Para calcular o ROI, subtraia seus custos totais da receita gerada pelos anúncios e listagens, em seguida, divida o resultado pelos custos totais: ROI = (receita - custo dos produtos vendidos) / custo dos produtos vendidos.
A fórmula, então, fica da seguinte maneira: ROI = (Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. ROI = (12.000 – 10.000) / 10.000 = 0,2 ou 20%
Pense em uma loja virtual que investiu R$ 20 mil em uma campanha de Google Ads para a Black Friday. Se a campanha gerar vendas de R$ 50 mil, o cálculo do ROI deve ser: (50.000 - 20.000) / 20.000 x 100 = 150%). A loja obteve, então, um retorno financeiro de 150% sobre o valor aplicado na campanha.
ROI é a sigla para retorno sobre investimento. Neste caso, ele serve para calcular o dinheiro que a sua empresa gasta com as campanhas de marketing em comparação com a receita obtida por meio delas.
Veja um exemplo de cálculo do ROI: Suponha que em uma campanha o ganho da sua empresa tenha sido de R$ 500 mil e o investimento inicial, considerando os gastos fixos, tenha sido de R$ 50 mil. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos: ROI = (R$ 500.000,00 – R$50.000,00)/ R$50.000,00.
O cálculo do ROI da transformação digital na sua empresa é feito de forma semelhante a outras formas de calcular o retorno sobre um investimento, ou seja, a fórmula é a mesma: ROI = receita – custo ÷ custo.
Como calcular ROI no Excel? Calculadora de ROI gratuita
Organize seus dados. Crie uma planilha do Excel com duas colunas; ...
Calcule o ROI: na célula para exibir o resultado do ROI, adicione a fórmula: “= (Retorno (coluna 2) – Investimento (coluna 1)) / Investimento (coluna 1)”.
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar. Esse ROI será bom ou ruim dependendo do TEMPO que você precisou para obtê-lo: Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento!
Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%. Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.
Assim, o ROI analisa o retorno e os custos gerais, enquanto o ROAS avalia essas variáveis especificamente aplicadas aos anúncios. Por isso, avaliar esses dois indicadores em conjunto é uma forma de ter uma avaliação mais holística dos seus resultados.
Para calcular o ROI, use a seguinte fórmula: ROI = (Ganho – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Por exemplo, se você investiu R$ 1 mil em uma campanha de marketing que resultou em R$ 4 mil em receita, aplique a fórmula: (4.000 – 1.000) / 1.000 = 3.
Principalmente, deve haver uma linha de base de vendas clara e consistente para os profissionais de marketing medirem. Além disso, as medições de ROI devem levar em conta fatores externos que afetam o sucesso da campanha, incluindo clima, tendências sazonais, eventos, entre outros.
Para negócios diferentes, os números são diferentes: alguns negócios podem ganhar dinheiro com um ROI muito baixo; outros podem precisar de um ROI relativamente alto para evitar perder dinheiro com publicidade digital. Mas uma regra vale para todos: o retorno do investimento deve ser positivo (acima de 100%).
Quanto vale 1 ROI? O ROI é um indicador demonstrado em formato de porcentagem. Ou seja, quando temos ROI 1 ou de 100%, quer dizer que se teve um lucro de R$1,00 a cada R$1,00 gasto.
O que significa um ROI alto? O valor do ROI no segundo investimento é menor, contudo, um retorno alto a curto prazo é sempre um investimento melhor quando a diferença não é tão grande. Com o retorno rápido, o investidor poderá rapidamente reinvestir em outra coisa.
O cálculo do ROI consiste no ganho obtido menos o valor investido, resultado que deve ser dividido pelo valor do investimento. Por exemplo, se você fez um investimento no valor de R$ 5 mil que rendeu R$ 12 mil, o retorno sobre o investimento foi de 1,4 vezes o valor aplicado inicialmente.
Para facilitar as suas análises, considere: payback simples = aporte inicial / projeção de ganho com o investimento. No entanto, como dito anteriormente, é importante considerar o valuation da empresa, já que no cálculo do payback não considera fatores importantes, como o custo de capital da empresa.
O valor do ROI no segundo investimento é menor, contudo, um retorno alto a curto prazo é sempre um investimento melhor quando a diferença não é tão grande. Com o retorno rápido, o investidor poderá rapidamente reinvestir em outra coisa.
LTV (Lifetime Value) é uma estimativa da receita média que um cliente irá gerar ao longo de sua vida como cliente. É uma métrica valiosa para empresas com venda recorrente ou com repetição. Por isso, ele permite uma avaliação mais precisa do valor viável para o CAC (custo por aquisição de cliente).
Taxa de conversão é uma métrica muito importante na análise de campanhas e estratégias de marketing e publicidade online. Ela pode ser calculada simplesmente dividindo o número de conversões pelo total de visitantes; vale dizer que o resultado é apresentado em percentual.
Isso quer dizer que a cada real investido, houve um retorno de 12,00 reais, isto é, um lucro de 1 real a cada real investido. Com base nesse cálculo do ROI, qual das campanhas deve ser continuada pela empresa, em sua opinião?