Vai indo é correto?
Um abraço!" 1) Em expressões como vai indo, vem vindo, há indiscutível cunho pleonástico; são, porém, ambas formas corretas, e podem ser empregadas normalmente no vernáculo. 2) Veja-se, nessa esteira, o exemplo de Camilo Castelo Branco: "Parece-me que são horas de vir vindo o jantar".É correto dizer vou ir?
Nesses casos, "ir" é um verbo auxiliar, desprovido do sentido usual de movimento, deslocamento. Aplicando o raciocínio às locuções vou ir, vai ir, vão ir e vamos ir, compreendemos que as formas flexionadas (vou, vamos, vai) não têm sentido de movimento: elas apenas compõem o sentido de ação futura.Estou indo é correto?
“Estou indo ao banheiro”. Repare que banheiro é um objeto masculino, por isso o “ao”. Agora veja só: “Estou indo à farmácia”. “Farmácia” é um objeto feminino, então usamos a crase.Pode falar eu vou ir?
Resposta: Deve-se evitar a todo custo a locução "eu vou ir". Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].Nina Fernandes - Cruel (Clipe Oficial)
É correto dizer eu vou indo?
A resposta simples seria: está errado. Deve-se dizer "irei" ou "vou" (no presente, mas com sentido de futuro).É correto falar vamos ir?
Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir). Vamos indo não me parece considerar-se perifrástico, ao contrário de vamos fazer, por exemplo.Qual é o verbo de indo?
Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.Vai vir ou vai ir?
A forma correta de escrever é "Você vai vir".Isso porque "Vai vir" é a combinação do verbo "ir" no futuro do presente ("vai") com o verbo "vir" no infinitivo ("vir"). Essa estrutura indica uma ação que acontecerá no futuro e está certa.