Capivaras são animais sociais e frequentemente vivem em grupos com até 10 indivíduos, geralmente liderado por um macho dominante. Posições na hierarquia social podem mudar. Elas se comunicam através de sons como grunhidos e roncos. Elas também marcam áreas do seu território com seu cheiro.
As capivaras apresentam um sistema de acasalamento do tipo poligínico e promíscuo. Isso significa que o macho poderá se acasalar com diferentes fêmeas do grupo. A capivara é um animal que se reproduz durante o ano todo e apresenta gestação de 145 a 160 dias.
Algumas capivaras podem atingir até 100 kg; O nome popular da capivara possui origem tupi-guarani e significa “comedor de capim”; Atualmente, as capivaras estão na categoria “pouco preocupante” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
Como um animal semi-aquático, as capivaras são ótimas nadadoras. Seus corpos são adaptados para a sobrevivência em diferentes corpos d'água e suas patas palmadas que possibilitam seus movimentos no ambiente aquático.
As capivaras apresentam formas de comunicação umas com as outras. Elas emitem sons quando desejam orientar outros indivíduos e também quando se sentem ameaçadas. Além disso, assim como várias outras espécies animais, as capivaras demarcam seu território, evitando, assim, que outros grupos entrem em sua área.
São animais considerados semiaquáticos e, portanto, verificados em regiões onde há corpos d'água. É nos rios, lagos e outros ambientes aquáticos que as capivaras se protegem contra predadores e realizam sua reprodução. Vale salientar ainda que capivaras utilizam a água para a termorregulação.
O desenvolvedor de jogos russo Alexey Pluzhnikov, de 23 anos, viralizou na internet com a criação de uma nova trend do TikTok: a música “Capybara“. O nome vem da tradução de “capivara”, o maior roedor do mundo, que chamou a atenção do rapper Lil Nas X durante sua passagem pelo Brasil.
“Por conta dos fluxos de carros e pessoas, dos barulhos, as capivaras descansam de dia e por volta das 17h30 saem para forragear. Elas dormem em locais onde se sentem seguras, que pode ser nos mangues, nas matas ciliares ou até debaixo das pontes, mas sempre perto dos cursos de água.
As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se. Dizemos que esse mamífero possui um hábito semiaquático.
A fase de cio do roedor ocorre na primavera e cada fêmea pode gerar de três a oito filhotes por ciclo reprodutivo. A expectativa de vida do animal varia de 10 anos na natureza a até 15 anos em cativeiro.
Os cães merecem estar no topo dessa lista de animais de estimação mais amorosos, simplesmente porque esta é a espécie que mais se apega ao ser humano e, que consegue demonstrar carinho a todo momento.
Saiba como se proteger. Capivaras não transmitem a febre maculosa. O roedor só “transporta” o carrapato-estrela, que transmite a doença. O aumento de casos da doença está associado ao desmatamento, que aumenta as chances de transmissão.
Tem poucos -mas grandes- inimigos, como anacondas, onças e alguns jacarés. E os seres humanos, que gostam de comer sua carne e usar seu couro para fazer sapatos e bolsas. Existem muitas capivaras, que conseguem se virar mesmo em ambientes alterados pelos humanos.
As capivaras são altamente territoriais, mas elas não necessariamente defendem toda a área de vida, defendendo muitas vezes contra intrusos apenas porções com recursos mais escassos e concentrados em um determinado local.
Por isso, não marque bobeira: não acaricie, abrace ou se aproxime demais das capivaras. Admire-as de longe para não correr o risco de adquirir um carrapato infectado – eles também transmitem outras doenças perigosas, como a de Lyme.
Por tradição oral, diz-se "a capivara MACHO", mas a norma-padrão também admite "a capivara MACHA". 3. Pode-se também dizer "a fêmea da capivara", "o macho da capivara".
Conhecido por ser dono da capivara Filó, o tiktoker Agenor Tupinambá teve mais um motivo para comemorar. Após um ano de namoro virtual, ele conheceu pessoalmente Lucas Leite. Nos stories do Instagram, o tiktoker divulgou o encontro e mostrou um vídeo em que aparece ao lado do rapaz.
Essa é apenas uma das muitas brincadeiras que circulam na internet sobre a espécie, o coletivo de capivara é manada. Se bem que a palavra “várias” define com precisão esse roedor que quase nunca encontramos sozinho.
Vimos que o aparelho respiratório da capivara é formado pelas narinas, fossas nasais, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões. O nariz se localiza em plano nasal com as narinas dispostas lateralmente.
É mais fácil perceber a diferença pelo calombo que o macho tem entre o focinho e a testa, uma glândula de odor forte e característico que ele esfrega nas fêmeas conquistadas, nos filhotes e nas árvores, para marcar seu território.