A rainha, mede o espaço movimentando seu corpo na sala e põe ovos dos zangões na sala maior e os ovos das operárias são postos na sala menor. No momento da postura dos ovos das operárias, estes são fecundados com os espermatozóides armazenados no interior do corpo da rainha.
Se a rainha fertilizar o óvulo com um espermatozoide da espermateca, ela gera uma fêmea diploide ― com duas cópias de cada gene (o materno e paterno) em suas células. Quando querem produzir machos, as abelhas fecham um canal da espermateca para impedir que os ovos sejam fertilizados.
As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.
Os ovos fertilizados dão origem às abelhas operárias e dos não fertilizados nascerão zangões a partir de ovos não fecundados – é conhecido como partenogênese. Portanto nasce sempre puro de raça, por originar-se de ovo não fecundado.
CICLO de VIDA das ABELHAS 🐝 (Rainhas, Operárias e Zangões)
Porque o zangão morre depois de fecundar a abelha rainha?
Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
6. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. 7. A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.
Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula. Já as rainhas podem viver de dois a quatro anos, o que geralmente depende de seu desempenho na postura de ovos.
No caso das abelhas melíferas, o macho é maior que as operárias, seu corpo é mais largo e o abdômen, mais achatado. Nas abelhas sem ferrão, os machos possuem o porte do corpo muito parecido com o das operárias.
O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão.
Os machos da colmeia têm como única função fecundar a rainha durante o voo nupcial. Eles são maiores e mais fortes do que as operárias e não possuem ferrão.
O acasalamento acontece na forma de o zangão montar na costa da abelha rainha e acontece a cópula. No entanto, os zangões que conseguem a façanha terão morte certa e rápida, pois seus órgãos genitais ficarão presos no corpo da rainha. A cópula da rainha não é somente uma vez.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
A colmeia fica então com duas rainhas, a antiga, ainda ativa, e a mais jovem. Nesse momento, podem ocorrer duas situações distintas com a família que está trocando ou puxando novas rainhas.
E sim, essas abelhas morrem depois de ferroar você. Mas por quê? Poderíamos dizer que elas morrem pela rainha e pela colônia, mas a verdadeira razão pela qual essas abelhas morrem após a picada é por causa de seus ferrões farpados. Essas farpas brutais, na maioria das vezes, impedem que a abelha puxe o ferrão de volta.
Quando a rainha já não produz feromônios em quantidade suficiente, as operárias podem decidir trocá-la. Em alguns casos, as abelhas parecem culpar a rainha por algum distúrbio maior na colônia, e liquidam-na por embalamento: se aglomeram ao seu redor até sufocá-la.
O que acontece se tirar a abelha rainha da colmeia?
O que acontece após o descarte da abelha rainha velha? Sem a rainha na colmeia, as abelhas operárias trabalham para formar uma nova abelha rainha. No processo, são escolhidas larvas mais vigorosas, que são alimentadas com geleia real. Seu desenvolvimento ocorre em células maiores, conhecidas como realeiras.
Quanto tempo as abelhas levam para construir uma colmeia?
O tempo necessário para que a colmeia tinja o seu ponto de produção, seguindo os critérios da natureza, é de aproximadamente 50 dias, coincidindo com o fim de várias floradas.
Uma abelha visita em média entre 50 e 1.000 flores por dia. Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha.