Como corrigir uma CBO errada? Basta enviar, pelo eSocial, a tabela (S-1030) com a atualização do cargo criado ou corrigido. Depois, encaminhar o evento de alteração contratual do empregado (S-2206) com o novo cargo.
Como corrigir o CBO na Carteira de Trabalho Digital?
Você pode tentar pelo próprio App da Carteira digital do funcionário. Na aba CONTRATOS - clica em + do lado direito ao contrato que deseja alterar - Clica no ícone laranja de triângulo de alerta - seleciona a ocupação e coloque a função correta.
Acesse o Menu "Meu Gerente - eSocial". Localize a pendência: "Número de CBO inválido" e clique em "Corrigir". Após os ajustes acesse o Menu "Meu Gerente" e verifique que essa pendência não será mais apresentada.
Assim como todas as outras informações que a empresa coloca na carteira do empregado, o CBO deve aparecer nas folhas de contrato e você pode encontrá-lo no campo “n° CBO”. Ele é obrigatório neste documento e deve ser preenchido assim que o funcionário for contratado.
CARGO ERRADO, CONTRATO EM ABERTO, NA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
Porque o CBO é diferente do cargo?
No documento, encontram-se as profissões reconhecidas pelo MTE, além de seus sinônimos existentes no mercado. No entanto, vale ressaltar que o CBO não tem competência para regulamentar uma profissão, mas sim um material que habilita e codifica todas as ocupações do país.
Por meio desta publicação o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE disponibiliza à sociedade a nova Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, que vem substituir a anterior, publicada em 1994.
A CBO trata do reconhecimento da existência de determinada ocupação no mercado de trabalho brasileiro. Como obter a CBO? O usuário terá que entrar no nosso site www.mtecbo.gov.br, onde poderá realizar o cadastramento e concretizar o seu pedido.
Atualize seus dados da Conta gov.br na opção Alteração Dados Cadastrais. Pode alterar o nome, e-mail, telefone e foto. Para o email e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro. Deverá clicar no botão icone azul com lapis localizado a frente do campo de email ou telefone.
Quanto tempo leva para mudar a função na Carteira de Trabalho Digital?
Outro ponto de mudança é as empresas passaram a ter cinco dias úteis, contados a partir da contratação de um trabalhador, para fazer as anotações em sua carteira. O prazo antes, era de 48 horas úteis. Após esse registro, o profissional tem até 48 horas para poder acessar online as informações que foram inseridas.
De acordo com ele, as mudanças de função em contrato só podem ser realizadas quando há mútuo consentimento. Além disso, a mudança pode ocorrer apenas se ela não resultar em prejuízos ao empregado, sejam diretamente ou indiretamente.
O que acontece se erra a função na carteira de trabalho?
ANOTAÇÃO INCORRETA NA CTPS. NÃO CONFIGURAÇÃO . De acordo com o entendimento do colendo Tribunal Superior do Trabalho, a anotação incorreta da carteira de trabalho, por si só, não acarreta dano à dignidade do trabalhador, sendo necessária a prova do efetivo prejuízo para ensejar a compensação por abalo moral. …
Na prática, quando um colaborador é contratado, o RH registra o código CBO do profissional na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Por meio dessa informação, o Governo Federal disponibiliza benefícios vindos da seguridade social e de direitos trabalhistas.
A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é um sistema desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que organiza e classifica as atividades profissionais existentes no país, facilitando a análise de dados estatísticos e o alinhamento entre os perfis ocupacionais demandados pelo mercado.
Para verificar o nível de escolaridade exigido para cada ocupação, clique no link “BUSCAS”, “por título” ou “por código”, “Características de Trabalho”, campo (Formação e experiência).
A atualização da CBO ocorre em geral, anualmente e tem como foco revisões de descrições com incorporação de ocupações e famílias ocupacionais que englobem todos os setores da atividade econômica e segmentos do mercado de trabalho, e não somente canalizados para algum setor específico.
Podemos concluir que, além de ser uma ótima forma de identificar cargos, a CBO também garante alguns direitos dos trabalhadores. Por isso, compreendemos que o preenchimento da mesma é de extrema importância, para evitar problemas futuros aos colaboradores e empregadores, evitando até mesmo processos trabalhistas.
A nova versão da CBO toma como referência a última versão da International Statistical Classification of Occupations - ISCO-88 (Clasificación Internacional Uniforme de Ocupaciones - CIUO-88).
Quer saber qual é o código do seu cargo, ou ainda conhecer todas as funções da sua profissão? Faça a consulta CBO! Para isso, basta digitar o título da sua ocupação profissional no campo PESQUISAR.
O código CBO pode ser encontrado na carteira de trabalho, no contrato de trabalho e na ficha de registro de empregado. Para encontrar o código, basta localizar a descrição da ocupação e procurar pelo número correspondente.