A tatuagem é uma “ferida aberta”, então é normal que ela fique irritada, principalmente avermelhada ao redor do desenho. Se você está sentindo uma certa ardência ou dor no local, para aliviar um pouco esse incômodo, a dica é borrifar água termal, rica em Selênio, à vontade.
Quanto tempo leva para uma tatuagem parar de doer?
— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.
Caso você perceba esses problemas que falamos anteriormente, é importante aprender a como cuidar de tatuagem inflamada. O primeiro passo é fazer uma higienização completa da região afetada. Use um sabonete específico para tatuagem e lave bem. Caso continue, procure um médico para orientações.
Na primeira semana após a tatuagem, é normal a região apresentar vermelhidão. Além disso, ela pode ficar um pouco dolorida e inchada. Isso acontece porque o processo agride a pele, que tenta se proteger naturalmente. Por isso, os cuidados pós-tatuagem são importantes para minimizar essa inflamação.
No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.
Medicamentos como Aspirina e outros anti-inflamatórios devem ser evitados durante 24 horas antes da realização da tatuagem. Eles afetam a coagulação e o processo de inflamação natural do corpo, aumentando o sangramento. Isto dificulta o trabalho do tatuador e faz com que a tatuagem demore mais tempo a ser realizada.
Uma solução para a coceira é passar gelo em cima do desenho (com um pano limpo, claro). Ao expor a pele ao sol, você vai gerar uma queimadura – mesmo que leve – na área tatuada. O sol lesiona a pele e cria um processo inflamatório na tatuagem.
"A tinta da tatuagem é injetada na derme, onde estão localizados os nervos, responsáveis pela dor. As tatuagens não saem porque a camada intermediária da pele está protegida pela epiderme", explica.
Qual remédio tomar para não sentir dor na tatuagem?
A lidocaína é uma substância ativa de anestésico local, usada para alívio da dor em procedimentos médicos e dermatológicos. O uso deve acontecer apenas sob prescrição médica que indique a quantidade exata. O cálculo é feito com base no peso da pessoa e na área a ser aplicada, segundo especialistas ouvidos pelo g1.
Não coce ou arranhe a área tatuada, mesmo que haja coceira, para evitar possíveis infecções e danos à tatuagem em processo de cicatrização. Evite nadar em piscinas, mar ou qualquer outro corpo de água durante os primeiros dias após fazer a tatuagem, pois a água pode conter bactérias que aumentam o risco de infecção.
14. O que se compara com a dor de tatuagem? A dor da tatuagem é única para cada pessoa e pode variar dependendo da localização e do tamanho da tatuagem. Algumas pessoas a comparam com uma queimadura de sol ou uma picada de inseto.
O tratamento de infecção na tatuagem depende da avaliação médica para determinar qual o tipo de problema. No caso de bactérias, por exemplo, recomenda-se o uso de antibióticos, enquanto os fungicidas são indicados para combater fungos.
Por isso, o filme deve permanecer no máximo oito horas cobrindo o local. Sua retirada é importante para que a pele possa respirar e eliminar as substâncias. Em casos especiais, que serão indicados pelo profissional, o plástico filme pode permanecer mais tempo, mas precisa ser trocado de duas a três vezes por dia.
✨ Creme hidratante: Mantenha a área da tatuagem bem hidratada com cremes, aplicando hidratante pelo menos duas vezes ao dia. No dia anterior à sessão, aplique o hidratante, cubra com filme plástico e durma assim. Isso garante que sua pele esteja macia, tornando a aplicação mais suave e menos doloroso.
A primeira tatuagem é fundamental para saber o nível de dor de cada pessoa. Algumas possuem mais sensibilidade e sentirão mais dores do que outras, já que o nível de dor varia de corpo para corpo. Porém, algumas regiões são vistas como “mais tranquilas” e podem causar menos incômodo.
Sendo assim, regiões de pele menos espessa e/ou próximas a proeminências ósseas, como a das costelas, cotovelos, axilas, pés, mãos, tornozelos e joelhos costumam ser mais dolorosas e sensíveis.
Veja com o(a) tatuador(a) o período em que a tatuagem não deve ser molhada, e evite lavar a pele tatuada durante esse tempo. Passado esse prazo, um cuidado com tatuagem no banho que você precisa ter é com a temperatura. Um banho quentinho é tudo de bom, né? Mas a água quente resseca a pele e dificulta a cicatrização.
Tem como acelerar o processo de cicatrização da tatuagem? Para acelerar o processo de cicatrização, tenha uma alimentação equilibrada, limpe e hidrate diariamente, evite a exposição ao sol, aplique protetor solar, beba bastante água e evite banhos quentes.
Tudo que entra em contato com a sua tatuagem durante o processo de cicatrização deve estar limpo: mãos, toalhas, roupas, lençóis, etc. Não coce a sua tatuagem! Você correrá o risco de arrancar as crostas e deixar cicatrizes. Evite nadar (banhos, banhos de mar, piscina, mas também evite saunas e spas).
Principalmente, as ruins, presentes nos ultraprocessados como salgadinhos e macarrão instantâneo e nas frituras. O mesmo vale para as comidas de fast food, como hambúrguer e batata frita, além de doces industrializados como biscoitos recheados, balas, bolos de preparo fácil e barras de chocolate.
Bisabolol. A pomada para tatuagem contendo bisabolol, glicerina e dexpantenol ajuda a hidratar profundamente a pele tatuada, formando uma barreira de proteção na pele, e favorecendo a regeneração celular. Além disso, essa pomada também tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes para a pele.
Evitar alimentos que prejudicam a cicatrização, como carne de porco, frituras e embutidos. Confira uma lista dos alimentos que deve evitar depois de fazer tatuagem; Não usar roupa muito apertada, pois evita a respiração da pele e também pode acabar puxando as casquinhas de pele que ajudam na cicatrização.