Atena chegou até proteger Zeus de ser morto por Kratos, mas não se sabe se ela fez isso para proteger o mundo ou por amor genuíno por seu pai. Atena morreu ao levar o golpe direcionado a Zeus e o Rei dos Deuses aproveitou a oportunidade para fugir.
A Guerra do Peloponeso foi colocou fim no domínio ateniense sobre a Grécia, e, durante esse conflito, a era de ouro ateniense teve fim. Esse período aconteceu durante a administração de Péricles. Ele foi um dos grandes políticos atenienses, levando a cidade ao seu momento de maior desenvolvimento econômico e cultural.
Uma delas fala que ela era filha de Zeus com Métis, a deusa da saúde e da prudência. Métis engravidou e assim que Atena nasceu, Zeus a devorou, assim como seu pai, Cronos, fazia com seus filhos. Isso porque Zeus temia que Atena se voltasse contra ele da mesma maneira que ele tinha se voltado contra o seu pai.
Matou Atena por acidente e foi subir o Monte Olimpo com os titãs para se vingar de Zeus. E agora vamos ver a continuação dessa guerra na História de God of War III.
No terceiro e último jogo da primeira série de God of War, Athena aparece como um fantasma e afirma que ser morta fazia parte de um plano maior. Ao enviá-la para o “plano superior”, Kratos deu ainda mais poder à deusa grega da sabedoria e estratégia.
Tomando a Lâmina do Olimpo, Kratos empalou Zeus com ela, repetidamente, até que Atena interveio. Irritado por sua interferência, Kratos a afastou e atacou Zeus, que fugia. Atena se atirou na frente de Zeus antes que ele pudesse ser esfaqueado e foi morta por Kratos.
Atena era a filha favorita de Zeus, seu pai, sendo fruto da relação dele com a primeira esposa, chamada Métis. Diz a lenda que Zeus enganou Métis, engolindo-a quando essa se transformou em uma mosca. O pai dos deuses fez isso com medo de que, segundo um oráculo, Atena pudesse nascer muito mais forte que ele próprio.
Poseidon também ficou conhecido por ter disputado a patronagem de Atenas com Atena, deusa da sabedoria. O mito grego conta que ambos ofereceram algo para os habitantes de Atenas em troca de serem escolhidos. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo, e Atena ofereceu uma oliveira.
Atena saiu vitoriosa e isso despertou uma fúria em seu irmão, que era um tanto quanto irracional. E para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa. Após isso, rumores do fato começaram a se espalhar.
A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo.
Era também deusa da guerra. Desfrutava da valentia, da coragem e da ousadia no campo de batalha, mas não tinha tempo para matanças sem sentido, como o deus da guerra Ares. Para Hefesto, o deus ferreiro adorado em Atenas, a deusa representava uma rival atraente e, em várias ocasiões, tentou torna-la sua amante.
Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.
Os mitos gregos também narram que Zeus casou-se duas vezes, sendo que suas duas esposas foram Métis e Hera. A mitologia narra que Hera, deusa do casamento e protetora das mulheres e do parto, era extremamente ciumenta e punia quem se envolvesse com seu marido.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.
Medusa era uma górgona, um ser monstruoso que foi descrito na mitologia grega. Ela possuía duas irmãs (sendo a única que não era imortal), tinha a aparência de uma serpente e transformava em pedra todos os que a encaravam. Na mitologia, Medusa ficou marcada por ter sido morta por Perseu, herói filho de Zeus.
Qual foi o fim de Afrodite? Assim como sobre o nascimento, o fim de Afrodite também é cercado de histórias. Por ser uma deusa, ela não poderia morrer, mas alguns poetas afirmam que, ao ver seu amante Adônis ferido,a deusa teria corrido para socorrê-lo e teria se ferido no espinho de uma rosa.
Não era um deus popular e era mencionado em situações humilhantes nos mitos. Ares, deus da guerra, sendo ferido por um mortal chamado Diomedes durante a Guerra de Troia. Ares era uma divindade cultuada pelos gregos antigos, considerado o deus da guerra e da coragem na religiosidade desse povo.
Um mito muito conhecido é o que narra a disputa de Poseidon e Atena para saber quem seria o deus patrono da cidade de Atenas. Nesse mito, Poseidon e Atena desejavam ser patronos de Atenas, e cada um ofereceu algo para os atenienses, sendo que Poseidon ofereceu um cavalo e uma fonte de água salgada.
Ao longo dos jogos da série God of War, Kratos eliminou vários deuses, aqui fica uma lista dos Deuses, Semi-Deuses, Titãs e outras divindades mitológicas que caíram a seus pés.