RCM = V – CMV = 950 – 735 = R$215ƒ O valor encontrado como resultado com mercadorias é também chamado de resultado operacional bruto ou, simplesmente, resultado bruto, que dependendo de seu valor (positivo ou negativo), resultará em lucro bruto ou prejuízo bruto.
Uma boa forma de fazer isso é conhecer o seu custo fixo, dividir esse valor pelo faturamento e multiplicar por 100. Por exemplo: se você fatura em média R$ 10 mil em determinado mês e tem R$ 1,2 mil como custo médio (1.200 / 10.000 x 100), terá 12% de custo percentual.
Para calcular o CMV (Custo de Mercadoria Vendida), é necessário aplicar a fórmula CMV = EI + C – EF. Nela, EI é o valor do estoque inicial, C são as compras extras feitas pelo seu negócio e EF é a quantia do estoque final após o período determinado para o cálculo.
E o CMV existe exatamente para encontrar o seu lucro bruto, ou seja, o que gastou e o que recebeu em determinada transação comercial. O indicador é melhor utilizado em pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais nos quais não há grande variação de custos, ou seja, onde há algo mais próximo de um custo padrão.
A partir do conhecimento e da identificação de todos esses gastos da empresa, já é possível calcular o custo de um produto. A operação é simples, conforme abaixo: CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total).
Como calcular o valor do CMV em porcentagem? Para utilizar o método de percentual de faturamento, é preciso descobrir o índice médio de custos sobre o valor total. Depois, basta usar o resultado sobre todos os itens vendidos. Com isso descoberto, pegue o valor de custo fixo da sua empresa e divida pelo seu faturamento.
O CMV é o resultado da soma entre o estoque inicial (EI), compras (C) e devoluções de compras (DC) menos os valores de devolução de vendas (DV) e o estoque final (EF). Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja virtual de roupas e, no começo do mês, somou R$ 20 mil como estoque inicial (EI).
O primeiro passo para aplicar o RCM é selecionar todas as máquinas e equipamentos que podem se beneficiar deste processo. Nessa etapa, é importante levantar o máximo de informações possível sobre cada um dos ativos, bem como os recursos necessários para fazer a aplicação.
A sigla RCM significa Reliability Centered Maintenance ou Manutenção Centrada na Confiabilidade, traduzindo para o português. Esta é uma das principais ferramentas de gestão de manutenção e pode ser aplicada em qualquer tipo de indústria e empresas, como aquelas que possuem frotas.
A Manutenção RCM (Reliability Centered Maintenance – RCM), também conhecida como Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), é uma metodologia que busca identificar e prevenir falhas a fim de minimizar perdas decorrentes da quebra de equipamentos.
Para calcular o preço de custo, basta que o empreendedor some as despesas fixas (Ex.: aluguel), variáveis (Ex: comissão de vendedores) e os impostos que incidem sobre o que é vendido. Feito isso, basta dividir este valor pela quantidade de produtos vendidos ou serviços executados em determinado período.
Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.
A fórmula para calcular o preço de custo pelas empresas do Simples Nacional é a seguinte: preço bruto + frete + seguro + informações tributárias + %IPI (Se for indústria)
Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.
Por que o valor do CMV fica negativo na rotina 124 - Balancete? O valor do CMV (Custo Médio de Venda) é um custo e, por isso, seu valor deve ser apresentado como negativo na rotina 124 - Balancete para que ele possa ser deduzido do valor do faturamento.
Para fazer o cálculo do custo do estoque, você pode utilizar a fórmula CMV (Custo por Mercadoria Vendida): CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.
Qual o CMV ideal? O Custo de Mercadoria Vendida também está relacionado ao tipo de serviço prestado. O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio.
O cálculo desse indicador é feito da seguinte maneira: CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final. Imagine que, no período avaliado, você tenha um estoque inicial de R$ 40 mil e na segunda quinzena fez uma compra de mais mercadorias, que somaram R$12 mil. Com as vendas, restaram R$8 mil de estoque final.
CPV, sigla para Custo de Produção Vendida, é o custo total dos produtos vendidos pela empresa em um determinado período. Esse custo inclui todos os gastos relacionados à produção e venda, e entre eles estão: Insumos (matérias-primas, materiais de embalagem e outros materiais) aplicados nos produtos.