Os símbolos mais reconhecidos do cristianismo são a cruz e o peixe. A cruz representa o sacrifício de Jesus na crucificação, enquanto o peixe (Ichthys) era um símbolo utilizado pelos primeiros cristãos durante períodos de perseguição, representando Jesus como o Salvador.
João Batista foi o primeiro a chamar Jesus de 'cordeiro' quando o encontrou no rio Jordão e o batizou: “Eis o cordeiro de Deus, que toma sobre si o pecado do mundo” (Jo 1,29). A sua morte serve para renovar o pacto entre Deus e o homem. No símbolo do cordeiro, a Igreja encontra o seu emblema.
O leão, símbolo da Ressurreição ( no mundo antigo acreditava-se que o leão dormia de olhos abertos), figura de Nosso Senhor na sepultura: parecia estar adormecido na morte, mas sua Divindade velava. E a águia é a figura da Ascensão: Jesus se elevou ao Céu como a águia sobe até as nuvens.
A cruz é o símbolo mais concreto da religião cristã. [Foto: Freepik] Foi uma crucificação a forma de morte por que passou Jesus, e com ela, segundo o ensino cristão, ao mesmo tempo se cumpriu uma condenação humana e se propiciou a salvação vinda de Deus.
Encontraremos nossos animais de estimação no céu? - Augustus Nicodemus #091
Porque o símbolo do cristianismo é um peixe?
A questão é que se pegarmos algumas letras formaremos a palavra ICHTHYUS que significa peixe. Conta a história que quando se encontravam, um deles desenhava um arco, se o outro fizesse o mesmo desenho, ficava a imagem de um peixe e assim se reconheciam como irmão na fé.
O selo (ou brasão) foi desenvolvido pelo próprio Martinho Lutero no século 15 e, desde então, foi mantido com algumas alterações. No círculo azul de borda dourada, o ouro representa as dádivas da cruz e da ressurreição de Cristo. O azul simboliza tanto a presença de Deus quanto a eternidade.
No seu batismo, João Batista declarou Jesus como o “Cordeiro de Deus” (João 1:29) e o Espírito de Deus desceu sobre ele na forma de uma “pomba” (Mateus 3:16). Simbolizando a Sua realeza, o livro de Apocalipse identifica Cristo como o “Leão de Judá”.
7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra!
O louva-a-deus é um inseto predador da Ordem Mantodea — a palavra vem do grego, mantis, que significa profeta, e eidos, aparência. Seu nome popular surgiu graças à posição de suas pernas anteriores, que remetem a mãos em oração. Existem cerca de 2 mil espécies de louva-a-deus pelo mundo e aproximadamente 300 no Brasil.
A mitologia chinesa traz quatro poderosos animais como guardiões dos pontos cardeais terrestres: o Dragão Azul do Leste, o Pássaro Vermelho do Sul, o Tigre Branco do Oeste e a Tartaruga Negra do Norte. Eles são associados a elementos da Teoria das Cinco Transformações e às estações do ano.
Os símbolos dos quatro Evangelhos. Segundo a tradição cristã, os quatro animais vistos por Ezequiel no meio de sua “carruagem” são símbolos proféticos dos quatro evangelistas: o homem representa São Mateus; o leão, São Marcos; o touro, São Lucas; e a águia, São João.
Ao chegar ao local, teria visto a sepultura entreaberta. Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus.
Ao entrar em sua cidade de Jerusalém, Jesus usa a montaria dos pobres: “Trouxeram, então, o jumentinho até Jesus, puseram seus mantos em cima, e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos no caminho, enquanto outros espalharam ramos apanhados no campo.
Mateus: Anjo ou homem com asas: O Evangelho de Mateus é representado por um anjo (ou segundo alguns, um homem com asas) por iniciar sua narração a partir da Genealogia de Jesus, mostrando-O como Filho de Davi e filho de Abrãao. 2.
A cruz cristã é o mais conhecido símbolo religioso do cristianismo. É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes.
Dessa maneira, a associação foi feita do seguinte modo: Mateus é simbolizado por um homem; Marcos, por um leão; Lucas, por um touro; e João, por uma águia.