A + B → C + D Em que ma, mb, mc e md são as massas dos participantes, de acordo com os cálculos com a Lei de Proust, elas seguem uma proporção definida, ou seja, se a proporção é 1:2:1:2, temos que: A massa de A é igual a massa de C; A massa de B é igual a massa de D; A massa de B e de D é o dobro da massa de A e de C.
A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.
A Lei de Proust ou Lei das Proporções Definidas, ou ainda Lei das Proporções Fixas, como também é chamada, foi elaborada pelo químico francês Joseph Louis Proust em 1797. Essa lei diz que a massa dos reagentes e as massas dos produtos que acontecem em uma reação devem obedecer sempre proporções constantes.
O formato da Lei de Lavoisier para as reações químicas é:
Simplificadamente, cada unidade de hidrogênio pesa 1 grama e cada unidade de oxigênio pesa 16 gramas. Assim, a massa da molécula de água (produto) será igual à soma das massas dos reagentes, ou seja, 18 gramas.
Essa lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizou experimentos com substâncias puras e concluiu que, independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante.
A Lei de Proust é conhecida também como Lei das Proporções Constantes ou Definidas e nos diz que a proporção em massa dos reagentes e das substâncias que são produzidas em uma reação é fixa, constante e invariável.
massa de hidrogênio/ massa de oxigênio = ⅛ = 2/16 = 3/24 = 0,125.
Em que ma, mb, mc e md são as massas dos participantes, de acordo com os cálculos com a Lei de Proust, elas seguem uma proporção definida, ou seja, se a proporção é 1:2:1:2, temos que: A massa de A é igual a massa de C; A massa de B é igual a massa de D; A massa de B e de D é o dobro da massa de A e de C.
Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseando-se em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
A Lei de Proust é uma das leis ponderais da química. Tais regras fazem a relação entre a massa das substâncias e as reações químicas. Por meio delas, é possível compreender a permanência dos átomos, bem como deduzir a quantidade de moléculas que será formada ao final de um processo químico.
A Lei de Lavoisier, também conhecida como Lei da Conservação da Massa, postula que a massa total antes de uma reação química é igual à massa total após a reação. Já a Lei de Proust, ou Lei das Proporções Definidas, afirma que compostos químicos sempre contêm elementos em proporções fixas por massa.
Este princípio foi observado e enunciado pela primeira vez pelo químico francês Joseph Proust, baseando-se, para tal, nos resultados das muitas experiências por si efetuadas entre 1798 e 1804.
É possível perceber a aplicação da Lei de Proust a partir do seguinte exemplo: Supõe-se que há 50g de mercúrio para reagir com 4g de oxigênio e formar 54g de óxido de mercúrio. Ao dobrar o valor de mercúrio, isso é, para 100g, o mesmo será feito com o gás oxigênio, vai passar a ter 8g.
Quais os princípios que representam a Lei de Proust?
A lei de Proust, ou também conhecida como lei das proporções constantes, estabelece que as substâncias nas reações química sempre obedecem proporção em massa. Isso significa que, na mesma reação de formação da água, a proporção entre a massa do hidrogênio e a massa do oxigênio sempre será igual a 1/8.
A Lei de Dalton diz que: “Quando dois elementos químicos formam vários compostos, fixando-se a massa de um dos elementos, as massas do outro variam numa proporção de números inteiros e, em geral, pequenos.”
A lei de Lavoisier é também conhecida como a lei da conservação de massas. Segundo ela, em um sistema fechado, a massa dos reagentes de uma reação química é igual à massa dos produtos. Toda a ideia da conservação de massas foi trazida por Lavoisier em seu livro Tratado elementar de Química.
Marie Skłodowska Curie, mais conhecida como Marie Curie (nascimento: Varsóvia/Polônia, 7 de novembro de 1867 - morte: Passy / França, 4 de julho de 1934), foi uma cientista que descobriu os elementos químicos rádio e polônio.
Lavoisier – O Pai da Química Moderna. Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743.
Lavoisier é considerado um dos pais da Química Moderna. É reconhecido por ter enunciado o Princípio da conservação da matéria. Descobriu a estrutura da água (H2O), de modo que identificou as características e batizou o Oxigênio.
Lei das proporções recíprocas [Lei de Richter – Wenzel – Berzelius]: Quando uma massa fixa de uma substância reage com diferentes susbtâncias, se estas reagirem entre si, o farão com as mesmas massas, ou então, com valores múltiplos ou submúltiplos.
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
Do ponto de vista da evolução histórica da Química como ciência, a palavra estequiometria foi introduzida por Jeremias Benjamin Richter (1762-1807), em 1792, referindo-se às medidas dos elementos químicos nas substâncias.
“A proporção, em massa, dos elementos que participam da composição de uma substância é sempre constante e independente do processo químico pelo qual a substância é obtida.” Essa lei foi, mais tarde, a base para a teoria atômica de Dalton, que a corrobora.
Na primeira reação vemos a reação na proporção de 1:1, ou seja, para 1 átomo de carbono utiliza-se 1 átomo de oxigênio e o produto da reação é o monóxido de carbono.