que metade da borra estiver queimada. Assim, a fumaça gerada afastará os mosquitos na área.
Qual o melhor repelente natural contra pernilongos?
Silvana ainda afirma que é possível investir em plantas que afastam os insetos, como arruda, jasmim, lavanda, hortelã, alecrim, citronela, poejo, capim-limão e erva-cidreira. Várias plantas podem ser compradas nas grandes redes de supermercado, alguns têm sessões exclusivas de plantas e jardins.
Usando como exemplos a citronela, a andiroba, o alho e as vitaminas do Complexo B, ele explicou: "Todas essas receitas são repelentes, em maior ou menor intensidade. Se for para afastar os pernilongos comuns, do gênero Culex, até funcionam por um tempo, mas não atuam contra os mosquitos Aedes e Anopheles".
O óleo essencial de Lavanda pode ser usado como repelente de insetos. Ele também possui qualidades analgésicas, antifúngicas e antissépticas; portanto, além de prevenir picadas de mosquitos, pode acalmar e suavizar a pele. Evite contato com os olhos, ouvidos e áreas sensíveis.
A vitamina B1, assim como o alho, altera o odor do corpo, afastando os mosquitos. É possível comer alimentos ricos nessa vitamina, como levedo de cerveja e castanha-do-pará ou tomar um suplemento vitamínico de B1 que se compra na farmácia.
Como fazer um veneno caseiro para matar pernilongo?
Alguns inseticidas naturais, como o inseticida de cravinho, o inseticida com vinagre ou o inseticida de canela e detergente, são uma boa forma de manter os mosquitos e pernilongos afastados.
2. Tipo sanguíneo. Pessoas com tipo sanguíneo “O” atraem duas vezes mais mosquitos do que pessoas com outros tipos sanguíneos, seja positivo ou negativo, de acordo com Camila Hoffman, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Esse fator foi estudado em uma pesquisa publicada no Journal of Medical Entomology.
As mais conhecidas são a citronela, a lavanda, o manjericão, a erva-cidreira, a cânfora, a hortelã e o crisântemo. Além de úteis e belas, algumas são excepcionalmente eficientes para afastar mosquitos, pernilongos, formigas, pulgas, carrapatos e até baratas.
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.