Evitar atividades que causam dor, realizar fisioterapia apropriada com as medicações orais e bloqueios seletivos da raiz nervosa ou injeções epidurais de esteroides na área de irritação e inflamação garantem o bom resultado do tratamento.
Passar uma pomada anti-inflamatória, como a pomada de diclofenaco dietilamônio ou salicilato de metila, é uma boa opção de tratamento caseiro para o ciático, pois ajuda a tratar a dor e a diminuir a inflamação no nervo e pode ser usada de 3 a 4 vezes por dia, massageando levemente a pele para absorver a pomada.
Colocar compressas mornas na região da dor; Fazer alongamentos ao longo do dia; Usar medicamentos anti-inflamatórios sob orientação médica; Realizar sessões de fisioterapia.
Dor no Nervo Ciático - Como aliviar o nervo de vez!
O que faz embolar os nervos?
A compressão de nervos ou medula espinhal (na coluna cervical, torácica ou lombar) pode vir de várias causas: hérnia de disco, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma.
É importante entender que os nervos se regeneram a uma taxa muito lenta, cerca de um milímetro por dia. Portanto, a recuperação é um processo longo e gradual, que geralmente leva vários meses a um ano. Geralmente utilizamos imobilização nas primeiras semanas, dependendo do tipo de lesão e da localização.
Recomenda-se aplicar o gelo por 20 minutos, várias vezes ao dia, sempre protegendo a pele com uma toalha. O uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno, também pode ser eficaz. Esses medicamentos ajudam a reduzir a inflamação e proporcionar alívio da dor.
O tempo de recuperação do nervo ciático pode variar de quatro a seis semanas para casos leves a moderados de inflamação, mas pode estender-se por vários meses a um ano para casos mais graves ou crônicos.
A fisioterapia é frequentemente uma das primeiras recomendações para tratar o pinçamento na coluna. O fisioterapeuta pode utilizar técnicas como exercícios de fortalecimento e mobilidade, terapia manual e modalidades de tratamento como ultrassom ou estimulação elétrica para aliviar a pressão no nervo afetado.
Quanto tempo dura a crise de nervo ciático inflamado? O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.
Aplicação de calor: Experimente aplicar uma compressa quente ou uma bolsa de água quente na região afetada para relaxar os músculos e aliviar a dor. Aplique o calor ou fr por cerca de 15 a 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia; Faça as sessões de fisioterapia indicadas.
Também chamada de neurotização, é uma cirurgia em que um nervo que está funcionante (que chamamos de nervo doador) é destinado a restabelecer a função de um nervo lesado, ou seja, o nervo doador muda de função. A técnica pode ser usada tanto para ganho de função motora quanto para recuperação sensitiva.
A mais utilizada e indicada por nós é a recolocação do nervo anterior à articulação do cotovelo e o seu posicionamento intramuscular. Essa técnica estabiliza o nervo, o protege de trauma e aumenta a sua vascularização sanguínea. A simples liberação do nervo, em alguns casos, pode não melhorar completamente os sintomas.
A regeneração do nervo é bem demorada, mas existem atividades e exercícios que estimulam essa recuperação. O uso de diferentes estímulos sobre a parte anestesiada faz com que o nervo se recupere mais rápido.
Deixe a compressa gelada por 20 minutos e repita várias vezes ao dia. As compressas quentes também são eficazes para aliviar a dor. Elas podem ser feitas com bolsas de água quente ou aplicações de panos quentes por cerca de 20 minutos. Banhos quentes também podem ajudar a aliviar a dor no nervo ciático.
O uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, pode ser eficaz para reduzir tanto a dor quanto a inflamação. É importante ressaltar que a automedicação deve ser evitada e a consulta médica é recomendada para uma prescrição adequada.
Fraqueza Muscular: Fraqueza nos músculos da perna ou pé, dificultando movimentos. Dor Agravada por Movimentos Específicos: Dor que piora ao sentar, espirrar, tossir ou durante movimentos bruscos. Dificuldade em Ficar de Pé: Sensação de choque elétrico que dificulta permanecer de pé ou caminhar.
Aspirina, ibuprofeno e naproxeno são alguns exemplos. Em geral, esses medicamentos são usados para tratar dor leve a moderada. Os AINEs não só aliviam a dor como também podem reduzir a inflamação que muitas vezes acompanha e agrava a dor. AINEs são frequentemente tomados por via oral.
Exame físico: o teste é conhecido como Lasègue, ele é bastante sensível e consegue detectar a dor quando houver compressão do nervo. Além disso, é um teste muito fácil de fazer, pois basta deitar o paciente com a perna estendida para causar uma dor forte que vai refletir até o pé.
Para realizar um tratamento de autocuidado para a ciática, você pode: Aplicar gelo e/ou compressas quentes. Primeiro, use compressas de gelo para reduzir a dor e o inchaço. Aplique compressas de gelo ou um saco de legumes congelados enrolados em uma toalha na área afetada.
Normalmente, a compressão de um nervo ocorre por alterações anatômicas na região (como na síndrome do túnel do carpo e síndrome do túnel cubital/ulnar ou na hérnia de disco da coluna), encurtamentos musculares, traumas ou lesões repetitivas.