Substâncias vegetais ou plantas aro- máticas, como extrato de própolis, folhas de capim-santo ou capim-limão (Cymbo- pogon citratus), erva-cidreira (Sippia alba) e laranjeira (Citrus sinensis), entre outras, favorecem a atração de abelhas batedoras Page 29 29 e seu interesse e entusiasmo pelo novo local.
– Presença de substâncias químicas: Algumas substâncias químicas, como perfumes, loções e produtos de limpeza, podem atrair as abelhas e fazê-las sentir que estão em perigo. – Proximidade do ninho: Quando uma pessoa ou animal se aproxima demais do ninho, as abelhas podem atacar para proteger a colônia.
Ter opções coloridas atraem os insetos, além de deixar o jardim bem mais bonito. As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
Como capturar abelhas Apis Mellifera – As capturas de abelhas apis mellifera, geralmente, são feitas com caixas iscas com atrativo de abelhas apis mellifera. Portanto são utilizadas caixas iscas de madeira como também de papelão com quadros, para facilitar a transferência para a caixa racional.
como aumentar o plantel de abelhas de forma rápida
O que plantar para atrair abelhas?
Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos. Complemente o seu jardim com plantas nativas, pois as abelhas se sentem atraídas pelas espécies entre as quais sempre viveu cercada, como: Alfafa-do-campo, Arnica-brasileira, Aroeira-branca e Aroeira- vermelha.
A temporada de reprodução costuma ocorrer durante os meses mais quentes da primavera e verão, também conhecida como período de enxameação, mas varia dependendo da espécie de abelha e das condições ambientais.
De acordo com a Resolução CONAMA nº 496, de 19 de agosto de 2020, é permitida a obtenção de colônias mediante: (1) captura de enxames na natureza por meio da instalação de recipiente isca (ou ninho armadilha), (2) aquisição a partir de meliponário devidamente autorizado, (3) depósito pelo órgão ambiental competente ou ...
Como fazer atrativo para abelhas Apis Mellifera – Materiais
O capim-cidreira, também chamado de capim-limão, capim-santo e erva-príncipe é o principal atrativo para abelhas apis melliferas. O cheiro do capim-cidreira funciona muito bem como atrativo para captura de abelhas apis melliferas.
Uma receita a ser utilizada seria: 300 gramas de própolis e cera para 1 litro de álcool 92,8% - de preferência adicionar os pedaços de própolis moída e de cera no álcool para que a extração ocorra de forma mais rápida.
Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.
A cafeína é encontrada em diversas plantas como método de defesa contra insetos devoradores. As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele.
Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. 2- Plante árvores de pequeno porte: as abelhas preferem árvores de pequeno porte, como goiabeira, jabuticabeira e pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
“Seja em um enxame, com abelhas migratórias (em deslocamento), ou em uma colmeia (abrigo construído em um local fixo), a primeira dica de segurança é se afastar do local e acionar o Corpo de Bombeiros. Nós fazemos a vistoria e o extermínio do inseto.
Qual a melhor época do ano para capturar abelha jataí?
Mas, períodos com temperaturas mais altas, também ocorrem nas outras estações, então, será possível realizar capturas, no verão, outono, e diminui muito no inverno, mesmo assim, pode capturar. Enfim, se pretende armar iscas, se puder aguardar até a primavera, melhor.
Quanto tempo demora para capturar abelha sem ferrão?
Passado este período, o risco de perder a captura na isca pet é grande, pois o processo todo, que envolve da enxameação até a instalação definitiva do novo enxame, leva em torno de 60 a 90 dias, tempo necessário para que a rainha realize a postura e a nova colmeia se torne independente do enxame matriz.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
Embora grande parte das abelhas sejam de fato diurnas, as espécies tropicais podem ser crepusculares ou noturnas — período do dia que enfrentam menos competição de outros insetos e evitam predadores. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia.
As abelhas-sem-ferrão fazem seus ninhos em diversos lugares, mas seus locais favoritos são os ocos das árvores. Tanto as árvores no meio rural quanto as árvores que ocorrem nas cidades podem formar ocos em seus troncos e galhos.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
1- Lavanda (Lavandula spp.): A lavanda é uma flor roxa que é muito atraente para as abelhas. Elas são atraídas pelo aroma da flor e pelo néctar produzido. 2- Girassol (Helianthus annuus): O girassol é uma flor grande e amarela que também atrai as abelhas.
As andorinhas e os abelharucos são os principais predadores de abelhas, podendo estes últimos, quando em bando causar prejuízo tais que tenham de ser afugentados pelo apicultor.