Como energizar pedras e cristais? A energização das pedras e cristais pode ser feita pela luz do sol, da lua, pelo fogo, pela terra, na tempestade, na chuva, na cachoeira ou no mar. A melhor forma de energização depende do tipo de energia mais propício à pedra ou ao trabalho que será desenvolvido com ela.
Para ativar o poder dele, você pode colocá-lo em um local estratégico da casa ou do ambiente de trabalho. É importante escolher um local que esteja em harmonia com a energia do cristal e que proporcione uma boa circulação de energia. Outra forma de ativar o seu poder é meditando com ele.
Respiração – Segure o cristal nas suas duas mãos e, num estado de meditação, completamente focado no seu desejo, visualize o resultado pretendido, enquanto olha fixamente para o interior do cristal. Aproxime-o da sua boca e expire para cima dele, soprando com força sobre o cristal enquanto pensa no que deseja alcançar.
Como consagrar um cristal? Após a limpeza das pedras feita, é possível consagrar, ou seja, dar um destino aos seus cristais. Neste ritual, a pedra irá passar pelos quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar. Para o elemento Terra, a consagração se resume em deixar o cristal em um vasinho de planta por 24 horas.
Nesse modo, você utiliza a luz do Sol para energizar sua pedra. Prefira colocá-la durante o sol das manhãs, até o meio-dia no máximo. Procure analisar as propriedades que o seu cristal possui antes de energizá-lo no sol, pois há aquelas que necessitam de horas, outras apenas alguns minutos.
As formas mais comuns de recarregar os cristais energeticamente são por meio do banho de Sol e de Lua, além do uso da terra. É bem comum ouvir a indicação de deixar os cristais expostos sob a luz do Sol para que possam se reenergizar.
É preciso se conectar a ela intencionalmente. Para isso, a terapeuta recomenda pegar a pedra na mão, fechar os olhos e inspirar profundamente, se concentrando na frequência daquilo que busca. Por exemplo, no momento de inspirar, imagine que está inalando gratidão, paz, sabedoria ou luz.
A) Com água: Coloque as pedras em um recipiente de vidro transparente, cubra-o com água e adicione o sal grosso. Deixe- o lá de 3 a 24h. Após a imersão, lave bem em água corrente e deixe secar na luz do sol ou a lua (falaremos disso adiante).
"Os cristais, desde sua formação, estão em contato com o elemento terra e, por isso, o melhor lugar para guardá-los e manter a troca com a natureza é uma caixa ou baú de madeira", ensina o especialista.
Limpar o cristal com sal grosso é uma ótima escolha se você não tem certeza de quais pedras podem ser limpas com água ou não. Isso porque, para limpar com o sal você só precisa formar um “tapetinho” de sal sobre uma superfície e deixar seus cristais nele.
Abaixo do batente da porta de lavabos e/ou banheiros: o cristal harmoniza e energiza esse espaço. É indicado especialmente se a porta ficar aberta por muito tempo, ou se abrir dentro de uma suíte. Se a porta do banheiro ficar de frente para outra porta de outro cômodo, também é importante aplicar o cristal.
O ideal é lavar os cristais em água corrente e deixá-los sob a luz do sol ou da lua, ou ainda, em um gráfico radiônico desimpregnador, que ajuda a desimpregnar energias de cristais e pedras. "Mas cuidado, pois algumas delas são solúveis em água, então não podem ficar muito tempo expostas ao líquido", diz Tortella.
A energização das pedras e cristais pode ser feita pela luz do sol, da lua, pelo fogo, pela terra, na tempestade, na chuva, na cachoeira ou mar. A melhor forma de energização depende do tipo de energia mais propício à pedra ou ao trabalho que será desenvolvido com ela.
Você pode enterrar os seus cristais no seu quintal ou num vaso de planta, mantendo-o lá por 24 horas ou pode simplesmente colocá-lo no chão por algumas horas que ele também energiza. - Com as mãos: você mesmo pode energizar o seu cristal: coloque-os entre as mãos e vá girando até que ele aqueça.
Mas, muitos cristais não podem ficar muito tempo em contato direto com o sol ou à água, como é o caso da pirita, angelita, selenita, malaquita, enxofre, cianita, turquesa, ametista, lápis lazuli, quartzo rosa, crisocola, hematita.
Segure o cristal entre suas mãos e sinta a energia que vai fortalecendo. Muitas vezes, é possível sentir ondas ou frio/calor nas mãos. Firme em sua mente a intenção para a qual deseja usá-lo e mantenha-se nesse estado por alguns minutos.
Pedra excelente para aumentar os ganhos e a prosperidade, a Safira Amarela é conhecida como uma pedra de abundância financeira, o que a torna ideal para os negócios, promovendo empreendimentos de sucesso. Deve ser guardada junto com o dinheiro, em carteiras ou caixas registradoras.
Os cristais têm sido utilizados ao longo dos tempos como ferramentas poderosas para atrair energias positivas, promover a cura e criar um ambiente harmonioso. Quando colocados no quarto, esses cristais podem contribuir para um sono tranquilo, promover o relaxamento e até mesmo afastar energias negativas.
Podemos colocar a pedra ou o cristal na mesa de trabalho ou na gaveta do escritório, depois de limpá-la e energizá-la (veja abaixo como fazer). Mas também é possível colocar a pedra como decoração da sala, por exemplo.
O símbolo do cristal, tendo em conta a sua transparência, é o da transição entre o mundo dos sentidos e o mundo místico. Por este motivo, o cristal é utilizado em muitas culturas pelos xamanes e feiticeiros como um instrumento de contacto com o mundo invisível e com os espíritos.
Para potencializar a meditação e reforçar a conexão espiritual, vale apostar em cristais durante a prática. O ideal é segurar o cristal nas mãos ou mantê-lo bem próximo ao corpo enquanto medita, ora, ritualiza ou faz uma magia, por exemplo. Se tiver um altar, deixe a pedra ali, em destaque.