Determine a quantidade de lúmens necessários por metro quadrado (lm/m²). Por exemplo, para escritórios, recomenda-se 500 lm/m². Meça a área do ambiente: multiplique o comprimento pela largura. Calcule o total de lúmens necessário: multiplique a área pelo valor de lúmens recomendado por m².
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
A partir deles, você pode iluminar quintais e jardins de médio porte. No caso de áreas externas pequenas, de aproximadamente 10m², os refletores de 10 watts são adequados. Para espaços externos de larga extensão, você deve utilizar refletor para quintal 200w .
Se a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) informa que são necessários 200 lux para a realização das tarefas, utiliza-se a fórmula “X LM/ 5 metros quadrados = 200”. Nesse caso, temos o seguinte: 200 x 5 = 1.000 lumens. Com duas luminárias que emitam 500 lumens, cada, o ambiente estará perfeitamente iluminado.
A luminária de LED 18W é ideal para ambientes com cerca de 13m² ou mais, caso você deseje associar unidades, criando vários pontos de luz e espalhando a luz uniformemente.
Como Calcular Iluminação de Ambiente Por Metro Quadrado | Método Simplificado
Como calcular a quantidade de iluminação por ambiente?
E = φ/ área
Essa grandeza pode ser medida por um aparelho chamado luxímetro, mas ela não é igualmente distribuída em todo um ambiente, sendo necessário estabelecer uma média. Existem valores considerados mínimos de iluminância de acordo com as atividades realizadas.
Quantos lumens para iluminar um terraço? O terraço é um tipo de espaço exterior onde se prefere uma luz com um efeito bastante quente: idealmente deve rondar os 150 lux, ou 150lm/m². Esta quantidade de luz por metro quadrado permite uma visibilidade ideal, evitando uma luz demasiado ofuscante.
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Falando do tipo de lâmpada, o LED é a melhor indicação, pois são mais econômicas e duráveis do que as fluorescentes, além de não emitirem raios ultravioleta nem muito calor, o que pode afetar as plantas. Para criar um ambiente mais aconchegante, opte por lâmpadas amarelas e quentes.
Luz quente (2700K) ou no máximo uma luz neutra (4000 a 5000K) essas tonalidades de iluminação deixa o jardim mais aconchegante e convidativo. Também é possível ousar e utilizar iluminação colorida. Com cores constantes, ou ainda existem opções de luminárias que muda a cor da luz emitida.
Dentre essas alternativas mencionadas, o refletor LED de potência 10W é ideal apenas para áreas internas da casa, pois conta com um fluxo luminoso de apenas 1000 lúmens. Agora, como o seu objetivo é adquirir um produto para jardim ou outro ambiente fora de casa, é melhor optar por potências a partir de 30W.
Quantos metros quadrados ilumina um refletor de 50W?
O refletor LED 50W é um dos mais procurados na hora de realizar a iluminação externa de residências, especialmente porque sua indicação é para iluminar garagens, portões e fachadas, com um alcance médio de 4 metros.
Isso porque a potência do refletor impacta na área iluminada. O refletor 200W, um dos modelos mais potentes, consegue iluminar uma área de até 16 metros. Sendo muito utilizado em fachadas, estacionamentos, condomínios e piscinas.
Qual bitola é adequada para instalação de refletores de 100W?
A bitola de 2,5 mm² é comumente escolhida em instalações elétricas residenciais. Esse cabo, em um circuito de 110 V, pode conduzir entre 1200 e 1500 Watts. Isso significa que é possível conectar de forma eficiente e segura até 10 tomadas, cada uma consumindo 100 Watts, usando esse fio.
Escolher o refletor adequado para sua área externa envolve considerar a eficiência energética, durabilidade, custo-benefício, intensidade da luz e resistência a condições externas. Refletores de LED se destacam por sua economia e longa vida útil, enquanto as opções solares representam uma escolha sustentável.
Determine a quantidade de lúmens necessários por metro quadrado (lm/m²). Por exemplo, para escritórios, recomenda-se 500 lm/m². Meça a área do ambiente: multiplique o comprimento pela largura. Calcule o total de lúmens necessário: multiplique a área pelo valor de lúmens recomendado por m².
Para saber quantos lumens serão necessários para iluminar determinado ambiente, basta fazer um simples cálculo de estimativa: um quarto com 12 m² precisa de uma lâmpada de 1200 lumens ou duas de 600 lumens [12 m² x 100 lm/m² = 1200 lm].
Por exemplo, se você quer iluminar a sua sala de estar, que tem 20m², com um nível de iluminância de 150lx, usando lâmpadas de LED de 10W e 100lm/W, você deve fazer o seguinte cálculo: Fluxo luminoso total = 20 x 150 = 3000lm. Consumo total de energia = 3000 / 100 = 30W. Número de lâmpadas = 30 / 10 = 3.