Se a dentadura estiver muito frouxa, pode ser necessário ajustá-la para garantir um ajuste adequado. Isso geralmente envolve uma visita ao dentista, que pode fazer os ajustes necessários para garantir que a dentadura se encaixe adequadamente na boca. Um dentista também pode recomendar uma nova dentadura, se necessário.
Ao remover a prótese inferior, coloque o polegar e os dedos de cada lado da prótese e balance-os suavemente, puxando a prótese para soltá-la. A prática leva à perfeição, então você logo descobrirá como remover próteses dentárias com facilidade e segurança. Você também deve seguir os conselhos dados pelo seu dentista.
Se esse tipo de prótese apresentar problemas de retenção, é recomendado o uso de fixador de dentadura. Também é indicado o uso de fixador quando a prótese inferior tem o rebordo pouco retentivo. Geralmente, pessoas que não podem fazer cirurgia precisam colocar implantes que servem de encaixe de dentaduras.
Um creme fixador que proporciona uma fixação durante o dia todo*, juntamente com um sabor de menta para manter o frescor na boca. Como uma alternativa ao creme, o pó para prótese dentária oferece fixação durante o dia todo* de maneira conveniente.
Quando uma dentadura quebra, existem várias opções de conserto que vão depender da extensão do dano. A colagem com resina acrílica é uma solução comum e eficiente para pequenas fraturas ou rachaduras.
As suas próteses dentárias podem ficar frouxas por vários motivos, muitos dos quais são perfeitamente normais. O motivo mais comum para próteses dentárias frouxas é um processo conhecido como reabsorção óssea, em que as gengivas começam a encolher porque não precisam mais segurar os dentes no lugar.
A dentadura vai devolver o osso (que é essa parte de gengiva) e vai devolver o dente, porque olha como fica de uma pessoa que perdeu o dente. A pessoa que perdeu os dentes em cima e embaixo fica com aspecto de boca murcha.
O que fazer quando a prótese está folgada na boca?
Se a dentadura estiver muito frouxa, pode ser necessário ajustá-la para garantir um ajuste adequado. Isso geralmente envolve uma visita ao dentista, que pode fazer os ajustes necessários para garantir que a dentadura se encaixe adequadamente na boca. Um dentista também pode recomendar uma nova dentadura, se necessário.
Na primeira semana, você deve usar a prótese o tempo todo, exceto quando estiver dormindo ou quando precisar limpá-las após as refeições. Sua prótese pode ser confortável, mas não há melhor momento para descansar a boca do que quando você está dormindo.
Se você sentir algum desconforto ou notar que sua dentadura não está encaixando bem, o melhor a fazer é procurar um profissional. Os dentistas conseguem identificar com facilidade o que há de errado e fazer os consertos necessários.
Além disso, à noite, o organismo diminui a produção de saliva e, a prótese precisa estar sempre molhada para não perder seu formato adequado. Então, antes de ir para a cama, coloque a dentadura em um recipiente com água ou em uma solução específica indicada pelo dentista.
Os pacientes que usam próteses dentárias alegam diferentes razões para dormir sem tirar a dentadura: preguiça, vergonha e comodidade são as primeiras da lista. No entanto, segundo estudos recentes, o uso de prótese durante o sono duplica o risco de pneumonia em pessoas idosas.
As colas para dentaduras funcionam bem para o seu fim, pois geralmente contêm uma combinação de ingredientes adesivos, como polímeros sintéticos, resinas e ceras. Quando aplicada na dentadura, a cola forma uma camada adesiva que se liga à gengiva e à mucosa oral, mantendo a dentadura no lugar.
Deverá tentar usar uma pressão uniforme para soltar a prótese. Ao remover a sua prótese inferior, coloque o polegar e os dedos em ambos os lados da prótese e abane delicadamente, puxando as prótese para as soltar.
O descanso diário no uso de próteses dentárias, de pelo menos 8 horas, diminui o risco para o aparecimento de gengivas machucadas por prótese dentária. Gengivas e mucosas em contato com bases de dentaduras e pontes necessitam de descanso descompressivo.
O que usar quando a prótese dentária está machucando?
Momentaneamente pode ser usado um anestésico tópico (lidocaína gel) para uso em mucosa bucal. Ajuda até sua consulta com o profissional que fez a prótese. O correto é que haja o ajuste correto da prótese. Caso persista alguma úlcera por compressão da prótese, costumo indicar Omcilon-A Orabase.
Pode parecer clichê, mas o melhor lugar para colocar suas próteses durante a noite é em um copo com água limpa. Isso impede que a dentadura fique empenada e perca seu formato original, o que pode causar desconforto na hora de usar.
Não deve ser usado creme dental convencional (de qualquer tipo) que, por ter uma certa abrasividade pode causar imperfeições na superfície da prótese (retenções) acumulando microorganismos que levam a mau cheiro, opacidade e manchamento das próteses.
Ao identificar qualquer sinal de deslocamento da prótese, é crucial buscar imediatamente a orientação de um cirurgião plástico especializado em prótese de silicone. Somente um profissional qualificado poderá realizar uma avaliação precisa da situação e determinar o melhor curso de ação.
Existem vários métodos para reparar uma dentadura quebrada. Se a quebra for leve, o dentista pode usar uma resina acrílica para unir as partes quebradas – e esse processo pode ser concluído em uma única visita ao consultório.
Por que a dentadura tem que ficar no copo com água?
No entanto, é preciso que você mantenha a prótese em uma solução de imersão ou em um copo com água limpa quando não estiver usando. Isso porque ela pode perder seu formato caso não esteja sempre úmida. Mas lembre-se, nunca utilize água quente, para que o material não sofra com deformações.
KIN Oro extraforte é um creme especialmente formulado para fixar de forma firme, segura e duradoura as próteses dentárias, proporcionando segurança e conforto a quem usa prótese.