Para calcular a potência de um amplificador, uma vez que “V” é a tensão medida e “R” a resistência do resistor usando na saída, a potência RMS será dada por: P = V² / R.
Como medir a potência RMS? A potência RMS de um alto-falante pode ser medida de várias maneiras. Uma maneira é usar um ohmímetro para medir a impedância do alto-falante. Depois de saber a impedância do alto-falante, você pode multiplicar essa impedância pela voltagem da fonte de alimentação para obter a potência RMS.
1.000 watts equivalem a aproximadamente 707 RMS. Você pode encontrar esse resultado dividindo 1.000 watts pela raiz quadrada de dois, que é igual a aproximadamente 1,4142. O recíproco de 1,4142 é 0,7071, portanto, você também pode multiplicar 1.000 watts por 0,7071 para obter o mesmo valor final em RMS.
Teoricamente, a potência RMS equivale a 70% da potência de pico (IHF) e a 35% da potência de pico-a-pico (PMPO). Na prática, a maioria dos fabricantes acabam arredondando para mais, tomando que a potência IHF é o dobro da RMS.
Para ambientes menores, como quartos ou escritórios, caixas de som com 20-50 watts RMS são suficientes. Em salas de estar ou espaços maiores, 50-100 watts RMS podem oferecer um bom equilíbrio entre volume e qualidade de som.
A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.
Em suma, para medir a potência RMS de um amplificador, precisa-se de constância no sinal, tanto para sua frequência, quanto para sua amplitude, já que, se o sinal varia a cada instante, da mesma forma a potência irá variar.
A fórmula é a seguinte: Para formas de onda quadrada, a tensão eficaz (RMS) é igual ao valor da tensão de pico da onda, enquanto que em ondas triangulares ou dente de serra, a tensão eficaz é 1/ 3 da tensão de pico.
Um multímetro true RMS funciona tomando o quadrado do valor instantâneo da corrente de entrada, calculando a média com relação ao tempo e mostrando então a raiz quadrada desta média. Quando este procedimento está perfeitamente programado, é absolutamente preciso qualquer que seja a forma de onda.
A potência, ou qualidade sonora, é medida em Watts RMS. O Watt é a unidade de potência e o RMS é a unidade utilizada para medir essa potência. Essa é a principal característica que determina se a caixa de som é potente, pois indica a potência máxima que o dispositivo pode alcançar sem distorções ou ruídos no som.
Conheça mais esta novidade! O amplificador Slim 32000 OPTICAL da Frahm possui 200 Watts RMS (4 Ohms) de potência e é ideal para ambientes de 100 m² à 300 m².
Entre as intensidades de 0 dB e 50 dB, o som está na faixa de conforto acústico. Sons com maior intensidade, entre 50 dB e 60 dB, causam desconforto e irritabilidade. Sons de intensidade além de 60 dB podem causar danos à saúde, como perda auditiva, ansiedade, irritação, insônia etc.
RMS significa "Root Mean Square" (Raiz média quadrada). É o valor confiável, a potência real dos amplificadores e falantes. Com esse valor você pode comparar os produtos do mercado, pois é o metodo formal e padrão adotado por todos os fabricantes do mundo para especificar a potência real de seus produtos.
Assim kW significa Quilowatt, que é o mesmo que 1000 Watts. Estamos falando de uma medida de potência, observe que a maneira correta de escrever é sempre com o k minúsculo e o W maiúsculo. O tamanho de um sistema solar é definido pela sua potência.
Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples. Normalmente, caixas de som seguem certos padrões de potência média, indo de 3 a 40 W RMS.