Como Brás Cubas descreve sua infância?

A infância não idealizada é um dos aspectos que apontam para o realismo na obra de Machado: longe de toda pureza, Brás Cubas era apelidado “menino-diabo” e suas maldades eram acobertadas por seu pai. Quando rapaz, apaixonou-se por Marcela, moça de muitos rapazes e de muitos interesses financeiros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

Como Brás Cubas descreve sua vida de estudante?

Na Universidade de Coimbra, é um estudante medíocre. Em vez de estudar, ele se entrega à superficialidade e às aventuras. Porém, forma-se, pois o “grau de Bacharel” lhe é dado, como afirma. Na prática, o narrador sugere que, como se diz atualmente, ele “comprou o diploma”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Por que Brás Cubas não teve filhos?

Descreve-se a vida adulta de Cubas, suas diversas tentativas de trabalho e de invenção (tal qual o emplasto). Por fim, o narrador descreve sua vida como um conjunto de negativas que acabam com um único saldo positivo: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Como Brás Cubas descreve Marcela?

Marcela era prostituta, “conquistada” por presentes, sendo o seu amor naturalmente proporcional ao preço dos presentes que recebia. Relembra Brás Cubas: “Foi-me preciso coligir dinheiro, multiplicá-lo, inventá-lo”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tribunadonorte.com.br

Quais as características do personagem Brás Cubas?

Nasceu legítimo representante da fina flor da elite brasileira do século XIX. Relativamente culto, elegante e refinado era partícipe do que havia de mais sofisticado na sociedade oitocentista. Na sua outra face, ele é sovina, preconceituoso e egoísta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Como Brás Cubas descreve sua infância?

A infância não idealizada é um dos aspectos que apontam para o realismo na obra de Machado: longe de toda pureza, Brás Cubas era apelidado “menino-diabo” e suas maldades eram acobertadas por seu pai. Quando rapaz, apaixonou-se por Marcela, moça de muitos rapazes e de muitos interesses financeiros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

Como foi a vida de Brás Cubas?

Brás Cubas (Porto, dezembro de 1507 — Porto, 10 de março de 1592) foi um fidalgo e explorador português. Fundador da vila de Santos (hoje cidade), governou por duas vezes a Capitania de São Vicente (1545-1549 e 1555-1556). É considerado por alguns historiadores como fundador de Mogi das Cruzes, em 1560.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quem foi o grande amor de Brás Cubas?

VIRGÍLIA – grande amor de Brás Cubas, sobrinha de ministro, e a quem o pai do protagonista via como grande possibilidade de acesso, para o filho, ao mundo da política nacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

Por que bonita se coxa?

"Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita?", frase citada por Brás Cubas ao conhecer Eugênia, sua pretendente à casamento, demonstra a insatisfação perante à sua deficiência física no livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em imaginie.com.br

Quem era a esposa de Brás Cubas?

Nhã-Loló (Eulália Damascena de Brito), pretendente a esposa de Brás Cubas, porém morre de febre amarela. Chamada de Eulália, a flor do pântano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Por que bela se coxa?

“se bela por que coxa, se coxa por que bela?” Como disse o Prof. Rafael, ele não usa a “mentira estabelecida” ao falar o que realmente pensa. Brás Cubas nos coloca diante do vortex da vida. Da questão primordial do sentido da vida, de por que somos movidos, de como justificamos nossa existência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cehfi.unifesp.br

Como Brás Cubas conheceu Virgínia?

Brás voltou a viver sozinho, escrevia versos algumas vezes e era por isso que recebia a visita de Luis Dutra. Foi por intermédio desse que recebeu a notícia da chegada de Virgília e seu marido. Talvez o momento em que os dois noivaram não era adequado, mas nesse momento era o tempo e assim os dois iniciaram um romance.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibular.brasilescola.uol.com.br

Qual era o sonho de Brás Cubas?

Logo no segundo capítulo do romance, Brás Cubas conta que teve uma grande ideia: criar um medicamento capaz de “aliviar a nossa melancolia humana”. A partir dessa iluminação, o narrador passa a sonhar com a glória que receberia pela criação de tão milagroso remédio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quem é Marcela em Brás Cubas?

Marcela é prostituta de luxo, mas na obra não há, em nenhum momento, a caracterização nesses termos. Machado utiliza a ironia e o eufemismo para que o leitor capte o significado. Brás Cubas não diz, por exemplo, que Marcela só estava interessada nos caros presentes que ele lhe dava.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

O que era o emplasto de Brás Cubas?

Na verdade, o “Emplasto Brás Cubas” era uma panacéia, destinada a aliviar nossa melancólica humanidade, e, caso fosse eficiente, iria contra o doente hipocondríaco que o usasse (ASSIS, 1962 A, 513- 516). Enfim, era apenas um engenhoso artifício, que visava a sede de nomeada do protagonista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dialnet.unirioja.es

Qual é o significado da frase de Brás Cubas "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria"?

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria" é uma frase que nos revela a universalidade da miséria humana, tanto que o narrador troca o "eu" pelo "nós" e, assim, podemos verificar que Brás Cubas se revela como síntese de muitas, ou talvez, de todas as pessoas, com seus fracassos não ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibular.uol.com.br

Qual a principal crítica feita em Memórias Póstumas de Brás Cubas?

O escritor critica por meio da ironia e da volubilidade do comportamento do narrador o princípio da modernização conservadora e a continuação dos pressupostos e características coloniais na sociedade novecentista brasileira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dialnet.unirioja.es

Quem é Eugenia Brás Cubas?

Eugênia é a jovem bonita e pobre cujo destino melhor exemplifica tal oposição. É filha de Dona Eusébia, personagem do episódio em que Brás, menino, denuncia o beijo que ela recebe de Vilaça, homem casado de 47 anos, oculto numa moita.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alb.org.br

Quais são os amores de Brás Cubas?

Brás Cubas, narrador-personagem do romance, possui quatro amores em sua vida: Marcela, Virgília, Eugênia e Nhã-Loló. Existem também quatro tipos de amor, segundo Stendhal: o amor-físico, o amor-paixão, o amor-vaidade e o amor-gosto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em olhodagua.ibilce.unesp.br

Qual é a ideia fixa de Brás Cubas?

No primeiro, o narrador apresenta-se como um defunto autor, habitando outro mundo. Ele conta sua vida a partir da sua morte, a ideia fixa de criar um emplasto para aliviar a dor humana, fazer fortuna, mas, principalmente, ver o seu nome impresso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www-mgm.uffs.edu.br

Quem é o pai de Brás Cubas?

Ele era fruto de uma família da elite. Seu pai era Bento Cubas, um negociante que conquistou riqueza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infoescola.com

Onde morava Brás Cubas?

Filho de João Cubas e de Isabel Nunes, nasceu na cidade do Porto, por volta de 1507. Fidalgo da Casa Real, chegou ao litoral paulista em 1532 junto com Martim Afonso de Sousa para a colonização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em santos.sp.gov.br

Quem foi Bras?

Brás, bispo de Sebaste e mártir. Sobre a vida de São Brás - protetor da garganta e dos otorrinolaringologistas, dos pecuaristas e das atividades agrícolas -dispomos de poucas notícias: a única coisa certa era a sua fé em Cristo, que manteve até à morte por decapitação, após cruéis torturas indescritíveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vaticannews.va

Como é descrito o relacionamento de Brás Cubas com Eugênia?

Brás despreza Eugênia muito mais pela origem da moça, por sua “inferioridade” do que pelo fato de ser coxa. Diante de tanto cinismo, desfaçatez e preconceito de classe, vemos que, para o jovem abastado, na sociedade escravista, tudo é permitido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em kotter.com.br