Todas as abelhas têm cinco olhos e três deles são os chamados ocelos, olhos de visão simples e com uma lente parecida com a dos seres humanos. Esses três olhos estão localizados na parte superior central da cabeça das abelhas e ajudam a detectar as luzes ultravioleta, polarizada e infravermelha.
A explicação mais utilizada para esse comportamento é que as abelhas se orientam pela luz do sol em seus voos, sendo assim, sem uma luz para nortear seus movimentos aéreos elas simplesmente vão ao chão.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
É surpreendente para muitos, mas as abelhas também precisam de descanso. Elas dormem de cinco a oito horas por dia, o que explica por que muitas delas simplesmente entram em um estado de sono quando a noite chega.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
Por exemplo, elas não conseguem enxergar o vermelho, dando uma tonalidade lilás ao mundo. No futuro, os cientistas esperam incluir o ultra-violeta para reproduzir completamente o espectro de cores da visão da abelha.
No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
Publicado em 19 de março de 2024 às 10h00. Sabia que uma abelha não poderia voar? O princípio aerodinâmico da física contesta o fato de suas pequenas asas sustentarem seu grande corpo. Acontece que as abelhas não sabem disso e voam ainda assim.
Pode ser de dia, pode ser de noite, em qualquer momento, elas nunca vão ferroar ninguém. São abelhas Nativas, seguras, que produzem Mel, são excelentes na polinização.
Na NASA, eles têm um poster pendurado com abelhas onde se lê o seguinte: “Aerodinamicamente o corpo de uma abelha não é feito para voar; o bom é que a abelha não sabe”.
AS ABELHAS OPERÁRIAS NASCEM 21 DIAS APÓS A POSTURA E VIVEM EM MÉDIA 45 DIAS. ESTE TEMPO PODE SER MAIOR OU MENOR, DE ACORDO COM O NÚMERO DE HORAS QUE ELAS VOAM PARA BUSCAR ALIMENTO, ÁGUA OU DEFENDER DA COLMEIA.
As operárias normalmente voam entre 5 e 10m de altura (Jean-Prost, 1985) e poucas vezes sobrepujam os 8m, voando o mais baixo possível, para se resguardarem do vento (Rootner, citado por Root, 1990).
Mas não dá para esquecer que, com exceção das espécies nativas, as abelhas têm ferrão e podem picar para defender a colmeia. Abelhas voando em busca de alimento em geral picam apenas quando se sentem ameaçadas.
(Consulte também Introdução a mordidas e picadas). Uma pessoa normal pode seguramente tolerar 10 picadas por quilo de peso corporal. Isso significa que um adulto poderia suportar mais de 1.000 picadas, ao passo que 500 picadas poderiam matar uma criança.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se a rainha atual morrer, as rainhas de emergência devem ser criadas. As abelhas operárias selecionam poucas larvas do grupo existente para criar novas rainhas. A colônia tem apenas cerca de seis dias depois que o último ovo foi colocado para começar a criar novas rainhas.
As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
As andorinhas e os abelharucos são os principais predadores de abelhas, podendo estes últimos, quando em bando causar prejuízo tais que tenham de ser afugentados pelo apicultor.
“As abelhas são sensíveis a barulho e também a odores fortes. Então, além de acionar o Corpo de Bombeiros e isolar o local, é preciso ficar atento a esses detalhes. Não fazer barulho, não exalar essências ou cheios fortes. As abelhas podem ficar agressivas nestes casos”, explicou.