Sentado com as costas eretas, coloque as mãos atrás da cabeça e leve o queixo em direção ao peito. Sinta alongar os músculos de trás do pescoço e do começo da coluna. Fique por 20 segundos nesta posição e depois eleve o queixo em direção ao teto e segure por mais 20 segundos. Repita 3 vezes o movimento.
Mova os braços para trás expirando e levantando o peito enquanto curva as costas e pescoço para trás, suavemente, sem forçar o movimento. Se você estiver usando um rolo de espuma, posicione-o sob a coluna torácica. Permita que sua cabeça e seu bumbum se acomodem lateralmente.
Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Inspire novamente e retorne a posição inicial soltando o ar novamente pela boca.
Alongamento para Coluna Torácica - Explicando o Exercício
Como fazer alongamento na coluna torácica?
Sentado com as costas eretas, coloque as mãos atrás da cabeça e leve o queixo em direção ao peito. Sinta alongar os músculos de trás do pescoço e do começo da coluna. Fique por 20 segundos nesta posição e depois eleve o queixo em direção ao teto e segure por mais 20 segundos. Repita 3 vezes o movimento.
Os problemas da coluna torácica se manifestam com dores localizadas na própria coluna torácica. Essas dores ou desconfortos podem irradiar-se para os ombros, omoplatas, peito, costelas, nuca, além de desencadearem pontadas no peito e tórax.
Quais são os sintomas da coluna torácica inflamada?
Um dos sintomas mais comuns é a dor, que pode ser aguda ou crônica, frequentemente sentida nas costas ou no pescoço. A dor pode se agravar com o movimento, especialmente após períodos de inatividade, como ao acordar. Outro sintoma significativo é a rigidez, que limita o movimento da coluna.
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.
A dor nas costas pode ser preocupante quando é intensa e persistente, dura mais de algumas semanas. Também deve-se preocupar se a dor é acompanhada de outros sintomas, como perda de peso inexplicável, febre, fraqueza, dormência ou formigamento nas pernas, ou perda de controle da bexiga ou do intestino.
Para cuidar da coluna torácica, é importante manter uma postura adequada ao sentar e levantar objetos. Exercícios de fortalecimento e alongamento para a região das costas também são fundamentais. Além disso, evitar o sedentarismo e adotar um estilo de vida ativo contribuem para a saúde da coluna.
Localizada no meio das suas costas, são 12 vértebras maios que as cervicais (T1, T2, até T12). Mantém o peso do seu tórax e são conectadas nas costelas. O conjunto dessas vértebras torácicas faz uma pequena curva para fora, chamada de “cifose”.
A coluna é capaz de realizar seis movimentos: flexão (inclinação para frente), extensão (inclinação para trás), flexão lateral (direita / esquerda), extensão lateral (retorno ao normal a partir da flexão lateral) e rotação (torção).
A dor torácica é uma condição que requer avaliação médica para dignóstico e tratamento adequados. Procure ajuda médica imediata se: Sentir pressão, aperto ou dor no peito repentina e intensa. A dor no peito se irradiar para a mandíbula, braço esquerdo ou entre as escápulas.
Os remédios para a dor nas costas, como o cetoprofeno, o paracetamol, o cloridrato de ciclobenzaprina ou a venlafaxina, podem ser indicados pelo médico para diminuir a inflamação ou promover o relaxamento muscular, aliviando a dor leve, moderada ou intensa na coluna.
dor intensa e aguda no peito, que piora quando o paciente realize determinados movimentos, como respirar ou mesmo quando fica estressado e acaba tensionando os músculos; falta de ar; tórax mais sensibilizado; dor que piora ao tossir ou respirar fundo.
Fisioterapia: Um fisioterapeuta pode desenvolver um plano de exercícios personalizado para fortalecer os músculos do tórax e melhorar a postura. Terapias manuais, como liberação e manipulação, também podem ser utilizadas para aliviar a dor e melhorar a mobilidade.
Dor na Parte de Cima das Costas (Cervical): mais frequentemente associadas à má postura, tensão muscular, estresse e torcicolo. Dor no Meio das Costas (Torácica): podem estar relacionadas com complicações nos órgãos dessa região, como pulmão e coração.
Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.
Tratamento. Você pode não precisar de nenhum tratamento, dependendo da causa para a sua dor. Se a dor provém de uma articulação da coluna vertebral (uma articulação facetária), por exemplo, pode ser resolvida com uma injeção realizada sob visão radiológica (injeção intra-articular guiada por imagem).
A dor torácica é uma queixa muito comum. A dor pode ser aguda ou sutil, embora algumas pessoas com doenças torácicas descrevam sua sensação como desconforto, aperto, pressão, gases, queimação ou pontadas. Às vezes, as pessoas também têm dor nas costas, pescoço, mandíbula, parte superior do abdômen ou braço.
Conforme já dissemos, a dor no peito é um sintoma comum a diversas doenças e é um importante alerta para procurar pelo pronto-socorro com urgência. Devido ao risco desse sintoma, é fundamental afastar uma causa cardíaca em primeiro lugar, ainda mais quando a pessoa nunca sentiu essa dor anteriormente.
O desconforto causado pela coluna inflamada pode variar de uma dor surda e persistente a uma sensação aguda e pontiaguda. A dor também pode piorar com movimentos ou esforços físicos, e em alguns casos, pode ser acompanhada por outros sintomas como fraqueza ou dormência nas extremidades.
A coluna dorsal, também conhecida como coluna torácica ou coluna vertebral torácica, é uma das três principais regiões da coluna vertebral humana, juntamente com a coluna cervical (pescoço) e a coluna lombar (região inferior das costas).
Essas dores podem originar-se de problemas musculoesqueléticos, como tensões musculares ou distensões, frequentemente resultantes de má postura ou esforço físico excessivo. Contudo, dores localizadas perto dos pulmões requerem atenção para outras possíveis causas, incluindo doenças pulmonares ou até cardíacas.