Como acabar com tatuzinho de jardim dentro de casa?
Evite tatuzinhos em seu imóvel Não deixe acumular folhas mortas no chão; Não deixe o ambiente úmido ou com água empoçada; Deixe seu solo bem drenado para evitar acúmulo de água; Em seu jardim ou plantação, plante plantas como hortelãs, alecrins ou lavandas que os tatuzinhos não gostam.
No controle químico, a isca seca de farelo de trigo em mistura com Carbaril a 7,5 % é o tratamento mais eficaz no controle desses animais. Pode-se utilizar, também, 450 g de farelo de trigo com 5 g de Triclorfon ou igual quantidade de Diazinom 40 PM.
Ainda de acordo com a especialista, estes pequenos crustáceos costumam aparecer em lugares com muita umidade e ao abrigo da luz do sol. “Seus espaços preferidos são debaixo de pedras, troncos ou de vasos de plantas. Além disso, eles costumam surgir em grupo.
O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento.
Portanto, os tatuzinhos ajudam na reciclagem da matéria orgânica. Os tatuzinhos podem servir de alimento para alguns animais, como aranhas e pássaros. As folhas secas que caem no solo servem, não apenas como alimento, mas também como abrigo. Além disso, eles também podem se esconder embaixo de pedras e tocos ocos.
Podem se alimentar de orquidáceas, roendo as raízes e os brotos; de pimentões, cortando as plantas na base; de tomate, feijoeiro, ervilha e outras hortaliças. As únicas espécies que podem apresentar danos à agricultura são: Armadillidium vulgare, Porcellio laevis, Porcellionides pruinosus e Benthana picta.
A reprodução é sexuada, onde o macho pressiona seu ladro ventral contra um lado da fêmea e injeta os espermatozoides em um dos gonóporos da fêmea utilizando um pleópode vibratório, e repetindo o processo do outro lado.
O tatuzinho-de-jardim é um grande necrófago de matéria em decomposição nos solos. Isto deve-se ao fato de o seu intestino abrigar uma série de micróbios que ajudam a digerir a matéria orgânica em decomposição, libertando no solo nitritos, fosfatos e outros nutrientes vitais para o bom crescimento das plantas.
O Tatu-Bola tem hábitos noturnos e alimenta-se de cupins, pequenos invertebrados e frutos. Enquanto dura o período de reprodução da espécie, uma mesma fêmea pode ser acompanhada por mais de um macho.
Não acumular lixo após limpeza dos jardins (folhas, arvoredo, paus e pedras). Isolar frestas em portas, janelas e muros, impedindo a entrada de centopeias, principalmente ao anoitecer. Evitar existência de buracos em tijolos servem de locais de abrigo para as centopeias.
Qual a diferença do tatu-bola para o tatu de jardim?
O tatu-bola também tem a habilidade de se enrolar. Ao contrário do tatuzinho-de-jardim, ele faz isso só como proteção contra os predadores. Quando sente-se ameaçado, transforma seu corpo em uma bola de armadura quase indestrutível.
Ele simboliza a proteção do nosso Espaço Sagrado, a necessidade de elevarmos um poderoso escudo energético para nos protegermos de interferências nocivas e relações tóxicas. O Tatu jamais se permite invadir. Ele demarca claramente os seus limites e toma todas as precauções necessárias para preservar a sua integridade.
Os tatu-bolinhas desempenham um papel muito importante, devolvendo matéria orgânica ao solo para que ele possa ser digerido por fungos, protozoários e bactérias. Os tatuzinhos aceleram o processo de decomposição.
O macho tem 13,6 mm de comprimento por 6,4 mm de largura, e a fêmea, 15,1 mm por 7,3 mm. Ao nascer, os filhotes apresentam um par de pernas a menos do que os adultos, que surge posteriormente. É característica da espécie Armadillidium vulgare o corpo convexo e cinza-escuro.
Como saber se o tatuzinho-de-jardim é macho ou fêmea?
A determinação do sexo de um tatuzinho-de-jardim pode ser feita, em campo, pela observação de seu tamanho. O macho possui cerca de 13,6 mm de comprimento por 6,4 mm de largura, enquanto a fêmea possui 15,1 mm por 7,3 mm.
A mamãe tatu- bolinha carrega os ovos numa bolsa em sua barriguinha. Mas não somos parentes de gambá e canguru não, viu? Quando saem dos ovos (até 100 deles), são branquinhos e com menos de 1 mm, e pulam para longe da mamãe.
Conheça mais sobre o tatu-bola, um mamífero encontrado na Caatinga e Cerrado brasileiro. A mascote da Copa do Mundo de 2014 é o tatu-bola, uma espécie de mamífero encontrada nas regiões de Caatinga e Cerrado do Brasil.
geralmente não causa problemas em nossas plantas. porém em excesso podem ser prejudiciais. uma vez que passam a comer raízes. folhas jovens e alguns brotos.
O corpo do Tatuzinho de Jardim é segmentado, com uma carapaça dorsal que protege a maior parte do corpo. O tamanho médio do tatuzinho adulto é de cerca de 1,5 cm de comprimento e 1 cm de largura, embora alguns indivíduos possam atingir um tamanho maior.