O tratamento da periodontite pode ser feito com o uso de antibióticos, técnicas de curetagem ou aplanamento da raiz, ou até cirurgia, o que varia de acordo com o estágio da doença, ou seja, se está na fase inicial ou avançada.
O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas.
Para casos de doença periodontal como a periodontite, a amoxicilina tem sido o medicamento mais indicado. Mas sempre você deve seguir a orientação do(a) dentista. Isso porque antibióticos sistêmicos como esse são usados para diminuir ou interromper a progressão da periodontite, sendo muito eficazes nos tratamentos.
A técnica de curetagem ou limpeza profunda, é feita no consultório odontológico e tem como finalidade remover as bactérias e o tártaro acumulado nos dentes e na parte interna das gengivas. Com isso, é possível evitar que a condição piore e danifique significativamente os ossos que servem de suporte aos dentes.
Sim, porém o tratamento precisa ser realizado em consultório por um(a) dentista, o qual poderá estabilizar o avanço da doença, evitando a perda óssea dos dentes.
DOENÇA PERIODONTAL: SINAIS E TRATAMENTOS (com Dr. Pedro Albertoni)
Como endurecer um dente com periodontite?
Geralmente, o tratamento para a doença periodontal consiste na raspagem e no alisamento radicular, que envolve a remoção de toda a placa bacteriana e do cálculo acumulado na coroa (parte que enxergamos) e na raiz dos dentes.
A periodontite tem cura, porém os danos que ela causa são irreversíveis. Nesse caso, se ocorrer perda óssea ou o rompimento dos ligamentos periodontais, não será possível a recuperação deles. A forma mais efetiva de evitar qualquer tipo de dano permanente da periodontite, é o diagnóstico precoce.
As gengivas não podem voltar a crescer naturalmente. No entanto, a recessão adicional das gengivas é evitável, e a cirurgia pode restaurar alguns tecidos.
Existem inúmeras espécies bacterianas que podem estar presentes nas bolsas periodontais e somente a limpeza profissional da cavidade bucal, com raspagem e aplainamento radicular pode corrigir essa condição.
A recuperação pode levar algumas semanas, durante as quais o paciente deve seguir cuidados especiais. Enxertos ósseos e regeneração tecidual guiada: usados para regenerar os tecidos destruídos pela periodontite avançada. O planejamento e a execução desses procedimentos podem se estender por vários meses.
É preciso ressaltar que a perda óssea e a retração da gengiva são consequências de periodontite avançada, e não podem ser recuperadas mesmo após o tratamento, isto é, quando a infecção e os sinais são eliminados. Saiba que, em algumas situações de periodontite avançada, pode ser necessário realizar cirurgia gengival.
Babosa. A babosa (ou aloe vera, como também é conhecida) tem ação cicatrizante e bactericida e é reconhecida como um complemento no tratamento periodontal, segundo o estudo O uso do aloe vera como coadjuvante no tratamento periodontal. Ou seja, duas características positivas para o alívio da gengiva inflamada.
Dessa forma, podemos concluir que o chá verde é eficaz como terapia coadjuvante no tratamento e controle da periodontite. Quando associado à raspagem e ao alisamento radicular e como colutório oral, apresentam-se resultados mais satisfatórios que na forma de ingestão oral.
A clorexidina no enxaguante é um antisséptico químico. Ele tem ação antibacteriana, e é muito usado para tratar estágios iniciais de problemas na gengiva, como a gengivite ou a periodontite.
Qual é a melhor pasta de dente para quem tem periodontite?
A dica de melhor creme dental para problemas de gengiva fica por conta da pasta de dente Colgate Periogard, que traz fórmula avançada de ação antibacteriana, ajudando a prevenir placa, gengivite e sangramento da gengiva* infecções e sangramentos.
Essa é uma das perguntas mais feitas na internet, mas a partir do momento que a gengiva estiver danificada devido a, por exemplo, periodontite (que como citado anteriormente, é a forma mais grave de doença gengival) não é possível que as gengivas retraídas voltem a crescer.
A retratação pode ser tratada por meio de plásticas gengivais, fazendo enxertos no local onde falta tecido. Além disso, pode ser utilizada uma lente ou faceta para proteger a raiz do dente, evitando contato com o meio externo. Em alguns casos, uma proteção com aplicação de resina pode ajudar.
A retração gengival não tem reversão de forma natural, deixando que a gengiva se recupere e cubra o dente corretamente. Entretanto, existe tratamento, e a correção pode ser feita por meio de um enxerto gengival, da aplicação de resina ou do uso de facetas e lentes de contato.
O tratamento da periodontite agressiva é realizado, essencialmente, através da remoção da placa bacteriana e tártaros inseridos junto aos dentes. Realizado por curetagem das raízes dentárias, após anestesia, podem ser necessárias várias consultas de raspagem quando existem muitos dentes atingidos pela doença.
Quanto tempo leva para um dente com periodontite cair?
Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.
Ad-Muc® é uma pomada fitoterápica, indicada para o tratamento das gengivas e da mucosa oral, como no caso de aftas, gengivites, estomatites e feridas localizadas na boca, inclusive aquelas causadas por aparelhos ortodônticos. Possui tripla ação: anti-inflamatória, efeito antibacteriano e poder regenerativo.