Ou seja, as lágrimas de alegria são uma maneira de restabelecer o equilíbrio diante de uma emoção que transborda. É como se a expressão negativa compensasse a intensidade da emoção positiva, conseguindo alcançar um equilíbrio.
Agora, chorar de rir ou de felicidade tem semelhanças e diferenças de quando se está triste. Em comum, tem a ver com o que sentimos e empatia por acontecimentos alheios. Mas, em vez de sofrimento, sentimos prazer, e nos reconhecemos em situações positivas, engraçadas.
Há uma explicação científica para as lágrimas de alegria. De acordo com a cientista Oriana Aragon, chorar depois de uma experiência de intensa emoção positiva permite recuperar o equilíbrio emocional.
Diante disso, surgiu a tradição de distribuir lencinhos aos convidados durante a cerimônia e, como a emoção que predomina é de felicidade, os tais lenços são chamados de Lágrimas de Alegria.
Do ponto de vista biológico, não há qualquer diferença significativa entre o que cai de uma cara de tristeza, de irritação ou de alegria. São só gotas produzidas pela grândula lacrimal, com quantidades particulares de substâncias do nosso organismo.
O choro durante o riso seria um sintoma de hiperatividade cerebral. Além disso, quando rimos muito, os músculos do rosto pressionam as vias lacrimais, que, apertadas, liberam o chororô. Por fim, um estudo da Universidade Yale (EUA) diz que a reação é uma tentativa do corpo de se reequilibrar diante de uma emoção forte.
“As lágrimas de alegria nada mais são do que um lencinho de papel personalizado, normalmente com a mesma arte do resto da papelaria do casamento, e disponibilizado em pacotinhos individuais”, explica a assessora de casamentos Mayra Paris, da Paris Assessoria.
E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse). Resultado, diz um estudo da Universidade do Minnesota, nos EUA: o humor melhora (88% das pessoas sentiram-se aliviadas depois de chorarem).
Mas é normal muitas vezes rirmos em ocasioes que seriam mais adequadas chorar e vice-versa. Mas se voce esta passando por alguma questão emocional o melhor é procurar um profissional. Isso pode ser um sintoma de depressão ou ansiedade.
Resumindo, o choro sem motivo não é necessariamente um sinal de depressão, porque, como dissemos acima, também pode ser um choro de alegria. No entanto, quando a pessoa não consegue ver graça em nada nem rir, é hora de avaliar o que está acontecendo.
Pois uma psicóloga americana investigou o sentido da expressão "lágrimas de alegria". - As pessoas podem reestabelecer o equilíbrio emocional depois de chorar. O choro acontece quando estamos sobrecarregados com fortes emoções positivas e precisamos nos recuperar - explica Oriana Aragon.
A alegria é caracterizada por ser um estado emocional agradável no qual há sensação de prazer, satisfação, gratificação e bem-estar. Por ser uma emoção bastante agradável, acaba sendo a principal emoção que as pessoas buscam em suas vidas.
Tudo bem se você chorar. Mesmo. Embora muitas vezes seja visto como um sinal de fraqueza, o choro pode ser a receita de um médico para resolver emoções represadas e se recuperar.
Essas lágrimas por sua vez carregam hormônios como a ocitocina (popularmente chamada de hormônio do amor), que quando produzida durante o choro ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Essa relação entre os hormônios é responsável por transmitir a sensação de calma após o choro.
😢 Lágrimas emocionais: é o excesso de lágrimas provocado pelo choro, relacionado a emoções: alegria, tristeza, estresse, etc. Elas contêm hormônios como prolactina, corticotrofina, encefalina e leucina, funcionando assim como um analgésico natural.
“Essas pessoas estão sentindo muita felicidade, mas reagem de modo negativo e isso parece ajudar a regular a emoção, diminuindo a sobrecarga de sentimentos”, explica a psicóloga e uma das autoras do estudo, Oriana Aragon. A pesquisadora destaca que o contrário também pode acontecer.
O ato de chorar serve como acalento porque ativa o sistema nervoso parassimpático, que ajuda o corpo a descansar. Neste caso, os benefícios de chorar aparecem depois de alguns minutos de lágrimas rolando.
Quando a vontade de chorar e a tristeza surgem, mas as lágrimas não descem, é sinal de que você precisa prestar mais atenção às suas emoções. A dificuldade em chorar pode indicar uma deterioração da saúde mental que você ainda não percebeu.