Além da reprogramação, uma outra maneira de você conseguir mais potência para a sua moto é a troca e ajustes em algumas peças. Desde uma simples troca de ponteira de escapamento, um filtro de ar ou troca do comando de válvula, tudo isso contribui para o melhor desempenho.
Para extrair o melhor do motor é preciso estar sempre atento à média de consumo, verificar e desconfiar de ruídos estranhos e fazer manutenções periódicas e preventivas. Manutenções simples como a limpeza e troca do filtro de ar, das velas e cabos de vela têm um impacto tremendo na potência da moto.
Uma das modificações mais comuns feitas em uma moto de motocross é o aumento da cilindrada, que consiste em aumentar o tamanho do motor para melhorar a potência e o desempenho da moto. Para realizar o aumento da cilindrada em uma moto de motocross, é necessário adquirir um kit específico para essa finalidade.
Quanto mais torque, maior será a sua força motriz para gerar movimento. Quanto maior for o cilindro, mais torque ele será capaz de gerar, pois - como falamos anteriormente - motores com cilindros maiores conseguem deslocar mais peso com rotações mais baixas.
Vamos lá se você colocar uma pinhão maior que do original, a moto vai da mais final, mas vai perder na subida e na arrancada. Já o pinhão menor vai ter uma arrancada mais forte, vai manter a velocidade na subida, mas vai perder no final na velocidade.
Modificar o motor para aumentar muito a potência pode ser perigoso e é restrito pela lei. Qualquer grande alteração precisa ser aprovada pelo Inmetro e informada ao Detran.
Após 14 anos o limite chegava aos atuais 660 cm³, surgindo também uma potência máxima de 64 cv. As regras adotadas em 1998 permitiam comprimento de 3,4 m e largura de 1,48 m, válidos ainda hoje.
Tanto os cabos quanto os discos de embreagem em mau estado podem resultar em uma moto fraca. Se os discos estiverem gastos ou com algum outro problema, as turbulências nas trocas serão certeiras e a motocicleta irá perder força.
O tamanho da engrenagem, bem como o número de dentes presentes, influencia diretamente na taxa de redução de velocidade e aumento de força. Portanto, quanto mais engrenagens você acrescentar ao motor, maior será o torque alcançado.
Para se turbinar uma motocicleta é necessário pegar um turbo de carro e encaixa-lo no projeto, tudo isso por não existir um turbo para as motos. Inovamos e estamos lançando o MTT001 e como os modelos automotivos da Avionics ele possui todos os nossos diferenciais, mas com alguns upgrades adicionais.
Isso pode acelerar o desgaste do sistema de embreagem do veículo devido à pressão constante exercida, causando danos e diminuindo a durabilidade do componente. Além disso, esse hábito pode aumentar o consumo de combustível, já que o motor continua funcionando mesmo quando a moto está parada.
Quanto maior for a diferença entre a rotação de torque máximo e a rotação de potência máxima, mais elástico tende a ser o motor. A consequência é uma boa sensação de força para o motorista, que precisará fazer menos trocas de marcha para retomadas no trânsito, por exemplo.
Substituindo alguns componentes, é possível ampliar a capacidade do motor, como a modificação nos bicos injetores e nas bombas de combustível. Vale destacar que toda alteração que afeta diretamente a alimentação do motor terá um custo mais elevado e também influenciam no consumo de combustível do carro.
Os valores de um remap no mercado podem variar de R$900,00 a até algo em torno de R$7.500,00 reais dependendo do veículo, do modelo, da categoria, etc. O que varia também na precificação é o tipo de stage, que pode ser: stage 1 e stage 2.
A velocidade ideal está relacionada ao escalonamento do câmbio, geralmente de 20 em 20 km/h. Em motos de seis marchas, a primeira é de 00 a cerca de 20 km/h; a segunda, de 20 a 40 km/h; a terceira, de 40 até por volta de 60 km/h; a quarta, de 60 a quase 80 km/h; e a quinta vai de 80 até atingir 100 km/h.
O pinhão é uma peça essencial em uma motocicleta de motocross. Ele é responsável por transferir a energia do motor para a roda traseira, permitindo que a motocicleta se mova para frente.
O torque faz o motor produzir força motriz, que é o movimento giratório que tira um veículo da inércia, permitindo que ele arranque e percorra caminhos e até ladeiras, sem a necessidade de trocar as marchas muitas vezes.
Para os motoristas, de maneira direta, o etanol é mais barato, mas possui menor rendimento, enquanto a gasolina funciona de maneira reversa: possui maior potência, mas é mais cara. Fatores como o óleo do motor também podem impactar bastante no consumo de combustível.
Uma das melhores formas de aumentar o torque do motor é investir em redutores, por meio da instalação de sistemas de engrenagens. Isso porque o tamanho da engrenagem, assim como o número de dentes presentes, influencia diretamente no aumento da força e na taxa de redução de velocidade.