A taquifemia é caracterizada pela velocidade aumentadade fala , prejudicando a compreensão da mensagem falada . Codificada na "Classificação Internacional de Doenças" (CID-10) com os caracteres F98. 6; é considerada um distúrbio ou transtorno de fluência.
A taquilalia é caracterizada por uma taxa de articulação (velocidade de fala) elevada, suficientemente intensa para prejudicar a inteligibilidade da mensagem. Não ocorre aumento significativo no número de hesitações/disfluências comuns ou gaguejadas.
Quem apresenta taquifemia pode resumir sua dificuldade de fluência da seguinte forma: “Eu falo tão rápido que ninguém consegue entender”, “As pessoas geralmente pedem para eu repetir o que falei” ou “Eu falo muito rápido e vou comendo as palavras”.
Falar muito rápido está frequentemente associado a um quadro de ansiedade. Um psicólogo pode avaliar e. se necessário, encaminhar a um fonoaudiólogo para, talvez um trabalho em conjunto.
“As condições mais ligadas ao pensamento acelerado são as alterações de humor (mania e hipomania), a ansiedade e alguns quadros psicóticos”, afirma o psiquiatra Bruno Nascimento, professor e coordenador da área de Neuropsiquiatria da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
Deve se atentar também se, o falar rápido esta relacionado não só a fala como também ao seu atual estado emocional. Por exemplo tem pessoas que quando ficam nervosas ou estressadas, começam a gaguejar ou falar muito rápido. Outros motivos podem ser a ansiedade, o medo, timidez, nervosismo e a tensão.
Terapias comportamentais, como a Terapia de Modificação da Taquifemia, têm como objetivo ajudar os indivíduos a controlar o ritmo da fala e melhorar a fluência. Aliás, outras técnicas, como a terapia cognitiva-comportamental, podem ajudar a gerenciar a ansiedade associada ao distúrbio.
Contudo, falar depressa demais sem que haja um motivo claro para isso é um sintoma de pessoas ansiosas. Fique atento se você quase não respira entre as palavras e sempre precisa repetir o que disse porque você comeu algumas palavras.
Taquifemia é um distúrbio da fluência nos quais os segmentos da conversação do falante na sua língua nativa são percebidos como muito rápido, irregular, ou ambos.
Pratique a velocidade adequada: Treine sua fala em um ritmo confortável e claro. Tente não acelerar demais quando estiver nervoso ou ansioso. Use pausas estratégicas: Inserir pausas adequadas entre as ideias e pontos-chave permite que o público absorva as informações e processe o conteúdo.
A taquifemia é caracterizada pela velocidade aumentadade fala , prejudicando a compreensão da mensagem falada . Codificada na "Classificação Internacional de Doenças" (CID-10) com os caracteres F98. 6; é considerada um distúrbio ou transtorno de fluência.
Falar rápido não é problema desde que não afete a inteligibilidade da mensagem, isto é, a compreensão da mensagem pelo interlocutor. Quando a pessoa é freqüentemente solicitada a repetir o que falou, porque os interlocutores não compreenderam, é possível ser um caso de taquifemia.
Qual o significado psicológico de uma pessoa que fala alto?
“Se excluirmos casos de surdez e educação, pessoas que falam alto demais e enfatizam muito as palavras durante a fala podem estar enquadradas em um dos transtornos de personalidade dramática", explica.
Algumas pessoas que sofrem com ansiedade ou estresse podem sentir um ligeiro formigamento na língua, podendo desencadear mais ansiedade e pânico. Ainda, outros sintomas característicos, como medo constante, dor de barriga, tontura, insônia, tensão muscular e/ou boca seca, podem ser sentidos.
Quando se fala dessa síndrome, fala-se de uma dificuldade pessoal em relaxar, acalmar e organizar a mente e de uma busca incessante por informações e estímulos, ou seja, ocorre uma inundação por pensamentos acelerados o tempo todo, o que dificulta a concentração, e desgasta a saúde física e mental.
Um exercício que costumo fazer é colocar o paciente nas áreas de Oratória em grupo, fazendo uma pressão muito grande em cima dele para agitá-lo e verificar se ele está conseguindo manter o ritmo mais lento que ele vem exercitando até então num ambiente hostil.
A psicoterapia pode ser uma ótima alternativa para lidar com o comportamento de falar excessivamente. O psicólogo utilizará técnicas para trabalhar a redução da sua ansiedade e a melhoria de sua comunicação, visando uma melhor qualidade de vida.
A criança tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios, da língua e de outros articuladores, responsáveis por produzir os sons que formam sílabas, palavras e frases. A criança parece “não saber o que fazer” com sua boca.
A taquifemia é um distúrbio de fala onde o paciente tende a falar muito rápido, tropeçando nas palavras, perdendo o controle. Este assuntoé muito pouco divulgado devido aos poucos profissionais que trabalham com o tema e pesquisasna área em andamento.
O que é Taquilalia? Taquilalia é um distúrbio caracterizado por uma fala rápida e apressada, que pode ser difícil de entender. Muitas vezes associada a outros transtornos da comunicação.
A disfluência está relacionada, sobretudo, ao ritmo e à fluência que um indivíduo tem na sua fala. Entre os sintomas, destacam-se: repetições esporádicas de palavras, prolongamento de determinados sons, pausas preenchidas e pausas silenciosas atípicas (fora de lugar, como dizemos popularmente) e erros morfossintáticos.