O volume do cubo é calculado elevando a medida da aresta ao cubo. O volume do cubo é o cubo da medida da sua aresta, logo, para calculá-lo, utilizamos a fórmula V=a3. O cubo pode ser conhecido também como hexaedro regular por possuir todas as suas arestas com a mesma medida.
Multiplique a área bidimensional da base pela altura. Isso lhe dá uma medida tridimensional, ou cúbica. Ex: 128 centímetros quadrados x 27 centímetros = 3456 centímetros cúbicos.
Qual a fórmula para calcular a capacidade em litros?
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
O primeiro passo é multiplicar o comprimento pela largura, e em seguida pela altura. As medidas utilizadas no cálculo devem estar em centímetros. Com o valor obtido, deve-se dividir o resultado por 1.000.
Para calcular a cubagem, é utilizada a fórmula: Altura x largura x profundidade x fator de cubagem. No caso do transporte rodoviário, o fator de cubagem padrão corresponde a 300.
O processo para calcular o volume da carga é mais simples do que você imagina. Tudo o que terá de fazer é multiplicar a altura, largura e profundidade da mercadoria. Na prática, se um baú tem 2,5 de altura, 1,5 de largura e 10 comprimento, ao multiplicar todos esses valores, você tem 37,5 m³.
Para calcular o volume da caixa acústica é simples, se a caixa for retangular, basta multiplicar a largura, altura e profundidade e dividir o resultado por 1000. Se a caixa for trapezoidal, você irá multiplicar a largura, altura e a metade da soma das duas profundidades, o resultado irá ser dividido por 1000.
Utilidade: O volume determina o espaço ocupado por um corpo ou objeto. Ele pode ser calculado por meio da fórmula: Volume = comprimento x altura x largura. Múltiplos: Utilizamos para indicar a quantidade de massa de corpos ou objetos maiores.
O litro e o metro cúbico são medidas que medem capacidade. Em função disso, os múltiplos e submúltiplos dessas duas medidas podem ser relacionados: 1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro.
1. Basta calcular o volume de um balde e multiplicar por três. Passando as unidades para decímetro temos que o volume de um balde é 3,14.1,5².3,0 = 21,195 dm³ = 21,195 litros.