As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas despertam os sentidos e são pensadas e planejadas de acordo com o que se deseja mostrar a um público específico. O processo de assimilação da informação de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar.
O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
As imagens carregam informações subjetivas, que transmitem sensações e percepções que as palavras não conseguem explicar. Por isso, a comunicação visual é um dos melhores caminhos para transmitir o branding, a personalidade da marca, seus valores e princípios.
Observa-se, em tal sociedade, como a imagem exerce um papel considerável na construção social, sendo capaz de apreender, transmitir ou expor um aspecto da vida cotidiana e social das pessoas, influenciando-as na maneira de agir, pensar e se comportar.
Uma imagem pessoal bem cuidada também impacta o bem-estar emocional e a autoestima. Sentir-se confiante e satisfeito com a própria imagem reflete-se na motivação e no desempenho no trabalho.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas despertam os sentidos e são pensadas e planejadas de acordo com o que se deseja mostrar a um público específico. O processo de assimilação da informação de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar.
Tal como outra qualquer linguagem, a imagem pode cumprir diversas funções básicas. A imagem é capaz de traduzir símbolos verbais em símbolos visuais, está também apta para fascinar, dramatizar e, desta forma, ser um meio adequado para transmitir sentimentos e atitudes.
A imagem pessoal desempenha um papel crucial no mundo profissional. Ela vai além da aparência física e engloba a forma como nos apresentamos, comunicamos e projetamos nossas habilidades e competências.
Qual o impacto que as imagens causam na sociedade?
Sensação de isolamento e de perda dos acontecimentos
Este excesso de interações virtuais pode aumentar a sensação de solidão, fazendo com que o indivíduo se isole socialmente cada vez mais para viver as “relações virtuais perfeitas”.
- Função expressiva: a imagem revela sentimentos, emoções e valores do próprio autor ou daquilo que representa (expressões faciais, posturas do corpo, perspetivas de enquadramento, jogos de luz, relação com o cenário...).
O livro ''O que sua imagem comunica?'' é uma conversa entre a autora e o leitor sobre a importância da autoimagem, da maneira como cada um se enxerga, e sobre como a sua autoimagem afeta como os outros veem você.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
O que as imagens transmitem para os seres humanos?
Na verdade, as imagens não são transparentes, isto é, não transmitem um único sentido; têm natureza polissêmica. Além disso, elas são tão capazes de transmitir mensagens, conceitos, ideias e valores quanto o texto escrito.
Os bons diagramas ajudam o pensamento porque revelam padrões nos dados, mostram múltiplas variáveis, ao mesmo tempo, permitem ver objetos ocultos e compreender melhor as conexões entre fenômenos e sujeitos.
- Função crítica: a imagem não apenas informa, mas procura desvendar e denunciar situações. Tanto pode ser apenas reveladora de uma realidade ou processo, apontando caminhos, como acusadora para alertar consciências. As caricaturas e desenhos humorísticos privilegiam esta função crítica.
Imagem (do latim: imago) significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto. Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão.
Qual é o poder de uma imagem? Ou seja, as imagens têm o poder de moldar, ou influenciar, o que a sociedade pensa ou deixa de pensar sobre determinado assunto.
A fotografia possui o PODER de atrair olhares e induzir o ser humano ao pensamento, caso essa conexão não ocorra de imediato, ela recorre ao imaginário, trazendo à tona as experiências já vividas, onde sua interpretação dependerá da percepção e sensibilidade de cada um.
O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.
Qual é o impacto que as imagens causam na sociedade?
De forma geral, foi possível concluir que a prática da desconstrução e releitura de um discurso audiovisual é rica em opções e pode ser utilizada como um meio de aprimoramento para a compreensão do discurso tratado, independente do contexto cultural.
Qual o poder da imagem pessoal? A imagem pessoal tem o poder de mostrar o melhor de cada um. Isso significa dizer que outras pessoas podem perceber o que um indivíduo tem como qualidade.