Como Atena é uma deusa virgem, todos os seus filhos são "filhos do cérebro" nascendo não de relações sexuais, mas sim da união dos pensamentos da deusa com um mortal, fazendo com que todos os seus filhos já sejam reclamados no seu nascimento.
Hefesto então agarrou a deusa, mas ela conseguiu correr. Durante a luta para que ele lhe soltasse, o ferreiro ejaculou em suas pernas. Desesperada, limpou-se com um pedaço de lã e o jogou sobre a terra. Nesse lugar nasceu Erictônio, o semideus que Atena criou como filho.
Assim como todos os outros filhos de Atena, ela era considerada uma "criação", o que significa que ela nasceu através dos pensamentos da deusa, sem necessidade de relações entre seus pais. Ela chegou á casa de Frederick em um berço de ouro que foi levado do Olimpo por Zéfiro, o vento oeste.
A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo.
Atena se tornou uma ex-deusa virgem, apos se apaixonar completamente por Valdivino Silva e dar a luz aos seus dois filhos, Valdeir Silva e Valeria Silva, mas esse fato foi escondido por 16 anos. Ela é a única deusa grega que tem filhos.
Outro mito que envolve Atena menciona sua disputa com Poseidon pelo direito de ser a patrona da cidade de Atenas. Nesse pleito, ela ofereceu uma oliveira para os atenienses, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo. Os atenienses escolheram Atena como sua protetora.
Atena era conhecida como deusa da sabedoria, das habilidades e dos ofícios, da guerra defensiva, entre outros atributos. Era filha de Zeus, e existem diferentes versões sobre o seu nascimento. Em todas elas, Atena nasceu ao sair da cabeça desse deus.
Na maioria das versões do mito, enquanto Medusa esperava um filho de Poseidon, deus dos mares, teria sido decapitada pelo herói Perseu (semi-deus), que havia recebido do rei Polidetes de Sérifo a missão de trazer sua cabeça como presente.
O que acontece com a filha de Zeus em Percy Jackson?
Ela foi transformada em um pinheiro na colina do acampamento meio-sangue, que ainda permanece como a fronteira oficial para o Acampamento Meio Sangue até hoje. Mais tarde ela é ressuscitada pelo velo de ouro por causa das manipulações de Cronos na tentativa de controlar a Grande Profecia.
Nesse mito, Poseidon e Atena desejavam ser patronos de Atenas, e cada um ofereceu algo para os atenienses, sendo que Poseidon ofereceu um cavalo e uma fonte de água salgada. Atena, por sua vez, ofereceu uma oliveira, convencendo os atenienses a escolhê-la.
Era também deusa da guerra. Desfrutava da valentia, da coragem e da ousadia no campo de batalha, mas não tinha tempo para matanças sem sentido, como o deus da guerra Ares. Para Hefesto, o deus ferreiro adorado em Atenas, a deusa representava uma rival atraente e, em várias ocasiões, tentou torna-la sua amante.
Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática.
Medusa teria sido punida por Atena por ser muito vaidosa, o que incomodava a deusa, mas também teria sido punida por profanar o templo de Atena depois de ter mantido relações com Poseidon, o que fez com que passasse a ter as características pelas quais é conhecida.
Como Atena é uma deusa virgem, todos os seus filhos são "filhos do cérebro" nascendo não de relações sexuais, mas sim da união dos pensamentos da deusa com um mortal, fazendo com que todos os seus filhos já sejam reclamados no seu nascimento.
Há quem diz que Atena se envolveu com os heróis que acompanhava, e até mesmo com Ares, seu grande rival. Sendo tais boatos falsos ou verdadeiros, sabe-se que ela jamais teve romances com mulheres e jamais teve filhos com deuses, e seus romances com homens guerreiros são um mistério.
Partenogênese: Atena pode conceber filhos quando seus pensamentos divinos encontram a engenhosidade mortal dos homens. Seus filhos nascem da mesma forma que ela, literalmente tornando-os "ideais" . Acredita-se que essa habilidade foi influenciada pelo fato de ela ter saído do cérebro de Zeus.